Toyota falha e Porsche vence em Le Mans; di Grassi é 3º
Trio do #5 toma dianteira ao amanhecer em La Sarthe, mas TS050 falha e Porsche #2 vence em Le Mans; Nelsinho é único sobrevivente na LMP1 privada, brasileiros não vão bem na LMP2 e Fernando Rees é sexto na LMGTE-Pro
Parecia que a Toyota finalmente venceria as 24 Horas de Le Mans, mas nada é garantido até que se receba a bandeira quadriculada. Na penúltima volta, o carro #5, do trio Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima não resistiu e a vitória caiu no colo do Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas triunfou na 84ª edição da prova em La Sarthe, realizada neste domingo (19).
Restou ao #5 cruzar a linha de chegada, mas não foi considerado como classificado - o regulamento da prova diz que a última volta deve ser feita em um tempo máximo de seis minutos, e o #5 fez em 11 minutos.
O #6, de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi brigou pela vitória até enfrentar um problema e perder voltas, o que foi fatal para as pretensões. Com o problema dos companheiros de equipe, o #6 terminou em segundo.
Problemas, aliás, foram os responsáveis por tirar os atuais campeões – o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley – e os dois carros da Audi da briga pela vitória. Dos três, quem se deu menos mal foi o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis, que herdou o terceiro lugar devido aos problemas do #5.
A Corrida
Com forte chuva e pista molhada, a largada foi dada atrás do Safety Car. Após quase uma hora atrás do carro de segurança – e o #12 enfrentando problemas na ignição neste meio tempo – a disputa finalmente foi iniciada.
Na segunda hora de prova, o #7 sofreu uma quebra no turbo e perdeu seis voltas, ficando praticamente fora da disputa pela vitória. Na frente, a batalha se consolidava entre o 919 Hybrid #1 e o TS050 #6. A velocidade do Porsche era maior, mas o carro da Toyota ganhava em autonomia.
E foi a autonomia que deu aos japoneses a liderança consolidada conforme a noite caía em Le Mans. Com ritmo semelhante ao da Porsche, o #6 se mantinha na frente com boa vantagem. Enquanto isso, o #8 também sofria com problemas, perdendo mais de três minutos nos boxes.
No início da oitava hora, problemas para o #1, que foi recolhido para a garagem e perdeu mais de 60 minutos parado. Enquanto isso, o Safety Car foi acionado novamente após a Manor #44 deixar pedaços de carro pela pista. A direção de prova aproveitou para limpar o traçado em diversos pontos e reparar guard-rails, com o carro de segurança permanecendo por quase 25 minutos na pista.
Quase duas horas depois, ainda com o #6 na liderança, o Safety Car foi acionado novamente após o #91 esparramar óleo na pista nas curvas Porsche. Na metade da 14ª hora, o #2 retomou a liderança após um longo período de predominância da Toyota. Um pequeno furo em um dos pneus, entretanto, tirou o 919 Hybrid da ponta no final da mesma hora.
Na pista, na velocidade, os alemães reconquistaram a liderança, com Marc Lieb fazendo um trabalho preciso e sendo mais veloz do que os dois carros da Toyota. Japoneses e alemães seguiram batalhando pela liderança durante a madrugada e início da manhã, quando o Safety Car foi acionado mais uma vez após uma sequência de acidentes com carros da LMP2 – entre eles o #46, que era vice-líder na classe.
Aproximadamente 25 minutos depois, a relargada foi dada com o #2 à frente da dupla do time nipônico, que aproveitou a presença do carro de segurança para trocar os pilotos dos dois carros. Quando o #2 parou, voltou logo atrás do duo nipônico e o #5, com Buemi, superou Conway, que vinha no #6, para ir ao primeiro lugar e impor um ritmo veloz, abrindo vantagem.
Na abertura da 21ª hora, o #6, que vinha em terceiro, foi para a garagem. Assim, o #2 se consolidou na segunda posição, mas não foi capaz de acompanhar o ritmo do #5 – que caminhava tranquilo para a inédita vitória dos japoneses.
Mas Le Mans reservava uma surpresa desagradável para a Toyota: na penúltima volta, o #5 perdeu rendimento e a vantagem de mais de um minuto foi pulverizada por Jani, que levou o #2 a uma improvável vitória - a 18º da Porsche em La Sarthe, a segunda consecutiva dos alemães.
E nem o pódio como prêmio de consolação os nipônicos tiveram: como não cumpriram o tempo mínimo previsto no regulamento para completar a última volta - seis minutos é a regra; Nakajima fez em 11 minutos - o #5 foi desclassificado.
Com isso, o #8, de di Grassi, terminou em terceiro, com o #7 em quarto e o #1 em quinto. O #12 foi o único sobrevivente entre as equipes privadas na LMP1 e Nelsinho Piquet, ao lado de Nick Heidfeld e Nicolas Prost, terminou em sexto na classificação geral.
Na LMP2, a vitória ficou com o #36, de Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes. Para os brasileiros na classe, a corrida não foi das melhores: o #49 de Oswaldo Negri, John Pew e Laurens Vanthoor cruzou em nono, enquanto o #43 de Bruno Senna, Ricardo González e Filipe Albuquerque foi o décimo e o #31 de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming foi apenas o 16º.
A Ford retornou a La Sarthe de maneira triunfal e venceu na LMGTE-Pro com o #68, de Sébastien Bourdais, Dirk Müller e Joey Hand. A Ferrari #82, de Giancarlo Fisichella e Toni Vilander, foi a segunda, seguida por outro Ford GT – o #69, de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Richard Westbrook.
O Aston Martin #97, de Fernando Rees, Jonathan Adam e Richie Stanaway foi o sexto.
A vitória na LMGTE-Am ficou com quem dominou boa parte da segunda metade da prova, a Ferrari #62 de Townsend Bell, Jeffrey Segal e William Sweedler.
Confira o resultado final
Cla | # | Pilotos | Carro | Class | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Pits | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 384 | 24:00'38.449 | 243.2 | 30 | |||||
2 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 381 | 24:03'32.958 | 3 Laps | 3 Laps | 243.6 | 28 | |||
3 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 372 | 24:03'30.210 | 12 Laps | 9 Laps | 242.6 | 29 | |||
4 | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler Benoit Tréluyer |
Audi R18 | LMP1 | 367 | 24:02'28.842 | 17 Laps | 5 Laps | 241.6 | 31 | |||
5 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 357 | 24:00'39.911 | 27 Laps | 10 Laps | 225.9 | 33 | |||
6 | 26 | Will Stevens Roman Rusinov René Rast |
Oreca 05 | LMP2 | 357 | 24:03'20.551 | 27 Laps | 2'40.640 | 226.6 | 35 | |||
7 | 37 | Vitaly Petrov Viktor Shaytar Kirill Ladygin |
BR01 | LMP2 | 353 | 24:03'16.118 | 31 Laps | 4 Laps | 223.0 | 32 | |||
8 | 42 | Nick Leventis Danny Watts Jonny Kane |
Gibson 015S | LMP2 | 351 | 24:01'54.016 | 33 Laps | 2 Laps | 224.2 | 33 | |||
9 | 33 | Tristan Gommendy Pu Junjin Nick de Bruijn |
Oreca 05 | LMP2 | 348 | 24:03'02.532 | 36 Laps | 3 Laps | 224.4 | 33 | |||
10 | 41 | Julien Canal Nathanael Berthon Memo Rojas |
Ligier JS P2 | LMP2 | 348 | 24:03'55.150 | 36 Laps | 52.618 | 221.2 | 33 | |||
11 | 27 | Maurizio Mediani Nicolas Minassian Mikhail Aleshin |
BR01 | LMP2 | 347 | 24:01'29.276 | 37 Laps | 1 Lap | 223.6 | 36 | |||
12 | 23 | Paul Loup Chatin Fabien Barthez Timothé Buret |
Ligier JS P2 | LMP2 | 347 | 24:03'19.601 | 37 Laps | 1'50.325 | 223.4 | 33 | |||
13 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 346 | 24:01'42.207 | 38 Laps | 1 Lap | 243.1 | 28 | |||
14 | 49 | Laurens Vanthoor John Pew Oswaldo Negri Jr |
Ligier JS P2 | LMP2 | 345 | 24:01'00.289 | 39 Laps | 1 Lap | 225.8 | 32 | |||
15 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 344 | 24:03'05.467 | 40 Laps | 1 Lap | 224.3 | 32 | |||
16 | 30 | Scott Sharp Ed Brown Johannes van Overbeek |
Ligier JS P2 | LMP2 | 341 | 24:02'25.019 | 43 Laps | 3 Laps | 220.9 | 30 | |||
17 | 25 | Michael Munemann Chris Hoy Andrea Pizzitola |
Ligier JS P2 | LMP2 | 341 | 24:02'34.836 | 43 Laps | 9.817 | 222.6 | 34 | |||
18 | 68 | Sébastien Bourdais Joey Hand Dirk Müller |
Ford GT | LMGTE PRO | 340 | 24:00'41.591 | 44 Laps | 1 Lap | 211.6 | 26 | |||
19 | 82 | Giancarlo Fisichella Toni Vilander Matteo Malucelli |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 340 | 24:01'41.791 | 44 Laps | 1'00.200 | 211.2 | 24 | |||
20 | 69 | Ryan Briscoe Scott Dixon Richard Westbrook |
Ford GT | LMGTE PRO | 340 | 24:02'06.385 | 44 Laps | 24.594 | 211.9 | 24 | |||
21 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla Billy Johnson |
Ford GT | LMGTE PRO | 339 | 24:03'54.438 | 45 Laps | 1 Lap | 211.9 | 25 | |||
22 | 40 | Tracy Krohn Nic Jonsson Joao Barbosa |
Ligier JS P2 | LMP2 | 338 | 24:01'46.760 | 46 Laps | 1 Lap | 223.0 | 32 | |||
23 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim Darren Turner |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 338 | 24:03'29.867 | 46 Laps | 1'43.107 | 210.3 | 24 | |||
24 | 97 | Fernando Rees Richie Stanaway Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage | LMGTE PRO | 337 | 24:03'04.755 | 47 Laps | 1 Lap | 209.8 | 25 | |||
25 | 63 | Jan Magnussen Antonio Garcia Ricky Taylor |
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 336 | 24:03'42.578 | 48 Laps | 1 Lap | 210.2 | 24 | |||
26 | 62 | William Sweedler Townsend Bell Jeff Segal |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 331 | 24:01'02.654 | 53 Laps | 5 Laps | 207.3 | 25 | |||
27 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 331 | 24:03'57.551 | 53 Laps | 2'54.897 | 207.3 | 24 | |||
28 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 330 | 24:01'51.085 | 54 Laps | 1 Lap | 206.2 | 23 | |||
29 | 12 | Nick Heidfeld Nelson Piquet Jr. Nicolas Prost |
Rebellion R-One | LMP1 | 330 | 24:02'18.466 | 54 Laps | 27.381 | 237.2 | 35 | |||
30 | 61 | Rob Bell Mok Weng Sun Keita Sawa |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 329 | 24:03'10.252 | 55 Laps | 1 Lap | 206.7 | 24 | |||
31 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen Philipp Eng |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 329 | 24:04'12.246 | 55 Laps | 1'01.994 | 209.3 | 25 | |||
32 | 22 | Erik Maris Vincent Capillaire Jonathan Coleman |
Ligier JS P2 | LMP2 | 328 | 24:01'21.362 | 56 Laps | 1 Lap | 219.3 | 32 | |||
33 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 328 | 24:03'27.834 | 56 Laps | 2'06.472 | 206.1 | 25 | |||
34 | 48 | Jeroen Bleekemolen Ben Keating Marc Goossens |
Oreca 03R | LMP2 | 323 | 24:00'48.536 | 61 Laps | 5 Laps | 221.4 | 32 | |||
35 | 60 | Christina Nielsen Johnny Laursen Mikkel Mac |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 319 | 24:03'00.107 | 65 Laps | 4 Laps | 206.8 | 27 | |||
36 | 99 | Gary Hirsch Liam Griffin Andrew Howard |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 318 | 24:04'40.265 | 66 Laps | 1 Lap | 205.7 | 24 | |||
37 | 50 | Pierre Ragues Yutaka Yamagishi Jean-Philippe Belloc |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 316 | 24:02'55.234 | 68 Laps | 2 Laps | 206.4 | 28 | |||
38 | 84 | Frédéric Sausset Christophe Tinseau Jean-Bernard Bouvet |
Morgan LMP2 | CDNT | 315 | 24:04'21.786 | 69 Laps | 1 Lap | 217.0 | 30 | |||
39 | 57 | Mark Patterson Johnny O'Connell Oliver Bryant |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 306 | 24:01'05.718 | 78 Laps | 9 Laps | 206.2 | 23 | |||
40 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx Marino Franchitti |
Ford GT | LMGTE PRO | 306 | 24:03'54.471 | 78 Laps | 2'48.753 | 211.1 | 26 | |||
41 | 78 | Christian Ried Wolf Henzler Joel Camathias |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 300 | 24:02'46.481 | 84 Laps | 6 Laps | 205.8 | 23 | |||
42 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 297 | 24:02'25.007 | 87 Laps | 3 Laps | 223.9 | 31 | |||
43 | 34 | Shinji Nakano Nicolas Leutwiler James Winslow |
Oreca 03R | LMP2 | 297 | 24:02'39.781 | 87 Laps | 14.774 | 219.4 | 33 | |||
44 | 55 | Duncan Cameron Matt Griffin Aaron Scott |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 289 | 24:02'13.322 | 95 Laps | 8 Laps | 207.3 | 27 | |||
5 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 384 | 24:08'26.824 | 7'48.375 | 6'13.502 | 242.3 | 28 | ||||
28 | Leo Roussel Inès Taittinger Remy Striebig |
Morgan | LMP2 | 292 | 22:31'32.877 | 92 Laps | 92 Laps | 221.3 | 33 | ||||
98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 281 | 20:59'19.527 | 103 Laps | 11 Laps | 206.4 | 26 | ||||
38 | Giedo van der Garde Simon Dolan Jake Dennis |
Gibson 015S | LMP2 | 222 | 15:19'54.766 | 162 Laps | 59 Laps | 222.7 | 21 | ||||
13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 200 | 13:26'30.853 | 184 Laps | 22 Laps | 237.1 | 20 | ||||
44 | Roberto Merhi Tor Graves Matthew Rao |
Oreca 05 | LMP2 | 283 | 20:21'43.277 | 101 Laps | 6:55'12.424 | 226.9 | 27 | Retirement | |||
46 | Mathias Beche Pierre Thiriet Ryo Hirakawa |
Oreca 05 | LMP2 | 241 | 16:32'51.162 | 143 Laps | 42 Laps | 225.1 | 23 | Retirement | |||
35 | Nelson Panciatici Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 234 | 16:04'45.068 | 150 Laps | 7 Laps | 225.6 | 22 | Retirement | |||
64 | Oliver Gavin Tommy Milner Jordan Taylor |
Chevrolet Corvette C7R | LMGTE PRO | 219 | 15:46'31.096 | 165 Laps | 15 Laps | 209.4 | 16 | Retirement | |||
4 | Simon Trummer Oliver Webb Pierre Kaffer |
CLM P1/01 | LMP1 | 206 | 16:11'39.684 | 178 Laps | 13 Laps | 226.8 | 24 | Retirement | |||
51 | Gianmaria Bruni James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 179 | 13:45'16.177 | 205 Laps | 27 Laps | 211.0 | 15 | Retirement | |||
71 | Sam Bird Davide Rigon Andrea Bertolini |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 143 | 10:35'29.729 | 241 Laps | 36 Laps | 210.2 | 10 | Retirement | |||
92 | Frederic Makowiecki Earl Bamber Jörg Bergmeister |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 140 | 11:32'34.506 | 244 Laps | 3 Laps | 210.1 | 12 | Retirement | |||
91 | Nick Tandy Patrick Pilet Kevin Estre |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 135 | 9:52'00.744 | 249 Laps | 5 Laps | 209.9 | 10 | Retirement | |||
47 | Matthew Howson Richard Bradley Tsugio Matsuda |
Oreca 05 | LMP2 | 116 | 9:27'09.828 | 268 Laps | 19 Laps | 223.4 | 11 | Retirement | |||
89 | Marc Miller Cooper MacNeil Lehman Keen |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 50 | 3:53'49.528 | 334 Laps | 66 Laps | 203.2 | 4 |
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