Entrevista

Chefe: Honda nem sempre esteve à altura de Márquez em 2018

Alberto Puig fala que piloto espanhol por vezes fez mais do que deveria com equipamento que lhe foi dado

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Gold and Goose / Motorsport Images

Marc Márquez chegou ao GP do Japão, em Motegi, na semana passada com sua primeira oportunidade de conquistar o quinto título da categoria principal, o que confirmou com sua oitava vitória do ano após Andrea Dovizioso cair na penúltima volta.

Ex-piloto das 500cc, Alberto Puig, substituto de Livio Suppo como chefe de equipe da Repsol Honda antes da temporada de 2018, elogiou a capacidade de Márquez de compensar as deficiências da sua moto, admitindo que por vezes a RC213V não esteve à altura de seu talento.

"Eu já sabia que ele era um campeão, alguém muito rápido e com uma enorme capacidade de se adaptar a qualquer tipo de circunstância e a qualquer tipo de moto", disse Puig ao Motorsport.com.

"Do meu ponto de vista pessoal, ele é alguém que presta atenção, escuta e aceita conselhos mesmo sendo um campeão mundial. Isso é muito raro em um campeão de seu nível.”

"Ele está sempre em constante evolução. Ele se adapta muito bem a todos os tipos de circunstâncias e especialmente à moto que tem. Muitas pessoas não levam isso em conta, mas o fato de um piloto ganhar corridas não significa que sua moto é a melhor."

"Às vezes você tem que acrescentar que falta moto, e Marc é quem tem a melhor habilidade para balancear isso. Outros não sabem como fazer isso. Ele não reclama nunca. E já passamos por momentos em que, honestamente, a Honda não estava no nível que um campeão como ele merece.”

"Mas ele superou esses momentos sem reclamar e nós agradecemos muito."

Podium: race winner Marc Marquez, Repsol Honda Team

Podium: race winner Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Márquez aceitar Lorenzo não foi nenhum choque

Jorge Lorenzo disse recentemente ao Motorsport.com que tinha de ser "grato" a Márquez por não bloquear sua mudança para a Honda em 2019, com o atual piloto da Ducati substituindo Dani Pedrosa na próxima temporada.

Alberto Puig disse que não ficou surpreso com a atitude de Márquez em relação à situação e que o piloto de 25 anos não teve preferência quanto a quem dividiria a garagem com ele.

"No fim do dia ele é um campeão", disse Puig. "Lorenzo e Valentino Rossi foram companheiros de equipe por muitos anos na Yamaha. Além disso, Wayne Rainey e Eddie Lawson dividiram um box, assim como Rainey e John Kocinski, e Wayne Gardner e Freddie Spencer.”

"Marc é um profissional e sabe que os melhores times só permitem os melhores pilotos. Ele está focado em seu trabalho e está ciente de que vai lutar contra os melhores: Lorenzo e o resto, não importa a moto.”

"O raciocínio dele é muito prático: 'o que você está me dizendo? Faça o que você precisa fazer, e eu vou tentar o meu melhor para vencer'. Ele não pensa muito sobre isso."

Jorge Lorenzo, Ducati Team, Marc Marquez, Repsol Honda Team

Jorge Lorenzo, Ducati Team, Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após ser batido, Rossi vê Suzuki melhor que Yamaha
Próximo artigo Márquez destaca temporada “menos estressante” que 2017

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil