As garagens do circuito de Losail, no Catar, se tornaram o quartel general da MotoGP e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
A FIM contratou uma empresa de segurança e outra de manutenção para controlar todas as caixas de equipamentos e separou as que contêm os motores das fábricas, que são rigorosamente controladas 24 horas por dia, sob condições ambientais ideais.
A Federação considera que as dúvidas de algumas equipes europeias em relação à vantagem que as fábricas no Japão têm, devido ao fato de poderem continuar trabalhando, enquanto que na Europa tiveram que fechar, devido ao Covid-19, "não têm base", explica um membro do departamento técnico da FIM ao Motorsport.com.
"Os motores estão sob custódia rigorosa e sob supervisão contínua no Catar", disse a mesma fonte.
“Durante a semana anterior ao GP - do qual a corrida de MotoGP foi cancelada - as equipes empacotaram todos os equipamentos em caixas” assegurou.
Alguns times empacotaram todo o material, mas enviaram uma caixa para a fábrica com motores que, como não estavam congelados, no papel, podiam continuar evoluindo.
"A princípio, a ideia é que, quando chegarmos ao primeiro circuito onde será realizada a corrida, as equipes só poderão usar os motores que estão nas caixas que agora estão no Catar e serão os que ficarão congelados", disse.
No caso hipotético em que uma equipe traga um motor para a primeira corrida de sua fábrica, a FIM o comparará com a unidade que agora está no Catar, para garantir que eles tenham as mesmas características técnicas.
Sob essa premissa, a Federação entrou em contato com todos os fabricantes para interromper o trabalho de desenvolvimento, uma vez que isso não lhes será útil, tanto na parte dos motores, quanto no pacote aerodinâmico.
Veja como o coronavírus tem alterado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
Foto de: FIA Formula E
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Foto de: Akhil Puthiyedath
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
Foto de: FOM
A previsão é de que o campeonato comece com o GP do Canadá, no dia 14 de junho. Os GPs da Holanda, Espanha e Azerbaijão também foram postergados.
Foto de: Tim Biesbrouck / Motorsport.com
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado.
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas. A F2 pode iniciar seu campeonato em Baku, enquanto que a F3 na Áustria, já em julho.
Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
Foto de: Marc Fleury
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
Foto de: Rainier Ehrhardt
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
Foto de: Scott R LePage / Motorsport Images
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
Foto de: Dave Kneen
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Foto de: IndyCar Series
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Foto de: IndyCar Series
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
Foto de: NASCAR Media
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
Foto de: Duda Bairros
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
Foto de: Duda Bairros
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Foto de: Luca Bassani
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
Foto de: Duda Bairros
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