Oliveira vence em Valência; 9º, Kent é campeão
Português fez prova precisa e chega à terceira vitória consecutiva, mas não foi o suficiente para bater Danny Kent, que finalmente se sagrou campeão da Moto3 em 2015
Danny Kent é o novo campeão da Moto3. Após perder algumas oportunidades de garantir a taça com antecipação, o piloto da Leopard Racing fez uma prova ‘com o regulamento debaixo do braço’ e terminou o GP de Valência, realizado neste domingo (8), em nono lugar.
O resultado foi mais do que suficiente para garantir o título - há 38 anos, desde Barry Sheene nas 500cc, a Grã-Bretanha não via um campeão mundial de motovelocidade - mesmo com a vitória de Miguel Oliveira, que se apresentou mais uma vez de maneira brilhante, chegando ao terceiro triunfo consecutivo.
Passadas as celebrações e resignações de Kent e Oliveira, nesta ordem, os dois juntarão os esforços e serão companheiros de equipe na temporada 2016 da Moto2, na Leopard Racing – que terá uma operação na categoria.
A corrida
Oliveira, mesmo saindo de quarto, pulou para primeiro já na largada, colocando-se na única posição possível para ter alguma chance de título. Danny Kent, entretanto, não queria dar chance ao português e na segunda volta o britânico já se colocou em 14º, colocação que já era suficiente para a conquista do campeonato.
Enquanto o português se mantinha na liderança, resistindo aos ataques de Romano Fenati, Efren Vazquez e Jorge Navarro, Kent escalou o pelotão até se estabelecer na 11ª posição, a sete voltas do final.
A duas voltas do fim, Oliveira chegou a ser superado por Navarro e Vazquez, mas recuperou a liderança. No giro final – e na última curva – porém, Niccolo Antonelli errou e levou Fenati e Vazquez para fora da pista.
Se Kent já estava garantindo o título com o 12º lugar, ser alçado para a nona posição facilitou ainda mais a vida do britânico, que finalmente se sagrou campeão mundial após perder algumas oportunidades de garantir a taça antecipadamente.
Oliveira coroou uma atuação precisa com a vitória, mas o esforço não foi suficiente para conquistar o título. Navarro foi o segundo e Jakub Kornfeil herdou o terceiro lugar após a queda de Antonelli, Fenati e Vazquez.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.