Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

Categoria rainha da motovelocidade quer acabar com a distinção entre equipes de fábrica e equipes satélites sob comando da Liberty Media

Alex Marquez, Gresini Racing, Marc Marquez, Ducati Team

Como parte do diálogo contínuo entre as equipes de MotoGP e a promotora da série, Dorna, um dos principais tópicos em discussão é o desejo de eliminar as diferenças atuais entre as equipes independentes e as de fábrica.

Leia também:

O campeonato está entrando em um momento particularmente cativante de todos os ângulos. Embora o burburinho causado pelo retorno de Marc Márquez ao topo tenha sido descrito como um dos retornos mais notáveis da história do esporte, a compra da Dorna pela Liberty Media (e o impacto potencial dessa aquisição) colocou todos no paddock em alerta constante.

Algumas mudanças já entraram em vigor, como a modificação da cerimônia do hino nacional antes da corrida. Outras ainda estão por vir e, entre elas, várias se inspiram no modelo operacional usado na Fórmula 1, cujos direitos comerciais também são de propriedade da Liberty Media.

Esse período é, portanto, crucial, já que as equipes estão negociando com a Dorna o contrato que definirá a estrutura legal para o próximo ciclo de cinco anos, de 2027 a 2031. Além de uma distribuição de receita mais justa entre as equipes, um dos pontos em discussão - e que é praticamente um acordo fechado - é a eliminação da distinção entre equipes de fábrica e independentes.

Fabio Di Giannantonio, VR46 Racing Team, Francesco Bagnaia, Ducati Team

Fabio Di Giannantonio, Equipe VR46 Racing, Francesco Bagnaia, Equipe Ducati

Foto de: Andreas Solaro / AFP via Getty Images

De 2027 em diante, todas as equipes serão consideradas independentes, em um movimento que reflete a estrutura da F1. O objetivo é que todas recebam o mesmo apoio financeiro da Dorna, embora o valor exato ainda não tenha sido acordado, pois o processo está longe de ser simples.

Atualmente, cada equipe privada recebe 5 milhões de euros, o que cobre o custo do aluguel de motos dos fabricantes. Os construtores, por sua vez, recebem 3 milhões de euros pelo aluguel dos protótipos, uma prática que se aplica atualmente a todos os times.

Essa mudança também visa incentivar novos investimentos no campeonato - empresas que buscam adquirir todas ou parte das equipes existentes, seguindo uma estratégia já comum na F1, onde a maioria dos competidores tem vários acionistas em vez de um único proprietário. A Mercedes, por exemplo, pertence igualmente ao Mercedes-Benz Group AG, ao grupo INEOS e ao chefe da equipe, Toto Wolff.

Na MotoGP, o caso mais recente é o do ex-chefe da Haas, Guenther Steiner, e o grupo de investimento que o acompanha, que há pouco mais de um mês concluiu a aquisição da Tech3.

De acordo com informações obtidas pelo Motorsport.com, a KTM também está explorando a possibilidade de vender uma porcentagem de sua divisão de corridas, que foi anteriormente desmembrada como uma entidade separada e agora opera a partir da Suíça e não da Áustria.

DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros