NASCAR Brasil terá Troféu Super Pole em Cascavel
Sistema de classificação definirá grid de largada da quinta etapa do calendário 2023. As duas corridas estão programadas para o domingo, 2 de julho, no autódromo paranaense
No próximo final de semana, dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, as máquinas da NASCAR Brasil Sprint Race vão invadir o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para mais um grandioso evento da temporada: a Super Pole. Os 36 competidores que disputam o campeonato inscritos nas categorias PRO, AM e PROAM, entrarão na pista com 3.085 metros de extensão para defender suas posições com um regulamento extra para a definição do grid de largada.
Na etapa no oeste paranaense, 75 pontos estarão em jogo, sendo 25 para o classificatório e 25 para cada corrida. Os treinos classificatórios (Q1 e Q2) serão disputados no sábado (1º de julho) e terão 10 minutos cada para todos os carros na pista com troca de pilotos em dupla. A Super Pole (Q3) é destinada apenas para os seis pilotos mais rápidos dos tempos compilados e adquiridos nos treinos Q1 e Q2, em mais cinco minutos.
Da sétima posição em diante, já fica definido para formação do grid, conforme resultado após finalizar o Q1 e Q2. Para os carros com dois pilotos, será a critério da dupla quem inicia a classificação (Q1), sendo obrigatório alternar para o Q2 e para o Q3.
É neste quali que será definido o grid para a primeira corrida da quarta etapa do campeonato, que acontece no domingo, 2, e o resultado da primeira corrida será o grid da segunda corrida, sem qualquer inversão. No caso de duplas, não haverá ingerência sobre os pilotos. Portanto, fica liberado quem classifica e quem correrá em cada corrida, desde que, é claro, um dos dois pilotos tenha participação em um dos três resultados.
A Super Pole foi disputada por quatro vezes na categoria. A primeira vez em 2017, garantido por Kau Machado e na edição 2019, foi conquistada por Marcelo Henriques, ambas em Interlagos. Em 2020, a chuva forte cancelou a disputa no momento da decisão do Super Pole no circuito de Curitiba. Em 2021, foi Sérgio Ramalho e no ano passado, o Super Pole foi de Cesar Ramos.
Neste ano, o calendário conta ainda, além da Super Pole, com outras atrações especiais consagradas como a etapa Night Challenge (etapa 3); a etapa decisiva, a Match Point (8ª etapa) e o Special Edition (5ª e 6ª etapas).
A primeira corrida será domingo, 2 de julho, às 9h35, enquanto a corrida 2 terá largada a partir das 13h45. Na sexta-feira, 30 de junho, os pilotos entram na pista para um treino extra às 15h45. No sábado, acontecem dois treinos livres oficiais às 09 horas e 12h30. As duas corridas terão transmissão ao vivo no Motorsport.com.
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate se já há como comparar Verstappen e Senna na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.