MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência
Vice-campeão da World Superbike pode ter a chance de correr na categoria rainha da motovelocidade
Após confirmar definitivamente a ausência de Marc Márquez para o restante da temporada, a Ducati 'ativou' o plano B para substituir o atual campeão da MotoGP nas duas últimas etapas do campeonato, os GPs de Portugal e Valência.
Após se lesionar na corrida de Mandalika em 5 de outubro e passar por cirurgia no dia 13, nesta quinta-feira (23), na véspera do GP da Malásia, a Ducati informou que "a temporada 2025 acabou para Márquez".
Depois de anunciar que Marc não participaria do duplo GP da Austrália e Malásia, a Ducati convocou seu piloto de testes e desenvolvimento, Michele Pirro, para substituir o espanhol nesses dois finais de semana, como tem ocorrido.
No entanto, diante da possibilidade de que o espanhol prolongasse sua recuperação além dessas duas corridas, a Ducati começou a considerar a possibilidade de oferecer a Nicolò Bulega sua estreia na categoria rainha da Motovelocidade. Bulega terá um teste com a Ducati GP25 na próxima quinta-feira (30) em Jerez, para avaliar se está apto a substituir Márquez.
O vice-campeão mundial do World Superbike renovou seu contrato com a casa de Bolonha em 13 de maio, sendo informado na época que seria contratado como piloto da equipe de SBK e também como piloto de testes de MotoGP.
Embora esse novo papel de piloto de testes não estivesse previsto para ser implementado nesta temporada, pois estava mais direcionado aos testes dos novos pneus Pirelli que entrarão em MotoGP em 2027, e que já são usados no SBK, a verdade é que a lesão de Márquez e a conquista dos três títulos de MotoGP nesta temporada oferecem à Ducati uma boa oportunidade para avaliar o nível de Bulega com a moto.
Fará um teste nos próximos dias
Embora o regulamento não exija, a Ducati está preparando um dia de teste privado na próxima quinta-feira em Jerez para que Bulega suba na Desmosedici GP25 e comece a se adaptar a uma moto que nunca pilotou até agora.
Nicolo Bulega foi proclamado no último domingo em Jerez vice-campeão mundial de SBK
Foto de: Diogo Cardoso - Getty Images
Embora a pista de referência da fabricante italiana seja Misano, o Motorsport.com apurou que o teste será realizado na próxima quinta-feira em Jerez.
Esta semana, as equipes do SBK fizeram o primeiro teste de pré-temporada 2026 no circuito de Jerez, onde terminou o campeonato no último fim de semana. Assim, a instalação no sul da Espanha é o circuito escolhido pela Ducati para realizar esse teste, um teste no qual Bulega deve avaliar se é capaz de pilotar uma máquina de MotoGP.
Para Bulega, que completou 26 anos na última quinta-feira, esses dois GPs podem ser a única oportunidade de pilotar uma MotoGP a médio e longo prazo, já que a Ducati, devido ao atual sistema de concessões, não tem a possibilidade de realizar wildcards.
Uma circunstância que deixou Pirro praticamente dois anos sem competir nos últimos dois anos, pois em 2024 ele disputou apenas uma corrida, substituindo Fabio Di Giannantonio no VR46 no GP Solidário de Barcelona; e este ano fará duas, os GPs da Austrália e Malásia.
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.