NASCAR: Byron ‘sobrevive’ e vence Daytona 500 em prova marcada por ‘big one’
Piloto da Hendrick Motorsports se livrou de acidente na linha de chegada, na abertura da última volta para triunfar na principal corrida da categoria
A maior corrida da NASCAR Cup Series teve que ser realizada nesta segunda-feira (19), devido às chuvas incessantes do domingo. Mesmo assim, a edição 2024 das 500 Milhas de Daytona reuniu um grande público em um dos principais templos sagrados da velocidade no mundo.
A prova de 200 voltas teve tudo aquilo que o fã de corridas gosta: competitividade, controvérsia e um final polêmico. No caso da cultura norte-americana, inclui-se também acidentes espetaculares.
A vitória ficou com William Byron, piloto da Hendrick Motorsports, equipe mais vencedora da história recente da NASCAR e que completa 40 anos em 2024. O piloto que compete no carro #24 que um dia já foi de Jeff Gordon, liderou a dobradinha de seu time, vendo Alex Bowman chegar muito perto, na segunda colocação.
O final viu uma disputa acirrada com os dois primeiros colocados, além de Ross Chastain e Austin Cindric, que tentavam se aproximar perto da abertura da última volta. A bandeira amarela acabou acionada poucos segundos depois da branca, que assinalava o último giro da prova, dando assim a 11ª vitória de Byron na carreira.
A corrida também foi marcada por um ‘big one’, como é chamado um acidente envolvendo vários carros na NASCAR. Quando restavam apenas nove voltas para o final, Bowman tenta empurrar Byron, mas desestabiliza seu companheiro de equipe que toca em Brad Keselowski, que lutava pela liderança. Enquanto os dois que iniciaram o incidente e que brigariam pela vitória, conseguiram se safar, o mesmo não aconteceu com mais da metade do grid. No total, foram 23 carros envolvidos de alguma forma no big one.
A NASCAR Cup Series retorna no domingo para a etapa de Atlanta.
Resultado
CLA | PILOTO | # | CARRO | VOLTAS | TEMPO | INTERVALO | PITS | PONTOS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | W. ByronHENDRICK MOTORSPORTS | 24 | Chevrolet | 200 |
3:10'52.259 |
10 | 51 | ||
2 | A. BowmanHENDRICK MOTORSPORTS | 48 | Chevrolet | 200 |
+0.006 3:10'52.265 |
0.006 | 13 | 42 | |
3 | C. BellJOE GIBBS RACING | 20 | Toyota | 200 |
+1.390 3:10'53.649 |
1.384 | 11 | 34 | |
4 | C. LajoieSPIRE MOTORSPORTS | 7 | Chevrolet | 200 |
+2.511 3:10'54.770 |
1.121 | 13 | 33 | |
5 | B. Wallace23XI RACING | 23 | Toyota | 200 |
+2.614 3:10'54.873 |
0.103 | 14 | 39 | |
6 | A. AllmendingerKAULIG RACING | 16 | Chevrolet | 200 |
+2.615 3:10'54.874 |
0.001 | 12 | ||
7 | J. NemechekLEGACY MOTOR CLUB | 42 | Toyota | 200 |
+3.416 3:10'55.675 |
0.801 | 13 | 30 | |
8 | E. JonesLEGACY MOTOR CLUB | 43 | Toyota | 200 |
+4.478 3:10'56.737 |
1.062 | 11 | 29 | |
9 | N. GragsonSTEWART-HAAS RACING | 10 | Ford | 200 |
+4.711 3:10'56.970 |
0.233 | 12 | 28 | |
10 | C. BriscoeSTEWART-HAAS RACING | 14 | Ford | 200 |
+4.712 3:10'56.971 |
0.001 | 10 | 27 | |
11 | K. LarsonHENDRICK MOTORSPORTS | 5 | Chevrolet | 200 |
+5.300 3:10'57.559 |
0.588 | 11 | 35 | |
12 | K. BuschRICHARD CHILDRESS RACING | 8 | Chevrolet | 200 |
+6.501 3:10'58.760 |
1.201 | 11 | 37 | |
13 |
Z. SmithSPIRE MOTORSPORTS
|
71 | Chevrolet | 200 |
+7.174 3:10'59.433 |
0.673 | 11 | 24 | |
14 | C. ElliottHENDRICK MOTORSPORTS | 9 | Chevrolet | 200 |
+8.103 3:11'00.362 |
0.929 | 11 | 33 | |
15 | M. Truex JrJOE GIBBS RACING | 19 | Toyota | 200 |
+11.562 3:11'03.821 |
3.459 | 11 | 24 | |
16 | D. HemricKAULIG RACING | 31 | Chevrolet | 200 |
+12.121 3:11'04.380 |
0.559 | 12 | 21 | |
17 |
T. GibbsJOE GIBBS RACING
|
54 | Toyota | 200 |
+12.435 3:11'04.694 |
0.314 | 11 | 20 | |
18 | C. BuescherRFK RACING | 17 | Ford | 200 |
+25.745 3:11'18.004 |
13.310 | 13 | 20 | |
19 | D. HamlinJOE GIBBS RACING | 11 | Toyota | 200 |
+27.333 3:11'19.592 |
1.588 | 14 | 22 | |
20 | D. RaganRFK RACING | 60 | Ford | 200 |
+1'48.172 3:12'40.431 |
1'20.839 | 18 | 17 | |
21 | R. ChastainTRACKHOUSE RACING | 1 | Chevrolet | 199 |
+1 Lap 3:09'43.990 |
1 Lap | 9 | 24 | |
22 | A. CindricTEAM PENSKE | 2 | Ford | 199 |
+1 Lap 3:09'44.239 |
0.249 | 9 | 24 | |
23 | R. PreeceSTEWART-HAAS RACING | 41 | Ford | 199 |
+1 Lap 3:10'55.423 |
1'11.184 | 15 | 14 | |
24 | R. HerbstRICK WARE RACING | 15 | Ford | 199 |
+1 Lap 3:10'58.004 |
2.581 | 12 | ||
25 | J. BerrySTEWART-HAAS RACING | 4 | Ford | 199 |
+1 Lap 3:11'00.755 |
2.751 | 10 | 12 | |
26 | J. HaleyRICK WARE RACING | 51 | Ford | 199 |
+1 Lap 3:11'03.108 |
2.353 | 11 | 11 | |
27 |
A. AlfredoBEARD MOTORSPORTS
|
62 | Chevrolet | 198 |
+2 Laps 3:11'18.305 |
1 Lap | 11 | ||
28 | J. JohnsonLEGACY MOTOR CLUB | 84 | Toyota | 196 |
+4 Laps 3:11'06.000 |
2 Laps | 12 | 9 | |
29 | T. Reddick23XI RACING | 45 | Toyota | 192 |
+8 Laps 2:56'37.956 |
4 Laps | 15 | 14 | |
30 | R. BlaneyTEAM PENSKE | 12 | Ford | 192 |
+8 Laps 2:56'39.348 |
1.392 | 8 | 17 | |
31 | R. Stenhouse JrJTG DAUGHERTY RACING | 47 | Chevrolet | 192 |
+8 Laps 2:56'59.552 |
20.204 | 17 | 9 | |
32 | J. LoganoTEAM PENSKE | 22 | Ford | 191 |
+9 Laps 2:55'01.089 |
1 Lap | 8 | 5 | |
33 | B. KeselowskiRFK RACING | 6 | Ford | 191 |
+9 Laps 2:55'01.199 |
0.110 | 8 | 4 | |
34 | D. SuarezTRACKHOUSE RACING | 99 | Chevrolet | 191 |
+9 Laps 2:55'01.460 |
0.261 | 9 | 12 | |
35 | T. GillilandFRONT ROW MOTORSPORTS | 38 | Ford | 191 |
+9 Laps 2:55'01.469 |
0.009 | 9 | 2 | |
36 | M. McDowellFRONT ROW MOTORSPORTS | 34 | Ford | 176 |
+24 Laps 3:12'10.503 |
15 Laps | 14 | 1 | |
37 | A. DillonRICHARD CHILDRESS RACING | 3 | Chevrolet | 146 |
+54 Laps 3:11'32.411 |
30 Laps | 12 | 1 | |
38 | K. GralaFRONT ROW MOTORSPORTS | 36 | Ford | 5 |
+195 Laps 4'06.110 |
141 Laps | 3 | 1 | |
39 | H. BurtonWOOD BROTHERS RACING | 21 | Ford | 5 |
+195 Laps 4'06.158 |
0.048 | 3 | 1 | |
40 |
C. HocevarSPIRE MOTORSPORTS
|
77 | Chevrolet | 5 |
+195 Laps 4'07.075 |
0.917 | 5 | 1 |
Motorsport Business #10 – DENER PIRES conta segredo do sucesso da PORSCHE CUP em relato EMOCIONANTE
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #270 - Fatores externos podem ofuscar pré-temporada da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.