MotoGP: Sem Suzuki, Rins negocia com LCR Honda por vaga em 2023

Decisão da equipe satélite parece fundamental para a movimentação do mercado de pilotos para o próximo ano

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

Gold and Goose / Motorsport Images

O mercado de pilotos da MotoGP virou um caos após o chocante anúncio da Suzuki de que sairá da categoria no fim do ano. Com isso, Joan Mir e Álex Rins se encontram livres para buscarem novas casas. E enquanto o destino de Mir parece ser a equipe oficial da Honda ao lado de Marc Márquez, Rins pode ir para o outro time da montadora japonesa, a LCR.

Segundo apurado pelo Motorsport.com, o time de Rins e a LCR tiveram uma segunda rodada de negociações após uma primeira conversa positiva, e o acordo pode ser fechado nas próximas duas semanas.

Leia também:

Mas a chegada de Rins na LCR dependerá ainda da aprovação da Honda, que tem poder na decisão sobre a dupla de pilotos de sua equipe satélite, enquanto o fator financeiro também pode pesar. Sobre este último, as partes parecem mais em acordo segundo apurado no GP da Alemanha, no qual o espanhol não participou devido a uma lesão no punho.

Nos últimos dias, o chefe da Honda, Alberto Puig, confirmou que a montadora esteve em contato com ambos os pilotos da Suzuki: "Obviamente a Honda conversou com os dois, que entraram em contato conosco após a divulgação da notícia sobre o futuro da equipe".

Agora o futuro de Álex Márquez na MotoGP parece depender da movimentação do mercado, já que a LCR parece buscar uma dupla completamente nova para 2023.

Alex Marquez, Team LCR Honda

Alex Marquez, Team LCR Honda

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

O futuro de Takaaki Nakagami já é dúvida há algum tempo, com o piloto da Moto2 Ai Ogura sendo o favorito a ocupar a vaga do compatriota na equipe. Neste caso, Naka deve virar piloto de testes ao lado de Stefan Bradl, que seguirá com a Honda em 2023.

Outros pilotos já tiveram seus nomes ligados à LCR nos últimos meses, entre eles Jack Miller, que era candidato à vaga antes de assinar com a KTM para correr ao lado de Brad Binder em 2023.

O atual companheiro de Binder, Miguel Oliveira, também teve seu nome ligado à LCR, mas hoje parece mais próximo da Gresini, satélite da Ducati, e da RNF, que passará a correr com motos Aprilia em 2023.

O principal obstáculo de Oliveira na Gresini parece ser financeiro: a Ducati não quer assumir o salário do português, com o piloto de 27 anos não cabendo na filosofia da montadora italiana de promover jovens talentos.

Piloto da Gresini neste ano, Enea Bastianini já chegou a um acordo com a Ducati para 2023, mas segue a dúvida se ele ou Jorge Martín da Pramac que ocupará a vaga de Miller na equipe oficial.

Pol Espargaró, que deve perder sua vaga na equipe oficial da Honda, está finalizando um acordo para voltar a correr pela KTM na Tech3, onde fez sua estreia na MotoGP em 2014, quando a equipe corrida com motos Yamaha, enquanto a montadora austríaca parece feliz em manter Raúl Fernández ou Remy Gardner, mesmo contra a vontade dos pilotos.

BASTIDORES no Canadá tiveram XILIQUE “TEATRAL”, ACUSAÇÕES e polícia com CÃES FAREJADORES na RBR

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Do boicote na França ao fiasco na Alemanha: Honda fica sem pontuar pela primeira vez em 40 anos
Próximo artigo MotoGP: Mir tem "muitos problemas na Suzuki" para olhar para crise da Honda

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil