Márquez: "Com estas motos é difícil cair, como Lorenzo fez"
Piloto da Honda disse que acidente como o de Lorenzo é difícil de acontecer
Líder do campeonato, Marc Márquez, terminou o primeiro treino livre em quinto, depois de se concentrar em testar os diferentes pneus disponíveis e tentar encontrar o setup de sua RC213V, optando novamente por não montar uma nova borracha no final da sessão.
Na parte da tarde, deu um grande passo e ficou em quarto, a menos de um décimo dao melhor marca, de Andrea Dovizioso.
"A estratégia é a que estamos usando este ano, com vistas à corrida", explicou Márquez. "O dia correu bem, na ideia das sextas-feiras. Tentamos a borracha média e macia para ver como se comportam. Amanhã será difícil tentar a dura. No nível eletrônico é onde acho que podemos ganhar um pouco mais".
Os pneus parecem ser a chave neste fim de semana, especialmente depois que a Michelin levou compostos diferentes aos utilizados na pré-temporada, quando a MotoGP visitou o circuito da Tailândia.
"A base que usamos no teste d aqui é diferente da que usamos hoje. Se roda mais lenta do que então, porque o pneu traseiro é completamente diferente. A igualdade é real, porque encontrar o limite de tração com esses pneus é fácil. É estranho, porque todo mundo testou seus pneus", disse.
A surpresa do dia foi a Yamaha, com Maverick Viñales liderando o TL1 e ficando em segundo no TL2. Márquez inclui Viñales e Valentino Rossi entre os aspirantes, mas não acredita que as possibilidades deles possam ser vistas até o sábado.
"A Yamaha me surpreendeu. Às vezes vão muito rápido e às vezes sofrem. Até amanhã não saberemos como estamos uns e outros. Maverick está rodando bem, igual a Andrea Dovizioso e acho que a Dani [Pedrosa] também. Pelo perfil do circuito, ele irá rápido. Temos que entender onde os outros estão", completou.
A nota negativa desta sexta-feira foi de Jorge Lorenzo, que sofreu uma queda no treino livre da tarde que o obrigou a passar pelo centro médico de circuito.
"O acidente Jorge é muito raro, especialmente em uma curva como aquela, com essas motos e esses pneus teoricamente seguros. Com estas motos é difícil cair como fez Lorenzo. Houve algo errado, eu tentei analisar, mas é estranho", concluiu Márquez.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.