Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
Últimas notícias

Porsche: Paludo vence na 'pré-F1' e segue na disputa pelo título

Ex-NASCAR Truck Series triunfa na Porsche Império Carrera Cup 4.0 e se mantém na briga com Marcel Coletta e Marçal Müller

Miguel Paludo

O pole-position Miguel Paludo venceu pela primeira vez em 2019 e garantiu sobrevida em sua disputa pelo título da Porsche Império Carrera Cup 4.0. Maior campeão dos 15 anos de história da categoria, o competidor do carro #7 da Brandt disputa neste domingo o título contra os jovens Marcel Coletta, 18, e Marçal Müller, 27. A jornada final do campeonato de sprint da Porsche Cup Império acontece dentro da programação oficial do GP Brasil de F1 em Interlagos.

O segundo lugar na corrida de abertura ficou com Coletta e o carro #177 com as cores da Cimed. Com o resultado, ele subiu para a vice-liderança na tabela de pontos: foi a 156 pontos -mas, aplicados os descartes regulamentares dos dois piores resultados do ano leva vantagem sobre Müller.

Quarto colocado na prova depois de um quali complicado que lhe rendeu apenas o sétimo posto no grid, Marçal Müller é o novo líder nos pontos corridos. O competidor do carro #544 com as cores da Patrus Transportes agora soma 160. Mas, como descarta oito e tem menos vitórias que Coletta, na prática, ele precisa terminar a corrida de domingo ao menos três posições à frente do adversário.

Já Paludo tem, com descartes, acumulados os mesmos 142 pontos que tem nos pontos corridos. Ele precisa ser no mínimo segundo colocado e torcer para os oponentes zerarem no domingo.

O terceiro colocado na prova foi o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, com o bicampeão Ricardo Baptista completando o top5.

Pela classe GT3 Cup 4.0, os ventos sopraram a favor de Rodrigo Mello. Ele venceu a corrida com o sétimo lugar no geral e viu seus adversários mais próximos (Sylvio de Barros e Adalberto Baptista) enfrentarem contratempos. Com isso, o piloto do carro #29 reassumiu a liderança nos pontos. Depois de uma performance consistente com o décimo lugar no geral, Maurizio Billi levou o carro #34 para a vice-liderança na classe.

Na matemática do campeonato, aplicados os descartes Mello lidera com cinco pontos de vantagem sobre Sylvio e Billi. Apenas os três conservam chances de título
Após o sorteio no pódio, foi determinada a inversão de sete posições para determinar o grid de domingo. Assim, Mello larga na pole Müller em quarto, Coletta em sexto e Paludo em sétimo.

A programação deste domingo tem início às 9h com a segunda corrida da categoria 3.8 (a primeira é nesta tarde, às 16h30, com transmissão do Sportv 2). A jornada de domingo será exibida ao vivo pelo Sportv 3. 

A corrida
Paludo não fez uma boa largada saindo da pole e caiu para o terceiro lugar. Coletta e Neugebauer aproveitaram, assumindo primeiro e segundo lugares, respectivamente. Brigando pelo título, Müller fez boa largada e fechou a primeira volta no quinto lugar, atrás de Ricardo Baptista. Na GT3, Rodrigo Mello, Adalberto Baptista e Murizio Billi eram os três primeiros.

Na abertura da segunda volta, Marçal colocou por dentro na tomada do S do Senna e ultrapassou Baptista. Os carros chegaram a se tocar na segunda perna, mas sem gravidade. No meio do pelotão, Alceu Feldman ganhava a posição de Eloi Khouri e assumia o 11º lugar. Pela GT3, Sylvio de Barros e Carlos Ambrósio saíram da pista e caíram para o final do grid.

Com seis voltas completadas, Marcel era o líder com seis décimos de vantagem para Neugebauer, que era bastante pressionado por Paludo -ele precisava abrir caminho para continuar sonhando com o título. Müller vinha em quarto, com 3,5 segundos de desvantagem.

De tanto insistir, Paludo finalmente conseguiu a ultrapassagem em Werner. No final da sexta volta, o piloto do carro #8 acabou saindo de traseira e não resistiu ao ataque de Miguel. O competidor do carro #7 mostrou estar com a faca nos dentes e não esperou nem uma volta par assumir a ponta da corrida, na abertura do oitavo giro, com manobra tranquila sobre Coletta. Na GT3, Rodrigo Mello liderava com três segundos de vantagem para Billi, que ocupava a décima posição no geral.

Restando cinco minutos, Paludo abriu uma confortável vantagem de dois segundos para Coletta, que sofria forte ataque de Werner. O piloto, que corria com as cores da Shell, deu uma traseirada sobre a zebra na entrada da reta oposta, mas demonstrou grande habilidade ao controlar o carro e se manter na pista. Com isso, Marcel conseguiu abrir mais de um segundo e obteve alívio na pressão que sofria.

Werner bem que tentou se reaproximar, mas não havia mais tempo suficiente para superar Coletta. A vitória ficou mesmo com Paludo, que se manteve vivo na busca pelo campeonato. Marcel foi o segundo colocado, Werner em terceiro, Müller em quarto e Ricardo Baptista em quinto. Na GT3, Mello venceu a prova, seguido por Billi, Tomasoni, Ambrósio e Marcelo Franco.

Resultado
1. Miguel Paludo, 17 voltas em 27:50.003
2. Marcel Coletta, a 3.289
3. Werner Neugebauer, a 5.120
4. Marçal Müller, a 14.199
5. Ricardo Baptista, a 20.630
6. Alceu Feldmann, a 26.836
7. Rodrigo Mello*, a 28.263
8. Lico Kaesemodel, a 29.334
9. Pedro Aguiar, a 34.418
10. Maurizio Billi*, a 34.879
11. Eloi Khouri, a 35.292
12. Renato Braga, a 57.732
13. Marcelo Tomasoni*, a 1:05.517
14. Carlos Ambrósio*, a 1:11.988
15. Marcelo Franco*, a 1:17.641
16. Sylvio de Barros*, a 1:18.039
17. Rodolfo Toni*, 1:18.064
18. Pedro Marreiros*, 1:31.234
19. Adalberto Baptista*, 1:32.543
* GT3 Cup

Artigo anterior Com pouca experiência na pista, líder da Porsche revela evolução e ajuda de Átila Abreu
Próximo artigo Chefão da Porsche Cup elogia novos talentos e promete novidades para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros