MotoGP: Viñales é o mais rápido do dia em Jerez; Márquez correrá apenas no sábado
Piloto da Yamaha foi o mais rápido do dia com volta no TL1; Nakagami colocou a Honda na ponta no TL2
Nesta sexta (24), a MotoGP deu início às atividades de pista para o GP da Andaluzia, segunda prova da temporada 2020 e segunda corrida no circuito de Jerez. E foi a Yamaha quem deu as cartas nos treinos livres, com Maverick Viñales e Valentino Rossi marcando os melhores tempos do dia.
Diferente da semana passada, o TL1 foi marcado por simulações de corrida em vez de voltas rápidas, principalmente porque os pilotos já estão acostumados ao ritmo de Jerez após a prova da semana passada.
No começo do treino, os irmãos Espargaró ficaram se dividindo na ponta: Aleix com a RS-GP da Aprilia e Pol com a KTM. Foi apenas nos minutos finais do treino que a situação começou a mudar, com Franco Morbidelli colocando a Petronas Yamaha na ponta provisoriamente, antes de seu mentor, Valentino Rossi, pular na frente.
Após o abandono de Rossi na prova do último domingo devido a problemas técnicos, o Motorsport.com divulgou que a Yamaha mandou os motores de Rossi e Viñales de volta para o Japão para inspeção. Enquanto isso, o espanhol já usou três dos cinco motores permitidos pelo regulamento.
Após fazer uma volta que o colocou em segundo, Viñales conseguiu encaixar um tempo que lhe deu a ponta do TL1, 01min37s063, três décimos abaixo da volta de Marc Márquez no treino da semana passada. Rossi se manteve em segundo e Morbidelli ficou em quarto, fechando uma dominância da Yamaha no dia.
O piloto que impediu um Top 3 da montadora japonesa foi Brad Binder com a KTM, que terminou em terceiro lugar.
Vencedor da prova da semana passada, Fabio Quartararo ficou a apenas 0s829 do tempo de Viñales, marcando a 13ª posição. Mas o francês não chegou a trocar de pneu para os minutos finais da sessão como os demais.
Entre os machucados da semana passada, Álex Rins foi apenas o 21º, com oito voltas completadas e 3s1 atrás do tempo de Viñales. Já Cal Crutchlow ficou uma posição acima, em 20º, a 1s172 do piloto da Yamaha.
Enquanto isso, o hexacampeão Marc Márquez não correu em nenhum dos treinos da sexta-feira. O espanhol passou por uma cirurgia no braço direito na terça e ontem foi considerado apto para disputar o GP da Andaluzia. Porém, a Honda julgou melhor que Márquez corra apenas no sábado para garantir sua participação na prova.
Veja os resultados do TL1 para o GP da Andaluzia
Cla | # | Piloto | Moto | Volta | Dif | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 12 | Maverick Viñales | Yamaha | 1'37.063 | ||
2 | 46 | Valentino Rossi | Yamaha | 1'37.205 | 0.142 | |
3 | 33 | Brad Binder | KTM | 1'37.370 | 0.307 | |
4 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 1'37.416 | 0.353 | |
5 | 44 | Pol Espargaro | KTM | 1'37.442 | 0.379 | |
6 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 1'37.492 | 0.429 | |
7 | 43 | Jack Miller | Ducati | 1'37.566 | 0.503 | |
8 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 1'37.592 | 0.529 | |
9 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 1'37.735 | 0.672 | |
10 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati | 1'37.739 | 0.676 | |
11 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 1'37.749 | 0.686 | |
12 | 27 | Iker Lecuona | KTM | 1'37.832 | 0.769 | |
13 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 1'37.892 | 0.829 | |
14 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 1'37.955 | 0.892 | |
15 | 73 | Alex Marquez | Honda | 1'37.957 | 0.894 | |
16 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati | 1'37.997 | 0.934 | |
17 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 1'38.309 | 1.246 | |
18 | 53 | Tito Rabat | Ducati | 1'38.393 | 1.330 | |
19 | 38 | Bradley Smith | Aprilia | 1'38.692 | 1.629 | |
20 | 35 | Cal Crutchlow | Honda | 1'39.050 | 1.987 | |
21 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 1'40.222 | 3.159 | |
22 | 93 | Marc Marquez | Honda |
Já na parte da tarde, um treino livre mais lento que o da manhã, onde os pilotos das equipes satélites dominaram. Pol Espargaró começou a sessão na frente, mas logo foi destronado pelo seu companheiro de KTM Brad Binder e por Johann Zarco, da Avintia Ducati.
Zarco ainda causou mais problemas para a KTM. Cerca de 20 minutos do fim, o piloto da Avintia forçou Espargaró a sair da pista e ir para a brita após um encontro entre os dois na Curva 2. O espanhol havia acabado de assumir a liderança da sessão, e não conseguiu fazer a moto funcionar de novo.
No minuto final, o piloto da KTM caiu de primeiro para terceiro, após boas voltas de Nakagami e Zarco, que terminaram a sessão na ponta, apesar de não terem batido o tempo de Viñales no TL1.
Quartarato subiu na classificação e terminou o TL2 em sexto, porém, no combinado das duas sessões, ainda não garantiu uma vaga direta para o Q2. O francês passou o dia focado em ajustes na moto pensando na corrida do domingo.
Veja os resultados do TL2 para o GP da Andaluzia
Cla | # | Piloto | Moto | Volta | Dif | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 30 | Takaaki Nakagami | Honda | 1'37.715 | ||
2 | 5 | Johann Zarco | Ducati | 1'37.870 | 0.155 | |
3 | 44 | Pol Espargaro | KTM | 1'37.889 | 0.174 | |
4 | 21 | Franco Morbidelli | Yamaha | 1'38.010 | 0.295 | |
5 | 12 | Maverick Viñales | Yamaha | 1'38.107 | 0.392 | |
6 | 20 | Fabio Quartararo | Yamaha | 1'38.132 | 0.417 | |
7 | 36 | Joan Mir | Suzuki | 1'38.144 | 0.429 | |
8 | 46 | Valentino Rossi | Yamaha | 1'38.292 | 0.577 | |
9 | 63 | Francesco Bagnaia | Ducati | 1'38.309 | 0.594 | |
10 | 43 | Jack Miller | Ducati | 1'38.385 | 0.670 | |
11 | 33 | Brad Binder | KTM | 1'38.441 | 0.726 | |
12 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati | 1'38.442 | 0.727 | |
13 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati | 1'38.543 | 0.828 | |
14 | 53 | Tito Rabat | Ducati | 1'38.557 | 0.842 | |
15 | 88 | Miguel Oliveira | KTM | 1'38.642 | 0.927 | |
16 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia | 1'38.722 | 1.007 | |
17 | 27 | Iker Lecuona | KTM | 1'38.768 | 1.053 | |
18 | 73 | Alex Marquez | Honda | 1'38.806 | 1.091 | |
19 | 35 | Cal Crutchlow | Honda | 1'38.847 | 1.132 | |
20 | 42 | Alex Rins | Suzuki | 1'39.101 | 1.386 | |
21 | 38 | Bradley Smith | Aprilia | 1'39.476 | 1.761 | |
22 | 93 | Marc Marquez | Honda |
Foto 'viralizada' de Norris ilustra como McLaren saiu do buraco na F1; Ricardo Penteado explica
PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.