Relato da corrida
Le Mans 24 Horas de Le Mans

Toyota falha e Porsche vence em Le Mans; di Grassi é 3º

Trio do #5 toma dianteira ao amanhecer em La Sarthe, mas TS050 falha e Porsche #2 vence em Le Mans; Nelsinho é único sobrevivente na LMP1 privada, brasileiros não vão bem na LMP2 e Fernando Rees é sexto na LMGTE-Pro

Race winners #2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb

Parecia que a Toyota finalmente venceria as 24 Horas de Le Mans, mas nada é garantido até que se receba a bandeira quadriculada. Na penúltima volta, o carro #5, do trio Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima não resistiu e a vitória caiu no colo do Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas triunfou na 84ª edição da prova em La Sarthe, realizada neste domingo (19).

Restou ao #5 cruzar a linha de chegada, mas não foi considerado como classificado - o regulamento da prova diz que a última volta deve ser feita em um tempo máximo de seis minutos, e o #5 fez em 11 minutos.

O #6, de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi brigou pela vitória até enfrentar um problema e perder voltas, o que foi fatal para as pretensões. Com o problema dos companheiros de equipe, o #6 terminou em segundo.

Problemas, aliás, foram os responsáveis por tirar os atuais campeões – o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley – e os dois carros da Audi da briga pela vitória. Dos três, quem se deu menos mal foi o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis, que herdou o terceiro lugar devido aos problemas do #5.

A Corrida

Com forte chuva e pista molhada, a largada foi dada atrás do Safety Car. Após quase uma hora atrás do carro de segurança – e o #12 enfrentando problemas na ignição neste meio tempo – a disputa finalmente foi iniciada.

Na segunda hora de prova, o #7 sofreu uma quebra no turbo e perdeu seis voltas, ficando praticamente fora da disputa pela vitória. Na frente, a batalha se consolidava entre o 919 Hybrid #1 e o TS050 #6. A velocidade do Porsche era maior, mas o carro da Toyota ganhava em autonomia.

E foi a autonomia que deu aos japoneses a liderança consolidada conforme a noite caía em Le Mans. Com ritmo semelhante ao da Porsche, o #6 se mantinha na frente com boa vantagem. Enquanto isso, o #8 também sofria com problemas, perdendo mais de três minutos nos boxes.

No início da oitava hora, problemas para o #1, que foi recolhido para a garagem e perdeu mais de 60 minutos parado. Enquanto isso, o Safety Car foi acionado novamente após a Manor #44 deixar pedaços de carro pela pista. A direção de prova aproveitou para limpar o traçado em diversos pontos e reparar guard-rails, com o carro de segurança permanecendo por quase 25 minutos na pista.

Quase duas horas depois, ainda com o #6 na liderança, o Safety Car foi acionado novamente após o #91 esparramar óleo na pista nas curvas Porsche. Na metade da 14ª hora, o #2 retomou a liderança após um longo período de predominância da Toyota. Um pequeno furo em um dos pneus, entretanto, tirou o 919 Hybrid da ponta no final da mesma hora.

Na pista, na velocidade, os alemães reconquistaram a liderança, com Marc Lieb fazendo um trabalho preciso e sendo mais veloz do que os dois carros da Toyota. Japoneses e alemães seguiram batalhando pela liderança durante a madrugada e início da manhã, quando o Safety Car foi acionado mais uma vez após uma sequência de acidentes com carros da LMP2 – entre eles o #46, que era vice-líder na classe.

Aproximadamente 25 minutos depois, a relargada foi dada com o #2 à frente da dupla do time nipônico, que aproveitou a presença do carro de segurança para trocar os pilotos dos dois carros. Quando o #2 parou, voltou logo atrás do duo nipônico e o #5, com Buemi, superou Conway, que vinha no #6, para ir ao primeiro lugar e impor um ritmo veloz, abrindo vantagem.

Na abertura da 21ª hora, o #6, que vinha em terceiro, foi para a garagem. Assim, o #2 se consolidou na segunda posição, mas não foi capaz de acompanhar o ritmo do #5 – que caminhava tranquilo para a inédita vitória dos japoneses.

Mas Le Mans reservava uma surpresa desagradável para a Toyota: na penúltima volta, o #5 perdeu rendimento e a vantagem de mais de um minuto foi pulverizada por Jani, que levou o #2 a uma improvável vitória - a 18º da Porsche em La Sarthe, a segunda consecutiva dos alemães.

E nem o pódio como prêmio de consolação os nipônicos tiveram: como não cumpriram o tempo mínimo previsto no regulamento para completar a última volta - seis minutos é a regra; Nakajima fez em 11 minutos - o #5 foi desclassificado.

Com isso, o #8, de di Grassi, terminou em terceiro, com o #7 em quarto e o #1 em quinto. O #12 foi o único sobrevivente entre as equipes privadas na LMP1 e Nelsinho Piquet, ao lado de Nick Heidfeld e Nicolas Prost, terminou em sexto na classificação geral.

Na LMP2, a vitória ficou com o #36, de Nicolas Lapierre, Stéphane Richelmi e Gustavo Menezes. Para os brasileiros na classe, a corrida não foi das melhores: o #49 de Oswaldo Negri, John Pew e Laurens Vanthoor cruzou em nono, enquanto o #43 de Bruno Senna, Ricardo González e Filipe Albuquerque foi o décimo e o #31 de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming foi apenas o 16º.

A Ford retornou a La Sarthe de maneira triunfal e venceu na LMGTE-Pro com o #68, de Sébastien Bourdais, Dirk Müller e Joey Hand. A Ferrari #82, de Giancarlo Fisichella e Toni Vilander, foi a segunda, seguida por outro Ford GT – o #69, de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Richard Westbrook.
O Aston Martin #97, de Fernando Rees, Jonathan Adam e Richie Stanaway foi o sexto.

A vitória na LMGTE-Am ficou com quem dominou boa parte da segunda metade da prova, a Ferrari #62 de Townsend Bell, Jeffrey Segal e William Sweedler.

Confira o resultado final

Cla #PilotosCarroClassVoltasTempoGapIntervalokm/hPitsAposentadoriaPontos
1   2  Romain Dumas 
 Neel Jani 
 Marc Lieb 
Porsche 919 Hybrid LMP1 384 24:00'38.449     243.2 30    
2   6  Stéphane Sarrazin 
 Kamui Kobayashi 
 Mike Conway 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 381 24:03'32.958 3 Laps 3 Laps 243.6 28    
3   8  Lucas di Grassi 
 Loic Duval 
 Oliver Jarvis 
Audi R18 LMP1 372 24:03'30.210 12 Laps 9 Laps 242.6 29    
4   7  Andre Lotterer 
 Marcel Fassler 
 Benoit Tréluyer 
Audi R18 LMP1 367 24:02'28.842 17 Laps 5 Laps 241.6 31    
5   36  Nicolas Lapierre 
 Gustavo Menezes 
 Stéphane Richelmi 
Alpine A460 LMP2 357 24:00'39.911 27 Laps 10 Laps 225.9 33    
6   26  Will Stevens 
 Roman Rusinov 
 René Rast 
Oreca 05 LMP2 357 24:03'20.551 27 Laps 2'40.640 226.6 35    
7   37  Vitaly Petrov 
 Viktor Shaytar 
 Kirill Ladygin 
BR01 LMP2 353 24:03'16.118 31 Laps 4 Laps 223.0 32    
8   42  Nick Leventis 
 Danny Watts 
 Jonny Kane 
Gibson 015S LMP2 351 24:01'54.016 33 Laps 2 Laps 224.2 33    
9   33  Tristan Gommendy 
 Pu Junjin 
 Nick de Bruijn 
Oreca 05 LMP2 348 24:03'02.532 36 Laps 3 Laps 224.4 33    
10   41  Julien Canal 
 Nathanael Berthon 
 Memo Rojas 
Ligier JS P2 LMP2 348 24:03'55.150 36 Laps 52.618 221.2 33    
11   27  Maurizio Mediani 
 Nicolas Minassian 
 Mikhail Aleshin 
BR01 LMP2 347 24:01'29.276 37 Laps 1 Lap 223.6 36    
12   23  Paul Loup Chatin 
 Fabien Barthez 
 Timothé Buret 
Ligier JS P2 LMP2 347 24:03'19.601 37 Laps 1'50.325 223.4 33    
13   1  Mark Webber 
 Timo Bernhard 
 Brendon Hartley 
Porsche 919 Hybrid LMP1 346 24:01'42.207 38 Laps 1 Lap 243.1 28    
14   49  Laurens Vanthoor 
 John Pew 
 Oswaldo Negri Jr 
Ligier JS P2 LMP2 345 24:01'00.289 39 Laps 1 Lap 225.8 32    
15   43  Bruno Senna 
 Ricardo Gonzalez 
 Filipe Albuquerque 
Ligier JS P2 LMP2 344 24:03'05.467 40 Laps 1 Lap 224.3 32    
16   30  Scott Sharp 
 Ed Brown 
 Johannes van Overbeek 
Ligier JS P2 LMP2 341 24:02'25.019 43 Laps 3 Laps 220.9 30    
17   25  Michael Munemann 
 Chris Hoy 
 Andrea Pizzitola 
Ligier JS P2 LMP2 341 24:02'34.836 43 Laps 9.817 222.6 34    
18   68  Sébastien Bourdais 
 Joey Hand 
 Dirk Müller 
Ford GT LMGTE PRO 340 24:00'41.591 44 Laps 1 Lap 211.6 26    
19   82  Giancarlo Fisichella 
 Toni Vilander 
 Matteo Malucelli 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 340 24:01'41.791 44 Laps 1'00.200 211.2 24    
20   69  Ryan Briscoe 
 Scott Dixon 
 Richard Westbrook 
Ford GT LMGTE PRO 340 24:02'06.385 44 Laps 24.594 211.9 24    
21   66  Stefan Mücke 
 Olivier Pla 
 Billy Johnson 
Ford GT LMGTE PRO 339 24:03'54.438 45 Laps 1 Lap 211.9 25    
22   40  Tracy Krohn 
 Nic Jonsson 
 Joao Barbosa 
Ligier JS P2 LMP2 338 24:01'46.760 46 Laps 1 Lap 223.0 32    
23   95  Marco Sorensen 
 Nicki Thiim 
 Darren Turner 
Aston Martin Vantage LMGTE PRO 338 24:03'29.867 46 Laps 1'43.107 210.3 24    
24   97  Fernando Rees 
 Richie Stanaway 
 Jonathan Adam 
Aston Martin Vantage LMGTE PRO 337 24:03'04.755 47 Laps 1 Lap 209.8 25    
25   63  Jan Magnussen 
 Antonio Garcia 
 Ricky Taylor 
Chevrolet Corvette C7R LMGTE PRO 336 24:03'42.578 48 Laps 1 Lap 210.2 24    
26   62  William Sweedler 
 Townsend Bell 
 Jeff Segal 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 331 24:01'02.654 53 Laps 5 Laps 207.3 25    
27   83  François Perrodo 
 Emmanuel Collard 
 Rui Aguas 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 331 24:03'57.551 53 Laps 2'54.897 207.3 24    
28   88  David Heinemeier Hansson
 Patrick Long 
 Khaled Al Qubaisi 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 330 24:01'51.085 54 Laps 1 Lap 206.2 23    
29   12  Nick Heidfeld 
 Nelson Piquet Jr. 
 Nicolas Prost 
Rebellion R-One LMP1 330 24:02'18.466 54 Laps 27.381 237.2 35    
30   61  Rob Bell 
 Mok Weng Sun 
 Keita Sawa 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 329 24:03'10.252 55 Laps 1 Lap 206.7 24    
31   77  Richard Lietz 
 Michael Christensen 
 Philipp Eng 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 329 24:04'12.246 55 Laps 1'01.994 209.3 25    
32   22  Erik Maris 
 Vincent Capillaire 
 Jonathan Coleman 
Ligier JS P2 LMP2 328 24:01'21.362 56 Laps 1 Lap 219.3 32    
33   86  Michael Wainwright 
 Adam Carroll 
 Ben Barker 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 328 24:03'27.834 56 Laps 2'06.472 206.1 25    
34   48  Jeroen Bleekemolen 
 Ben Keating 
 Marc Goossens 
Oreca 03R LMP2 323 24:00'48.536 61 Laps 5 Laps 221.4 32    
35   60  Christina Nielsen 
 Johnny Laursen 
 Mikkel Mac 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 319 24:03'00.107 65 Laps 4 Laps 206.8 27    
36   99  Gary Hirsch 
 Liam Griffin 
 Andrew Howard 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 318 24:04'40.265 66 Laps 1 Lap 205.7 24    
37   50  Pierre Ragues 
 Yutaka Yamagishi 
 Jean-Philippe Belloc 
Chevrolet Corvette C7-Z06 LMGTE AM 316 24:02'55.234 68 Laps 2 Laps 206.4 28    
38   84  Frédéric Sausset 
 Christophe Tinseau 
 Jean-Bernard Bouvet 
Morgan LMP2 CDNT 315 24:04'21.786 69 Laps 1 Lap 217.0 30    
39   57  Mark Patterson 
 Johnny O'Connell 
 Oliver Bryant 
Chevrolet Corvette C7-Z06 LMGTE AM 306 24:01'05.718 78 Laps 9 Laps 206.2 23    
40   67  Harry Tincknell 
 Andy Priaulx 
 Marino Franchitti 
Ford GT LMGTE PRO 306 24:03'54.471 78 Laps 2'48.753 211.1 26    
41   78  Christian Ried 
 Wolf Henzler 
 Joel Camathias 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 300 24:02'46.481 84 Laps 6 Laps 205.8 23    
42   31  Pipo Derani 
 Ryan Dalziel 
 Chris Cumming 
Ligier JS P2 LMP2 297 24:02'25.007 87 Laps 3 Laps 223.9 31    
43   34  Shinji Nakano 
 Nicolas Leutwiler 
 James Winslow 
Oreca 03R LMP2 297 24:02'39.781 87 Laps 14.774 219.4 33    
44   55  Duncan Cameron 
 Matt Griffin 
 Aaron Scott 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 289 24:02'13.322 95 Laps 8 Laps 207.3 27    
    5  Anthony Davidson 
 Kazuki Nakajima 
 Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 384 24:08'26.824 7'48.375 6'13.502 242.3 28    
    28  Leo Roussel 
 Inès Taittinger 
 Remy Striebig 
Morgan LMP2 292 22:31'32.877 92 Laps 92 Laps 221.3 33    
    98  Pedro Lamy 
 Paul Dalla Lana 
 Mathias Lauda 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 281 20:59'19.527 103 Laps 11 Laps 206.4 26    
    38  Giedo van der Garde 
 Simon Dolan 
 Jake Dennis 
Gibson 015S LMP2 222 15:19'54.766 162 Laps 59 Laps 222.7 21    
    13  Alexandre Imperatori 
 Dominik Kraihamer 
 Matheo Tuscher 
Rebellion R-One LMP1 200 13:26'30.853 184 Laps 22 Laps 237.1 20    
    44  Roberto Merhi 
 Tor Graves 
 Matthew Rao 
Oreca 05 LMP2 283 20:21'43.277 101 Laps 6:55'12.424 226.9 27 Retirement  
    46  Mathias Beche 
 Pierre Thiriet 
 Ryo Hirakawa 
Oreca 05 LMP2 241 16:32'51.162 143 Laps 42 Laps 225.1 23 Retirement  
    35  Nelson Panciatici 
 Ho-Pin Tung 
 David Cheng 
Alpine A460 LMP2 234 16:04'45.068 150 Laps 7 Laps 225.6 22 Retirement  
    64  Oliver Gavin 
 Tommy Milner 
 Jordan Taylor 
Chevrolet Corvette C7R LMGTE PRO 219 15:46'31.096 165 Laps 15 Laps 209.4 16 Retirement  
    4  Simon Trummer 
 Oliver Webb 
 Pierre Kaffer 
CLM P1/01 LMP1 206 16:11'39.684 178 Laps 13 Laps 226.8 24 Retirement  
    51  Gianmaria Bruni 
 James Calado 
 Alessandro Pier Guidi 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 179 13:45'16.177 205 Laps 27 Laps 211.0 15 Retirement  
    71  Sam Bird 
 Davide Rigon 
 Andrea Bertolini 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 143 10:35'29.729 241 Laps 36 Laps 210.2 10 Retirement  
    92  Frederic Makowiecki 
 Earl Bamber 
 Jörg Bergmeister 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 140 11:32'34.506 244 Laps 3 Laps 210.1 12 Retirement  
    91  Nick Tandy 
 Patrick Pilet 
 Kevin Estre 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 135 9:52'00.744 249 Laps 5 Laps 209.9 10 Retirement  
    47  Matthew Howson 
 Richard Bradley 
 Tsugio Matsuda 
Oreca 05 LMP2 116 9:27'09.828 268 Laps 19 Laps 223.4 11 Retirement  
    89  Marc Miller 
 Cooper MacNeil 
 Lehman Keen 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 50 3:53'49.528 334 Laps 66 Laps 203.2 4

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Contente com treinos, Nelsinho se diz confiante para Le Mans
Próximo artigo Di Grassi exalta competitividade em 3° pódio de Le Mans

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil