Relato da corrida
Porsche Cup Interlagos

Na estratégia, dupla Khodair/Hahn vence em Interlagos

Com a melhor tática e sem erros, pilotos que estão juntos há nove anos superaram Miguel Paludo e Beto Gresse. Christian Hahn e Renan Guerra levaram a melhor na Challenge

Marcelo Hahn e Allam Khodair comemoram em Interlagos

Em uma prova com ritmo intenso e que não teve a presença de Safety Car, Allam Khodair e Marcelo Hahn levaram a melhor na primeira etapa de endurance de 2016 da Porsche GT3 Cup Challenge. 

O carro #16 saiu na terceira posição e garantiu a vantagem decisiva no último stint das 2h16min de prova, após traçar a melhor tática em cima de Miguel Paludo e Beto Gresse, que lideraram o maior número de voltas. 

Ricardo Zonta e Alan Hellmeister terminaram em terceiro, a dupla Lucas Foresti e Ricardo Rosset em quarto e os irmãos Nelsinho e Pedro finalizaram em quinto. Cacá Bueno e Claudio Dahruj, que foram os poles, finalizaram em oitavo.

Na Challenge, o filho de Marcelo, Christian Hahn, também foi para o lugar mais alto do pódio. Ele fez dupla com Renan Guerra, fazendo a festa da família. Ramon Alcaraz e William Freire terminaram em segundo e Rodrigo Mello e Tom Filho em terceiro.

Ao término da competição, piloto da Stock Car vencedor comentou o desempenho da dupla.

"Estamos correndo juntos há nove anos", disse Khodair. "Ano passado chegamos em segundo, mas com uma prova bem inferior a esta, erramos na estratégia, as outras duplas também erraram, nosso ritmo não era tão bom como hoje, mas tivemos uma prova perfeita."

O "Japonês Voador" também falou sobre o fato de boa parte do grid da Stock Car ter participado da prova deste sábado.

"A cada dupla que era confirmada, eu via que nossas chances diminuíam mais. No início queríamos brigar pelo pódio, mas depois começou Cacá, Zonta, Foresti, te confesso que antes achava que o pódio estava de bom tamanho."

Do outro lado, Miguel Paludo atribuiu à estratégia de pneus o motivo de ter perdido o comando da prova no último stint, já que a borracha que foi para a pista estava mais desgastada.

"A nossa estratégia era correta, mas estávamos em um campo totalmente desconhecido" disse Paludo após a prova. "Optamos sair de pneus novos, também tê-los na segunda parte e utilizar os usados no terceiro stint, tentando sempre abrir o máximo de vantagem. Não foi o suficiente, já que o Khodair fez o contrário e conseguiu avançar no fim."

A Corrida

Apesar de ser uma prova de longa duração, o ritmo e o espírito dos pilotos eram de uma corrida sprint. Claudio Dahruj manteve a ponta nas primeiras voltas e Miguel Paludo, que largou em sexto, veio escalando o pelotão nos primeiros três giros. 

Na terceira volta, a briga era entre o piloto gaúcho e o companheiro de Cacá Bueno, e acabou favorecendo Paludo, assumindo a liderança da competição. Pela Challenge, a dupla Otávio Mesquita e Cristiano Piquet superou os poles Alcaraz/Freire.

Com 46 minutos de prova, Sergio Maggi, da Challenge, bateu de frente no muro perto do fim da reta oposta, após disputar posição com o carro #81 da dupla Farah/Franco. Mesmo com a violência da pancada, o piloto saiu ileso.

Ao final da primeira hora, Beto Gresse, que entrou no lugar de Paludo era o líder da prova, seguido de Zonta/ Hellmeister e Schneider/Baptista. Os irmão Piquet ocupavam o sexto posto e Cacá Bueno era o nono colocado. Pela Challenge, Christian Hahn e Renan Guerra comandavam a classe.

Com quase duas horas, Allam Khodair ultrapassou Beto Gresse pela sexta posição, o que poderia dar a vitória ao carro #16, já que outros à frente teriam que fazer uma última parada.

Faltando dez voltas para o fim, com todos realizando suas últimas paradas, Khodair era o líder, Gresse era o segundo, seguido do carro de Ricardo Zonta e Alan Hellmeister.

A menos de três minutos para o fim, a dupla que ocupava a vice-liderança da Challenge, Daniel Paludo e Marcos Ambrósio parou na pista, dando adeus a qualquer tipo de bom resultado.

Exatamente às 18h, Allam Khodair recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, seguido de Gresse e Hellmeister. A dupla Lucas Foresti e Ricardo Rosset terminou em quarto e os irmãos Nelsinho e Pedro finalizaram em quinto.

A festa foi em família, já que Christian Hahn e Renan Guerra foram os melhores da Challenge, com Ramon Alcaraz e William Freire em segundo e Rodrigo Mello e Tom Filho em terceiro.

A próxima etapa de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge será em Goiânia, dia 22 de outubro.

Confira o resultado completo

1.       Marcelo Hahn / Allam Khodair (CUP), 69 voltas em 2h14min22s494

2.       Miguel Paludo / Beto Gresse (CUP), a 2s792

3.       Ricardo Zonta / Alan Hellmeister (CUP), a 5s976

4.       Ricardo Rosset / Lucas Foresti (CUP), a 15s644

5.       Nelson Piquet Jr. / Pedro Piquet (CUP), a 17s182

6.       Maurizio Billi / Ricardo Maurício (CUP), a 18s034

7.       Sergio Jimenez / Rodrigo Baptista (CUP), a 20s880

8.       Cacá Bueno / Claudio Dahruj (CUP), a 30s480

9.       Pedro Queirolo / Marcel Visconde (CUP), a 55s382

10.   Edu Azevedo / Sylvio de Barros (CUP), a 1min22s038

11.   JP Mauro / Gabriel Casagrande (CUP), a 1 volta

12.   Daniel Schneider / Ricardo Baptista (CUP), a 1 volta

13.   Paulo Pomelli / Diego Nunes (CUP), a 1 volta

14.   Beto Leite / Beto Valério (CUP), a 2 voltas

15.   Dário Giustozzi / Gaston Mazzacane (CUP), a 2 voltas

16.   Christian Hahn / Renan Guerra (CHA), a 2 voltas

17.   Ramon Alcaraz / William Freire (CHA), a 2 voltas

18.   Rodrigo Mello / Tom Filho (CHA), a 3 voltas

19.   Otávio Mesquita / Cristiano Piquet (CHA), a 3 voltas

20.   Eloi Khouri / Marco Cozzi (CHA), a 3 voltas

21.   Roberto Samed / Marcio Mauro (CHA), a 4 voltas

22.   Daniel Paludo / Carlos Ambrósio (CHA), a 6 voltas

23.   Clemente Lunardi / Beto Posses (CUP), a 6 voltas

24.   Marcio Basso / Nonô Figueiredo (CUP), a 9 voltas

25.   Mauricio Salla / Guilherme Reischl (CHA), a 11 voltas

26.   Luiz Arruda / Marcus Vario (CHA), a 18 voltas

27.   Gil Farah / Marcelo Franco (CUP), a 43 voltas

28.   Sergio Maggi / Mau Zanella (CHA), a 47 voltas

29.   Luiz Fernando Elias / Marçal Muller (CHA), desclassificado

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Cacá crê em viabilidade de torneio sul-americano da Porsche
Próximo artigo Otávio Mesquita: "na pista, não tem moleza, vou pra cima"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil