GT Sprint Race: Pilotos da PROAM de olho no regulamento para decisão do Special Edition

Circuito requer um equipamento equilibrado e muita precisão dos competidores em busca dos pontos que levarão aos títulos do torneio na temporada 2022

GT Sprint Race

Foto de: Luciano Santos

Os pilotos chegam para a terceira e última etapa da GT Sprint Race - Special Edition, entre os dias 4 a 6 de novembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com otimismo e carros competitivos. O certame promete exigir boa estratégia para o treino classificatório que contará pontos para as três corridas do final de semana.

Leia também:

Além disso, serão 86 pontos em jogo na tabela de classificação do torneio nas categorias PRO, AM e PROAM, a tomada de tempos vale 25 pontos ao pole, a primeira e a segunda corrida recebem uma bonificação, 18 pontos cada, e embate final serão mais 25 pontos.

Diogo Moscato (#54) lidera a tabela de classificação na categoria PRO, com 141 pontos, seguido por Arthur Gama (#09), 109 e Rafael Seibel (#79), 88, Lucas Mendes (#88), 86, Dudu Trindade (#18), 79 e Antonio Junqueira (#61), 59.

“Para a final do Special Edition não só miramos o título desse campeonato, mas também sair com a liderança do geral. Então, a estratégia é não ter muitos riscos desnecessários”, menciona Diogo Moscato, de Salvador (BA). “Nosso objetivo é sair com todos os 86 em mãos”, afirmou.

Já o vice-líder, Arthur Gama diz que está focado para a busca do título. “A expectativa é altíssima. Goiânia é uma pista que gosto bastante. Mesmo tendo uma diferença na tabela para o líder, temos muitos pontos em jogo ainda. Por ser no anel externo, acredito que a corrida será muito mais pegada, com mais pilotos buscando as primeiras colocações. Por isso, a etapa será de muito difícil, precisamos na estratégia e posicionamento”, afirmou o piloto de Porto Alegre (RS).

Sistema de classificação e pontuação

O treino classificatório terá duas voltas lançadas, que formará os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolheu se mantiver na pole na Corrida 1, largará na décima posição no certame seguinte; por outro lado, se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo as regras do regulamento do torneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos, só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a corrida 1 e 2, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

As nove etapas que compõe o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato Brasil, com seis etapas (duas corridas em cada), – Santa Cruz do Sul (RS), Velocitta (SP), Interlagos (SP), Londrina (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (duas etapas) e Interlagos (SP) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

O último encontro da edição 2022, onde serão conhecidos os campeões do campeonato Overall e do campeonato Brasil, será no Autódromo de Londrina, no Paraná, programado para o dia 10 de dezembro.

CLASSIFICAÇÃO SPECIAL EDITION (Após seis corridas)

PROAM

1) #54 Diogo Moscato, 141 pontos

2) #09 Arthur Gama, 109

3) #79 Rafael Seibel, 88

4) #88 Lucas Mendes, 86

5) #18 Dudu Trindade, 79

6) #61 Antonio Junqueira, 59

7) #01 Luca Milani/ Roberto Milani, 49

8) #61 Marcus Índio, 36

PRO

1) #21 Thiago Camilo/Raphael Teixeira, 145 pontos

2) #13 Rafael Dias, 112

3) #77 Pedro Costa, 105

4) #37 Ayrton Chorne, 92

5) #87 Rodrigo Sperafico / Jorge Martelli, 87

6) #82 Gerson Campos/Lourenço Beirão, 71

7) #77 Felipe Baptista, 65

8) #12 César Ramos/Edgar Bueno Neto, 65

9) #77 Dudu Barrichello, 40

AM

1) #19 Luís Debes, 106 pontos

2) #72 Giovani Girotto, 99

3) #16 Léo Martins, 93

4) #78 Léo Yoshii, 71

5) #31 Roberto Possas, 60

6) #08 Alexandre Kauê / Tiago Kfouri, 54

7) #17 Walter Lester, 41

8) #31 Cello Nunes, 37

9) #07 Mario de Lara, 15

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GT Sprint Race: oval é a novidade da próxima etapa, em Goiânia
Próximo artigo Dignity Gold GT Sprint Race: horários e como assistir à etapa final do Special Edition, em Goiânia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil