Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Entrevista

Michelin adverte MotoGP: "não há solução milagrosa"

Diretor esportivo da fornecedora oficial de pneus diz que não há milagre para os problemas que os pilotos encontraram nos testes recentes

Marc Marquez, Repsol Honda Team
Logo da Michelin no pit lane
Pascal Couasnon, Diretor da MICHELIN Motorsport com Chip Ganassi
Michelin man
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing
Andrea Iannone, Ducati Team
Yonny Hern·ndez, Aspar Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team

A Michelin será a fornecedora oficial de pneus para a temporada 2016 da MotoGP, no lugar da Bridgestone. Em recentes testes realizados em Valência, justamente para coletar informações sobre a performance da borracha, os pilotos relataram problemas na aderência do novo produto.

Para Pascal Couasnon, diretor esportivo da fabricante, parte do problema é o forte grip traseiro e que não há uma solução que vá agradar todos os pilotos.

"Estamos olhando para isso, é claro", disse ao MOTORSPORT.COM. Nossos pneus têm determinadas características e alguns pilotos estão muito felizes com isso. Eu diria que não há nenhuma solução milagrosa, não há uma única solução."

"Oferecemos um pneu que é ligeiramente diferente das outras fabricantes e temos que falar com os membros da 'família MotoGP' para entender o quão longe podemos desenvolver essas características."

Mais tempo necessário

Couasnon acrescentou: "vamos dar aos pilotos um pouco de tempo para entender como os nossos pneus se comportam. Eles têm que aumentar sua confiança."

Questionado sobre o feedback dos pilotos sobre a falta de aderência do pneu dianteiro, ele respondeu: "Isso é algo que estamos trabalhando."

"Mesmo que ainda temos esses comentários, alguns pilotos também dizem que a versão mais recente do pneu é significativamente melhor em comparação aos primeiros testes."

A adaptação aos pneus Michelin não é o único desafio enfrentado pelas equipes e pilotos em 2016. Eles terão que se adaptar também ao novo software da Magneti Marelli.

Mas Couasnon revela que a Michelin não vem trabalhando junto com a empresa italiana, para facilitar a vida para os pilotos: "esse é o trabalho das equipes."

Abordagem modesta e humilde

O diretor acrescentou que a Michelin estava contente com o ritmo mostrado durante o teste de Valência, em que os pilotos estavam geralmente mais rápido do que tinham sido alguns dias antes, durante a última corrida do ano.

Mas, apesar disso, ele diz que o desempenho do pneu pode variar significativamente de pista para pista, se tornando importante Michelin continua a ser "humilde", durante seu retorno.

"Na corrida, cinco pilotos correram abaixo de 1min31, enquanto que nos testes, 15 pilotos ultrapassaram esta marca."

"No entanto, tivemos várias quedas. Vamos precisar de três ou quatro sessões em que os pilotos estejam focados 100% no desempenho dos pneus, para depois ajustar seus estilos de pilotagem."
"Cada vez que você muda de fabricante de pneus, você não pode esperar que todos os problemas sejam resolvidos imediatamente. Esta primeira temporada será cheia de desafios. Não devemos nos iludir."

"Estamos indo para ela com uma abordagem muito modesta e humilde."

Entrevistado por Lena Buffa

Artigo anterior Para Lorenzo, Stoner fará provas como wildcard em 2016
Próximo artigo Pedrosa deve quase R$ 35 milhões ao fisco espanhol

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros