MotoGP: Por que a Aprilia sofreu tanto nos treinos da Malásia?
Depois de um ótimo fim de semana na Austrália, a equipe chegou como clara favorita
A Aprilia teve uma sexta-feira difícil no GP da Malásia de MotoGP, menos de uma semana depois de sua vitória dominante na Austrália.
Em uma sessão de treinos que foi afetada por uma breve chuva e condições escorregadias, a RS-GP mais rápida terminou em 14º lugar e a mais de sete décimos do ritmo estabelecido por Pedro Acosta, da KTM.
Embora o clima instável tenha contribuído para que as quatro motos da Aprilia não conseguissem avançar para o Q2, a marca baseada em Noale não estava tendo um dia exatamente tranquilo antes de a chuva chegar a Sepang.
O piloto de fábrica Marco Bezzecchi estava em quinto lugar, mais de três décimos atrás do então líder Fermin Aldeguer, quando todo o pelotão foi forçado a voltar para o pitlane faltando 15 minutos para o fim da corrida.
No TL1, que aconteceu em uma pista seca, apenas uma Aprilia terminou entre as 10 primeiras, com Bezzecchi enfrentando um déficit ainda maior de quatro décimos na frente.
O vencedor do GP da Austrália, Raul Fernandez, também teve um início de fim de semana discreto com a motocicleta Trackhouse, terminando em 19º no FP1 antes de melhorar para 16º à tarde.
O espanhol teve dificuldades para extrair o desempenho do pneu traseiro em Sepang, um problema que também o comprometeu em 2024.
Ao contrário da maioria de seus rivais, Fernandez tem pouca experiência em Sepang com o equipamento atual, depois que um acidente no início do primeiro dia de testes da pré-temporada o deixou de fora do restante do teste.
"Sinto que tivemos quase o mesmo problema do ano passado: Não conseguimos usar bem o pneu traseiro, o que significa que não podemos ser realmente rápidos", explicou. "Além disso, temos muita queda no pneu traseiro [e] isso não ajuda na corrida".
"Uma coisa boa é que todas as Aprilias têm quase o mesmo problema".
"O difícil é que amanhã não será uma tarefa fácil para todos os pilotos da Aprilia. Mas, de qualquer forma, eu ainda acredito que eles podem encontrar uma solução".
"É claro que é muito estranho para mim, porque nas últimas três corridas eu estava bastante competitivo. Não estou pilotando a moto como eu gostaria. Então, isso significa que também não estamos realmente competitivos".
Raul Fernandez, Trackhouse Racing
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
As dificuldades de Bezzecchi não foram causadas principalmente pelo pneu traseiro, mas pela dificuldade de gerenciar a aplicação do acelerador e a tração nas curvas.
"Não foi a melhor sexta-feira, mas ainda temos alguns problemas para resolver", explicou ele. "Melhoramos em relação à manhã, mas demos um passo menor em comparação com os outros pilotos".
"Bem, eu estava com um pouco de dificuldade [com o pneu traseiro], mas aqui nesta pista, isso é normal. Eu estava com um pouco mais de dificuldade em outras áreas, um pouco no controle da gasolina na tração. Tive dificuldades para encontrar a melhor maneira de colocar toda a potência no chão".
"Esse foi o principal. Então, todo o resto é um pouco consequência disso".
O circuito de Sepang nunca é fácil para os pneus, e a situação foi agravada pela chuva, que tirou grande parte da aderência da pista.
"A queda [de desempenho] foi muito grande hoje", explicou Bezzecchi. "Mas também a condição da pista estava muito estranha em comparação com as outras vezes que viemos aqui".
"Tive uma queda muito grande. Portanto, teremos que gerenciar bastante os pneus durante a corrida. Mas acho que se pudermos dar um passo na pilotagem, na motocicleta, tentando ser mais suaves e mais precisos, os pneus também terão uma vida melhor".
Ogura também apontou os baixos níveis de aderência e a falta de potência como as principais razões por trás do dia difícil da Aprilia em Sepang.
"Eu lutei para conseguir uma boa aceleração na maioria das curvas, então não foi fácil", disse ele.
"Acho que hoje o nível de aderência estava extremamente baixo e, especialmente na borda do pneu, tivemos alguns caras da Aprilia lutando nessa parte".
Disputa apertada no Q1
Ai Ogura, Trackhouse Racing
Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network
Com pilotos como Francesco Bagnaia, piloto de fábrica da Ducati, e Fermin Aldeguer, azarão da Gresini, também no Q1, o quarteto da Aprilia - incluindo o piloto de testes Lorenzo Savadori - enfrentou uma batalha difícil para chegar à segunda parte da classificação.
"É sempre muito difícil passar do Q1 para o Q2", disse Bezzecchi. "Será difícil como sempre, mas se formos capazes de dar um bom passo, podemos tentar fazer isso".
Perguntado sobre o potencial que a Aprilia pode ter se for capaz de dar um passo durante a noite, ele respondeu: "Não faço ideia. Espero que seja muito mais do que isso".
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