Márquez, Quartararo, Dovizioso: pesquisa mostra nova tendência de popularidade na MotoGP

Uma análise das redes sociais dos pilotos e equipes confirmam as novas preferências e gostos dos fãs

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Um estudo, conduzido pela Epsilon Technologies e pela Far Consulting, acompanhou o impacto de 30.000 postagens nas redes sociais feitas por pilotos da MotoGP e das equipes desde o início de janeiro do ano passado até 6 de novembro, quando o campeonato chegou ao fim em Valência.

Leia também:

No total, o espectro da MotoGP gerou mais de 378 milhões de impressões, 150 milhões delas graças às contas oficiais da categoria. A análise, que incide sobre um total de 128 perfis espalhados pelas várias plataformas disponíveis, permite uma radiografia muito aproximada da pegada deixada pela MotoGP nas redes sociais.

Nesse sentido, a Epsilon e a Far Consulting cruzaram os dados obtidos com os obtidos no inquérito global realizado no ano passado pelo MotoGP, Motorsport Network e Nilesen Sports, com uma amostra de mais de 100.000 fãs, de forma a tirar conclusões mais fiéis à realidade.

E a realidade, pelo menos na área que tem focado este trabalho, é cristalina: Marc Márquez é o principal combustível da categoria nas redes sociais, com uma enorme diferença em relação ao restante do grid.

Esta tendência a favor do piloto com melhor histórico entre os concorrentes é lógica e se mantém nas principais plataformas (Instagram, Facebook, Twitter e TikTok). No entanto, ao longo do calendário do ano passado, ele perdeu oito dos 21 eventos devido a várias lesões.

Em termos de canais, a ferramenta mais popular é o Instagram, que nesses 11 meses foi responsável por 82,3% do share total de interações, com mais de 175 milhões. Esta seção merece um olhar mais atento porque traz à tona alguns elementos curiosos.

Um aspecto muito marcante é a brutal diferença no número de torcedores que separa Márquez do campeão mundial de 2021 Fabio Quartararo, que tem cinco vezes menos seguidores que o piloto da Honda.

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Rcing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Rcing

Photo by: Dorna

Ainda mais atrás está o aposentado Andrea Dovizioso - que é o terceiro mais popular - e Maverick Viñales em quarto, enquanto Francesco Bagnaia, o recém-coroado campeão mundial, está em sétimo lugar.

Márquez detém 40% do share total de interações no Instagram, bem acima dos 17% de Quartararo. Um exemplo ainda mais explicativo da predominância do espanhol no aplicativo de fotos se resume ao fato de que os dez posts que mais geraram atividade são dele.

Alex Márquez, o seu irmão, também beneficia da puxada do #93, se tivermos em conta que ocupa o quarto lugar no ranking de 'movimento' do Instagram. O irmão mais novo de Márquez tem um certo truque, já que duas de suas postagens com mais engajamento - acima de 200.000 interações cada - foram feitas em conjunto com Marc.

Além do exposto, esta seção é um grande reflexo do fervor despertado pela série na Indonésia. Aliás, os conteúdos publicados por Miguel Oliveira após a vitória em Mandalika renderam ao piloto português quase um milhão de interações.

Nesse sentido, chama a atenção também que oito das dez postagens de Marc Márquez no Instagram estiveram diretamente relacionadas ao GP da Indonésia, com a queda que o tirou da corrida e causou a diplopia (visão dupla) que o deixou de fora de mais uma corrida, na liderança com 1,6 milhão de reações.

Miguel Oliveira, Red Bull KTM Factory Racing

Miguel Oliveira, Red Bull KTM Factory Racing

Photo by: MotoGP

No Twitter é a vertente da história e do debate que explica porque Aleix Espargaró, que não hesita em dar a sua opinião sempre que é questionado, sobe ao terceiro lugar do ranking, com 7% de share, mas muito atrás dos 38% de Márquez , e 11 pontos atrás de Quartararo (18%).

Pelo lado das equipes, o estudo também identifica as diferentes estratégias aplicadas. Enquanto algumas, como a Honda e a Yamaha, dependem sobretudo da atividade gerada pelos seus pilotos de destaque (Márquez e Quartararo), outras, como a Ducati e a Aprilia, procuram tirar o máximo partido dos seus perfis corporativos, maximizando a vitrine oferecida pelas corridas e os sucessos que alcançam neles.

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Oriol Puigdemont
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP detalha novo formato de fim de semana com introdução das sprints
Próximo artigo MotoGP: Por que teste de Sepang determinará futuro de Márquez e Honda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros