Últimas notícias

Porsche volta a Interlagos para rodada decisiva

Etapa vai definir o representante brasileiro na fase global do programa júnior da categoria e pode coroar os primeiros campeões de 2019

Largada em Interlagos

Largada em Interlagos

Luca Bassani

O campeonato da Porsche Carrera Cup entra na sua reta final neste fim de semana com a realização de uma rodada tripla da Sprint Series no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Será a penúltima etapa da temporada 2019 na sprint, com a derradeira também sendo disputada no circuito da capitam paulista, no fim de semana do GP do Brasil de Fórmula 1, dias 16 e 17 de novembro – nos dias 26 de outubro (Goiânia) e 30 de novembro (Interlagos) serão realizadas as últimas duas etapas da Endurance Series.

A programação deste final de semana prevê uma corrida a mais do que o normal pelo fato de que uma das provas no Estoril, em Portugal, foi cancelada após o forte acidente de Dennis Dirani, que demandou a reconstrução da barreira no fim da reta dos boxes.

A etapa de Interlagos vai definir a indicação do representante brasileiro no “shootout”, a finalíssima global do Porsche Junior Program. Participam até 12 pilotos de todo o mundo, todos indicados pelos promotores locais dos campeonatos da montadora alemã. Assim como na fase doméstica do Junior Program, os pilotos passam por uma bateria de testes dentro e fora das pistas. O vencedor é contemplado com uma bolsa para disputar corridas de Porsche na Europa e não necessariamente é o mais rápido da seletiva, mas aquele apontado pelos especialistas da categoria como o de perfil mais adequado para seguir carreira como piloto oficial de fábrica. Pelos critérios do programa, estão elegíveis para o shootout Vitor Baptista e Marcel Coletta, os dois vencedores das seletivas brasileiras realizadas em 2018. Quem terminar a etapa com mais pontos no campeonato da Carrera Cup 4.0 terá a indicação brasileira. São 62 pontos em disputa e Baptista tem 48 de vantagem.

Como em toda reta final de campeonato, os principais candidatos já fazem as contas na disputa pelo título. Levando-se em conta a aplicação de descartes dos dois piores resultados (exceto bandeira preta), Interlagos já pode definir campeões neste fim de semana. São diversas possibilidades e combinações possíveis, mas a matemática dos títulos para os líderes de cada uma das quatro divisões é a seguinte:

Na classe Carrera 4.0, Vitor Baptista já pode sair de Interlagos como novo campeão. Para isso, precisa vencer as três corridas do fim de semana, independentemente dos resultados dos seus concorrentes.

Já na GT3 Cup 4.0 Rodrigo Mello pode conquistar o título em Interlagos caso vença as três provas, com Sylvio de Barros zerado na primeira e no máximo em quarto na segunda, e Adalberto Baptista zerado na primeira e no máximo terceiro na segunda.

Na Carrera 3.8, Enzo Elias será campeão se vencer as duas primeiras corridas e for o terceiro na outra, independentemente dos resultados de seus principais perseguidores na tabela.

Por fim, na GT3 Cup 3.8, Fran Lara fatura o título se ganhar as três corridas, com Nelson Monteiro no máximo em quarto na primeira prova do fim de semana.

Vale lembrar que a primeira prova é, na prática, a segunda corrida da etapa de Portugal, ou seja, distribui 20 pontos para os vencedores e terá os grids invertidos em seis posições em relação à ordem de chegada das corridas 1. Assim, Pedro Aguiar tem a posição de honra na Carrera Cup 4.0, enquanto Chico Horta será o pole na Carrera Cup 3.8.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Porsche: Hellmeister e Luca vencem os 300 km do Estoril na classe 4.0, com Leo Sanchez e Átila Abreu triunfando na 3.8
Próximo artigo Porsche Endurance Series realiza segunda etapa do ano com grid 'pesado' em Goiânia

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil