KTM acusa Ducati de ignorar regras: “acham que são mais espertos que todos”
Chefe de time austríaco afirma que regras aerodinâmicas eram claras para todos os construtores e que Ducati as ignorou
O diretor esportivo da KTM na MotoGP, Mike Leitner, afirmou que "a Ducati continua a enganar" no tema aerodinâmico, e que Gigi Dall'Igna "pensa que é mais inteligente que os outros".
A polêmica se deve a uma asa colocada à frente da roda traseira da Desmosedici durante o GP do Catar, prova de abertura da temporada 2019. O regulamento diz que apêndices aerodinâmicos não podem ser colocados à frente da roda tendo como base a carenagem. Mas a Ducati, alegando que a asa era para arrefecer o pneu traseiro e não gerar downforce, colocou seu apêndice com base na balança.
Mike Leitner argumenta que em dezembro todos os construtores entraram em acordo que a regra aerodinâmica para 2019 era clara, e que a Ducati ignorou o espírito do acordo.
"Em dezembro, um spoiler sob a balança não teria sido permitido. Mas oito dias antes do GP do Catar, de repente, essa peça não tinha funções aerodinâmicas e servia para resfriar o pneu traseiro", disse Leitner à Speedweek.
"Até uma criança percebe a carga aerodinâmica gerada por uma peça que é instalada sob a balança, e à qual você também insere três barbatanas. Mas Gigi Dall'Igna acha que ele é mais esperto do que todos os outros", disse Leitner referindo-se ao engenheiro que ocupa o cargo de Diretor Geral da Ducati.
A Ducati também não respeitou outro dos pactos entre as equipes: a contenção do gasto no desenvolvimento aerodinâmico.
"Os custos vão ficar fora de controle. Apenas um dia de trabalho no túnel de vento custa 20 mil euros, e isso não garante que as corridas vão melhorar", afirma.
"Ter mais gastos seria pior para este esporte. A Ducati sempre protesta contra regras que são estáveis, e enquanto outros fabricantes construíram seus protótipos de 2019 com base nas diretrizes acordadas em dezembro. A Ducati ainda continua enganando e persuadindo o diretor técnico da FIM para adotar uma nova versão das regras" , finaliza o responsável pela KTM.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.