MotoGP: Marc Márquez não correrá mais na temporada 2025 após lesão
Heptacampeão da categoria rainha não estará apto a participar das corridas restantes ou do teste pós-temporada de Valência este ano

Marc Márquez vai 'pular' o restante da temporada 2025 da MotoGP para se recuperar da lesão no ombro que sofreu na Indonésia no início do mês, anunciou a Ducati.
A decisão foi tomada depois que Márquez passou por mais exames no Ruber International Hospital, em Madri, onde os médicos Raul Barco, Samuel Antuna e Ignacio Roger descartaram a possibilidade de um retorno antecipado antes do final do ano.
Embora sua recuperação seja "positiva" e "esteja ocorrendo normalmente", Márquez terá de passar quatro semanas com o braço completamente imobilizado antes de iniciar a reabilitação. Isso o impossibilita de participar das duas etapas restantes em Portugal e Valência, bem como do teste pós-temporada na Espanha.
O recém-coroado heptacampeão da MotoGP já havia sido excluído dos eventos da Austrália e da Malásia, com o piloto de testes da Ducati, Michele Pirro, assumindo o posto de substituto. O substituto de Márquez para a última rodada dupla será anunciado em outro momento.
"Analisando toda a situação, acreditamos que o curso de ação mais apropriado, inteligente e consistente é respeitar o momento biológico da lesão, mesmo que isso signifique que não poderei mais correr nesta temporada ou participar da sessão de testes", disse o espanhol.
"Sabemos que um inverno [verão no Brasil] difícil nos espera, com muito trabalho, para recuperar meus músculos a 100% e estar pronto para 2026. Isso não deve ofuscar ou nos fazer esquecer o grande objetivo que alcançamos este ano: nos tornarmos campeões mundiais novamente e, em breve, todos nós o comemoraremos juntos. Obrigado a todos os fãs pelas mensagens gentis, à Ducati e a todos os patrocinadores pelo apoio e compreensão".
Márquez quebrou o ombro direito depois de ser atingido por Marco Bezzecchi, da Aprilia, no início do GP da Indonésia. Embora nenhuma cirurgia tenha sido planejada originalmente, ele acabou sendo operado do ombro quebrado na Espanha na semana passada depois que "a fratura do coracoide e os danos nos ligamentos não mostraram sinais suficientes de estabilização após uma semana de imobilização".
A notícia traz um fim prematuro ao que tem sido uma temporada excepcional para Márquez, que venceu 11 GPs e 14 sprints antes de seu acidente na primeira volta na Indonésia.
"Desde que soubemos do diagnóstico da lesão, sabíamos que as chances de ter Marc em Valência para o GP e o teste eram muito baixas", disse o gerente geral da Ducati, Gigi Dall'Igna. "É uma pena, porque é muito importante para nós tê-lo na pista, mas sabemos perfeitamente que a prioridade é se recuperar e voltar 100% apto para a próxima temporada".
"Apoiamos totalmente a decisão e estamos convencidos de que não correr mais riscos é a melhor escolha para todos. Desejamos a ele uma rápida recuperação e esperamos vê-lo de volta conosco em breve".
Declaração completa da Ducati:
Marc Márquez foi submetido a um novo exame médico no Ruber International Hospital (Madri), onde os médicos Raul Barco, Samuel Antuna e Ignacio Roger confirmaram que o piloto espanhol não poderá voltar à pista para o final da temporada e perderá o GP de Portugal, o GP da Comunidade Valenciana e o dia de testes no Circuito Ricardo Tormo (Cheste), programado para 18 de novembro.
A equipe médica que está monitorando sua recuperação confirmou que a evolução clínica da fratura do coracoide e da lesão do ligamento é positiva e está ocorrendo normalmente. No entanto, Marc terá que passar quatro semanas com o braço completamente imobilizado antes de iniciar a reabilitação, portanto, é impossível pensar em seu retorno às competições este ano.
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.