Moto3: Dupasquier está em estado grave após acidente; médicos aguardam para fazer operação
Essa é a primeira vez em anos que o helicóptero foi acionado para intervir dentro da pista
A classificação da Moto3 em Mugello, realizada neste sábado (29), foi palco de um grave acidente envolvendo Ayumu Sasaki, Jeremy Alcoba e Jason Dupasquier.
Enquanto Sasaki e Alcoba saíram praticamente ilesos do acidente, passando sem problemas pelos exames feitos no centro médico e liberados em seguida, Dupasquiser se encontrava em sitiação pior.
O suíço foi imediatamente atendido no local do acidente pelos médicos. Depois de uma avaliação inicial, os médicos solicitaram rapidamente o helicóptero, para transportar o piloto ao hospital Careggi de Florença para exames e tratamento adicional.
Segundo um porta-voz do hospital Careggi que informou diretamente a equipe italiana do Motorsport.com, após os primeiros exames feitos para compreender o quadro clínico do suíço, foi descoberto um politrauma e seu estado é grave.
Depois de entregarem um feedback inicial sobre as condições do piloto à sua equipe na Moto3, PrustelGP, os médicos decidiram não intervir e aguardar, observando a evolução do quadro nas próximas horas. Ele segue internado no Centro de Trauma.
Segundo a Gazzetta dello Sport, Dupasquier possui traumatismo cranioencefálico, além de traumas torácicos e abdominais.
Entenda o acidente
O suíço acabou levando a pior. Na saída da Arrabbiata 2, Dupasquier perdeu o controle de sua moto no topo da colina na saída da curva 9, a segunda curva rápida da Arrabibiata. Neste trecho, de visibilidade reduzida, os pilotos que chegaram atrás dele a toda velocidade tiveram problemas para evitá-lo.
“Foi uma qualificação maluca. Conseguimos fazer uma volta e na última estávamos melhorando, mas um piloto caiu na minha frente. A moto dele estava na pista e eu não pude evitar. Bati na moto dele, forte. Felizmente, estou bem. Tudo dói, especialmente meu pé, mas não está quebrado ", explicou Sasaki após sair do centro médico.
Veja abaixo o momento do acidente (ATENÇÃO: Imagens fortes)
Essa é a primeira vez em anos que o helicóptero é acionado para intervir diretamente na pista. As condições de Dupasquier obrigaram os médicos a adotar essa solução para evitar que o piloto fosse levado ao centro médico.
Giancarlo de Filippo, chefe médico da MotoGP, comentou sobre o quadro do piloto e deu breves explicações sobre o atendimento feito a Dupasquier ainda na pista.
"O piloto número 50, Jason Dupasquier, esteve envolvido em uma batida muito séria durante a classificação para a Moto3. E a equipe de intervenção médica da FIM chegou imediatamente ao local e, após procedimentos iniciais, ele foi transferido para o hospital Careggi em estado estável".
"No momento, o que sabemos ao certo é que sua condição é muito séria e, como disse, estamos aguardando atualizações do hospital".
Explicando o atendimento a Dupasquier, Filippo acrescentou: "Isso foi feito porque era o modo mais rápido e o melhor jeito de ativar seu caso, considerando a gravidade do acidente".
Christian Fittipaldi revela detalhes desconhecidos do dia da morte de Senna
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: O que a liderança inédita de Verstappen representa na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.