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Motores de equipes da MotoGP permanecem guardados no Catar

Material das equipes estão no local onde seria realizada primeira etapa do campeonato de 2020, mesmo após cancelamento

MotoGP teams packing up

As garagens do circuito de Losail, no Catar, se tornaram o quartel general da MotoGP e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

A FIM contratou uma empresa de segurança e outra de manutenção para controlar todas as caixas de equipamentos e separou as que contêm os motores das fábricas, que são rigorosamente controladas 24 horas por dia, sob condições ambientais ideais.

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A Federação considera que as dúvidas de algumas equipes europeias em relação à vantagem que as fábricas no Japão têm, devido ao fato de poderem continuar trabalhando, enquanto que na Europa tiveram que fechar, devido ao Covid-19, "não têm base", explica um membro do departamento técnico da FIM ao Motorsport.com.

"Os motores estão sob custódia rigorosa e sob supervisão contínua no Catar", disse a mesma fonte.

“Durante a semana anterior ao GP - do qual a corrida de MotoGP foi cancelada - as equipes empacotaram todos os equipamentos em caixas” assegurou.

Alguns times empacotaram todo o material, mas enviaram uma caixa para a fábrica com motores que, como não estavam congelados, no papel, podiam continuar evoluindo.

"A princípio, a ideia é que, quando chegarmos ao primeiro circuito onde será realizada a corrida, as equipes só poderão usar os motores que estão nas caixas que agora estão no Catar e serão os que ficarão congelados", disse.

No caso hipotético em que uma equipe traga um motor para a primeira corrida de sua fábrica, a FIM o comparará com a unidade que agora está no Catar, para garantir que eles tenham as mesmas características técnicas.

Sob essa premissa, a Federação entrou em contato com todos os fabricantes para interromper o trabalho de desenvolvimento, uma vez que isso não lhes será útil, tanto na parte dos motores, quanto no pacote aerodinâmico.

Veja como o coronavírus tem alterado o calendário do esporte a motor pelo mundo

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
A previsão é de que o campeonato comece com o GP do Canadá, no dia 14 de junho. Os GPs da Holanda, Espanha e Azerbaijão também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado.
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas. A F2 pode iniciar seu campeonato em Baku, enquanto que a F3 na Áustria, já em julho.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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