Porsche Cup: Neugebauer e a conexão histórica com o autódromo de Goiânia

Piloto que estreou na categoria em 2016, em Goiânia, hoje tem 100 corridas disputadas e dois títulos. A terceira etapa Sprint acontece nos dias 3 e 4 de junho

Werner Neugebauer

Foto de: Bruno Terena

Depois de atingir a marca de 100 corridas na Porsche Carrera Brasil com uma vitória na última etapa disputada pelo campeonato Endurance, em Interlagos, São Paulo (SP), agora o piloto Werner Neugebauer vai relembrar outro capítulo de sua carreira.

Palco da próxima etapa do campeonato Sprint (corridas curtas) nos dias 3 e 4 de junho, o autódromo de Goiânia também é especial para Neugebauer. Goiânia foi onde o gaúcho voltou a atuar no automobilismo em 2016, justamente na sua estreia pela Porsche, após uma pausa de oito anos.

Leia também:

A corrida número um de Neugebauer com os carros de corrida mais produzidos do mundo foi uma prova Endurance em parceria com Fábio Alves. Após classificar o carro #54 na oitava colocação, a dupla fechou a corrida com um pódio no quinto lugar da classe principal. Foi o primeiro contato do piloto com carros de turismo.

Essa corrida marcou o retorno do gaúcho ao automobilismo após oito anos afastado. “Goiânia é especial para mim, foi o meu primeiro contato com Porsche, a primeira corrida foi lá e terminei em quinto ao lado do Fábio Alves... essa foi a corrida mais marcante na pista, pois o foi a minha volta ao automobilismo, foi o primeiro contato com o carro e tivemos um pódio”, disse o piloto que foi campeão Sprint em 2018 e Overall em 2019.

Das 100 corridas disputadas por Werner, 14 foram em Goiânia. São nove pódios, duas vitórias e três pole positions. “É um circuito bem completo com curvas de alta, média e baixa velocidade. A curva um e a dois são bem rápidas, depois tem um cotovelo seguido do S de baixa... então isso faz com que a pista seja bem legal. Mas as curvas de alta são as minhas preferidas”, avalia o piloto da Mahrte Racing Team.

O público em Goiânia também costuma ser bem receptivo com os pilotos da Porsche. “Sem dúvida aqui nós temos grandes fãs de automobilismo e a gente sente isso quanto recebe o público na visitação aos boxes e quando estamos no grid e olhamos para a arquibancada cheia”, comenta Neugebauer.

Na temporada 2022 a Porsche visitou Goiânia em três oportunidades. Na abertura do campeonato, Werner classificou na quinta colocação e terminou a primeira corrida na mesma posição. Na segunda prova do fim de semana, um problema na correia forçou o piloto a abandonar a corrida quando liderava com folga.

Pela quinta, e penúltima etapa, do campeonato Sprint, os pilotos tiveram duas sessões de classificação, uma para cada corrida do final de semana. Werner ficou com a pole position na primeira prova, que terminou em terceiro, e com a segunda posição para a segunda prova, terminando também em segundo.

O terceiro encontro com a cidade foi pela segunda etapa do campeonato Endurance. Em dupla com Ricardo Zonta, os pilotos colocaram o #8 em mais um pole position e finalizaram a corrida na oitava colocação.

O quarto fim de semana de corrida da Porsche em 2023 começa com as atividades de treinos opcionais na quinta-feira (1). Na sexta-feira (2), nova sessão de treino opcional pela manhã e treino livre a tarde.

No sábado (3), os pilotos fazem a classificação no período da manhã e a primeira corrida do fim de semana no início da tarde. O público terá acesso ao autódromo no domingo (4) podendo participar da visitação aos boxes às 12h15. Na sequência, às 13h30, os pilotos largam para a segunda corrida, fechando a etapa.

A Porsche Carrera Brasil tem transmissão ao vivo da classificação e das corridas pelo Motorsport.com

Números de Werner Neugebauer na Porsche e na pista de Goiânia:

Total

Corridas: 100 (79 Sprint/21 Endurance)Pódios: 55 (45 Sprint/10 Endurance)Vitórias: 14 (10 Sprint/4 Endurance)Pole: 9 (4 Sprint/5 Endurance)

Goiânia

Corridas: 14 (8 Sprint/6 Endurance)Pódios: 9 (5 Sprint/4 Endurance)Vitórias: 2 (1 Sprint/1 Endurance)Pole: 3 (1 Sprint/2 Endurance)

Programação da 4ª Etapa da Porsche Carrera Cup, em Goiânia (992)

Quinta-feira, dia 1

14h35 – Treino opcional 1

Sexta-feira, dia 2

10h – Treino opcional 2

14h30 – Treino livre 1

Sábado, dia 3

9h – Classificação (Carrera Rookie)

9h15 – Classificação (Carrera Sport)

9h30 – Classificação (Carrera)

9h50 – Classificação TOP 10

13h30 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

Domingo, dia 4

12h15 – Visitação de boxes

13h30 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta)

Calendário Porsche Carrera Brasil 2023

1ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de março (SPRINT 1)

2ª Etapa – Velocitta – 15 e 16 de abril (SPRINT 2)

3ª Etapa – Interlagos – 13 de maio (ENDURANCE 1)

4ª Etapa – Goiânia – 3 e 4 de junho (SPRINT 3)

5ª Etapa – Interlagos – 15 e 16 de julho (SPRINT 4)

6ª Etapa – A DEFINIR – 2 e 3 de setembro (SPRINT 5)

7ª Etapa – A DEFINIR – 10 de setembro (ENDURANCE 2)

8ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de novembro (SPRINT 6)

9ª Etapa – Interlagos – 18 de novembro (ENDURANCE 3)

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Recordista de Goiânia, Müller volta ao circuito para brigar pelo título da Carrera Cup
Próximo artigo Porsche: Terceira etapa Sprint será em Goiânia, um dos mais desafiadores da temporada para os freios

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil