Suarez se torna primeiro estrangeiro campeão da NASCAR
Mexicano domina prova de Homestead, vence e se torna o primeiro não-americano campeão em uma divisão nacional da maior categoria dos Estados Unidos














O Homestead-Miami Speedway viu a história acontecer. Neste sábado (19) um piloto de fora dos Estados Unidos se tornou campeão de uma divisão da NASCAR disputada no país. O feito foi de Daniel Suarez, mexicano de 24 anos, nascido em Monterrey.
O piloto do carro #19 da Joe Gibbs liderou 133 das 200 voltas programadas, mas não teve vida fácil durante toda a prova. Na primeira metade da corrida ele teve Justin Allgaier como principal perseguidor, mas Suarez sempre conseguiu se manter à frente.
Quando os outros dois finalistas, Elliott Sadler e Erik Jones se recuperaram, o mexicano começou a ter problemas para manter seu carro no comando, principalmente havia o acúmulo de voltas sob bandeira verde.
Na relargada da última bandeira amarela, ocasionada por Ray Black Jr., Suarez teve que relargar na terceira posição, faltando seis voltas, com Sadler - que havia trocado apenas dois pneus - e de Cole Whiitt, que não fez sua parada e acabou travando a linha de fora assim que a bandeira verde foi acionada.
Restou ao mexicano a trabalhar a ultrapassagem final em cima do carro #1 para não perder mais.
Sadler finalizou em terceiro, Allgaier em sexto e Jones recebeu a quadriculada em nono.
Com o resultado, a Joe Gibbs levou o título de donos de carros. Foi a terceira vitória de Suarez no ano. Em 2013, com apenas 21 anos, ele foi vice-campeão da NASCAR México.
Confira o resultado final
Cla | # | Piloto | Motor | Voltas | Tempo | Voltas Lid | Pontos | Bônus | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 19 | ![]() |
Toyota | 200 | 2:36'41 | 133 | 40 | ||
2 | 3 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 0.968 | 17 | 40 | 1 | |
3 | 1 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 1.275 | 1 | 38 | ||
4 | 22 | ![]() |
Ford | 200 | 1.613 | ||||
5 | 2 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 2.570 | ||||
6 | 7 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 3.382 | 6 | 35 | ||
7 | 42 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 3.694 | 23 | |||
8 | 62 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 3.874 | 33 | |||
9 | 20 | ![]() |
Toyota | 200 | 3.999 | 3 | 32 | ||
10 | 98 | ![]() |
Ford | 200 | 4.574 | 9 | |||
11 | 6 | ![]() |
Ford | 200 | 4.621 | 30 | |||
12 | 39 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 5.058 | 1 | 30 | 1 | |
13 | 44 | ![]() |
Toyota | 200 | 5.155 | 28 | |||
14 | 88 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 5.665 | 27 | |||
15 | 33 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 5.888 | 26 | |||
16 | 16 | ![]() |
Ford | 200 | 6.714 | 25 | |||
17 | 5 | ![]() |
Chevrolet | 200 | 7.058 | ||||
18 | 14 | ![]() |
Toyota | 200 | 8.093 | 3 | |||
19 | 28 | ![]() |
Toyota | 199 | 1 lap | 22 | |||
20 | 11 | ![]() |
Chevrolet | 199 | 1 lap | 21 | |||
21 | 01 | ![]() |
Chevrolet | 199 | 1 lap | 20 | |||
22 | 4 | ![]() |
Chevrolet | 199 | 1 lap | 19 | |||
23 | 86 | ![]() |
Chevrolet | 198 | 2 laps | ||||
24 | 51 | ![]() |
Chevrolet | 198 | 2 laps | 17 | |||
25 | 18 | ![]() |
Toyota | 197 | 2 laps | ||||
26 | 15 | ![]() |
Ford | 196 | 4 laps | 1 | |||
27 | 48 | ![]() |
Chevrolet | 196 | 3 laps | 14 | |||
28 | 07 | ![]() |
Chevrolet | 195 | 4 laps | 13 | |||
29 | 0 | ![]() |
Chevrolet | 195 | 5 laps | 12 | |||
30 | 13 | ![]() |
Dodge | 195 | 5 laps | 11 | |||
31 | 78 | ![]() |
Ford | 195 | 4 laps | 10 | |||
32 | 99 | ![]() |
Ford | 194 | 5 laps | 9 | |||
33 | 25 | ![]() |
Chevrolet | 193 | 6 laps | 8 | |||
34 | 97 | ![]() |
Chevrolet | 189 | 10 laps | 7 | |||
35 | 24 | ![]() |
Toyota | 167 | 33 laps | Oil leak | 6 | ||
36 | 46 | ![]() |
Chevrolet | 134 | 66 laps | Accident | |||
37 | 52 | ![]() |
Chevrolet | 87 | 113 laps | Ignition | 4 | ||
38 | 90 | ![]() |
Chevrolet | 49 | 151 laps | Overheating | 3 | ||
39 | 40 | ![]() |
Toyota | 43 | 157 laps | 3 | Brakes | ||
40 | 10 | ![]() |
Toyota | 2 | 198 laps | Vibration |
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.