Motores de equipes da MotoGP permanecem guardados no Catar
Material das equipes estão no local onde seria realizada primeira etapa do campeonato de 2020, mesmo após cancelamento
As garagens do circuito de Losail, no Catar, se tornaram o quartel general da MotoGP e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
A FIM contratou uma empresa de segurança e outra de manutenção para controlar todas as caixas de equipamentos e separou as que contêm os motores das fábricas, que são rigorosamente controladas 24 horas por dia, sob condições ambientais ideais.
A Federação considera que as dúvidas de algumas equipes europeias em relação à vantagem que as fábricas no Japão têm, devido ao fato de poderem continuar trabalhando, enquanto que na Europa tiveram que fechar, devido ao Covid-19, "não têm base", explica um membro do departamento técnico da FIM ao Motorsport.com.
"Os motores estão sob custódia rigorosa e sob supervisão contínua no Catar", disse a mesma fonte.
“Durante a semana anterior ao GP - do qual a corrida de MotoGP foi cancelada - as equipes empacotaram todos os equipamentos em caixas” assegurou.
Alguns times empacotaram todo o material, mas enviaram uma caixa para a fábrica com motores que, como não estavam congelados, no papel, podiam continuar evoluindo.
"A princípio, a ideia é que, quando chegarmos ao primeiro circuito onde será realizada a corrida, as equipes só poderão usar os motores que estão nas caixas que agora estão no Catar e serão os que ficarão congelados", disse.
No caso hipotético em que uma equipe traga um motor para a primeira corrida de sua fábrica, a FIM o comparará com a unidade que agora está no Catar, para garantir que eles tenham as mesmas características técnicas.
Sob essa premissa, a Federação entrou em contato com todos os fabricantes para interromper o trabalho de desenvolvimento, uma vez que isso não lhes será útil, tanto na parte dos motores, quanto no pacote aerodinâmico.
Veja como o coronavírus tem alterado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.