Últimas notícias

Honda acusa Ducati de mentir sobre banimento de aletas

Vice-presidente da HRC, Shuhei Nakamoto acusa diretor-técnico da Ducati de mentir após proibição de asas a partir de 2017

Dani Pedrosa, Repsol Honda Team, Michele Pirro, Ducati Team

Foto de: Repsol Media

Gigi Dall'Igna, Ducati Team General Manager
Shuhei Nakamoto, vice-president of Honda Racing Corporation
Ken Kawauchi, Suzuki Ecstar Team Manager, Shuhei Nakamoto, HRC Executive Vice President, Kouichi Tsuji, General Manager Motorsports Development Division, Yamaha Motor, Gigi Dall'Igna, Ducati Team General Manager
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Andrea Dovizioso, Ducati Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team and Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Andrea Dovizioso, Ducati Team

Após um extenso desenvolvimento das aletas aerodinâmicas iniciado pela Ducati no começo do ano passado, as equipes em conjunto decidiram banir o uso das asas para o ano que vem devido a problemas de segurança.

No entanto, o diretor-técnico da Ducati, Gigi Dall’Igna, deixou clara sua desaprovação da medida em agosto durante uma conferência de imprensa no GP da República Tcheca. Segundo ele, isso compromete a competitividade da MotoGP. Já o vice-presidente da HRC, Shuhei Nakamoto, nega que isso vá acontecer, e acusa a Ducati de não ter colaborado com a discussão sobre segurança.

"A impressão que foi deixada foi que as asas foram proibidas porque a Honda se opõe a elas, e isso não é verdade", Nakamoto disse à revista Sport Rider.

"Não haverá asas a partir de 2017 unicamente por causa da Ducati.”

"Eles têm implicado que a Honda está por trás desta proibição, que nós conduzimos uma campanha contra as aletas para punir a Ducati, que tinha uma vantagem aerodinâmica. Esta é uma grande mentira."

Nakamoto explicou que a associação de montadoras, a MSMA, decidiu que cada fábrica realizasse testes sobre maneiras de aliviar algumas das preocupações de segurança das aletas.

Honda, Yamaha e Suzuki participaram, mas a Ducati se recusou a colaborar.

"A Ducati disse não a tudo", explicou. "Todas as fábricas japonesas concordaram e a Aprilia, em alguns aspectos, também fez isso.”

"Mas a Ducati não quis discutir o assunto. Era do jeito deles ou nada."

Nakamoto também contestou a alegação de Dall'Igna, de que a proibição das aletas possa comprometer o desenvolvimento das motos de estrada no futuro.

"Também não é verdade o que eles dizem sobre isso ser um contrassenso no desenvolvimento das motos de estrada", acrescentou o japonês. "Você conhece alguma Ducati de rua com aletas?”

"Além disso, a Ducati foi a única que pediu tanques de 22 litros quando estávamos usando 20 litros, bem como o software padrão da central eletrônica do motor.”

"Consumo de combustível e gerenciamento eletrônico têm um impacto muito maior sobre as motos quando atingem o consumidor."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Análise: crescimento da Honda deveria preocupar Yamaha
Próximo artigo Dovizioso: Iannone não pensa na equipe, só nele mesmo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil