De volta a Londrina, Shell pede prova noturna da Stock
Com outras corridas disputadas no crepúsculo no Autódromo Ayrton Senna, time acha interessante ideia de proposta diferente
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Depois de quatro anos fora do calendário da Stock Car, Londrina retorna ao campeonato em 2016. A pista é uma das mais curtas do Brasil, e seu desenho proporcionou uma ideia inovadora da equipe Shell Racing.
O time pede que a prova ganhe um atrativo diferente nos próximos anos, sendo disputada à noite. Pela proximidade das duas retas, seria possível iluminar boa parte da pista, algo que já é feito em corridas de Sprint Cars. Confira:
Os pilotos da equipe se animam com a ideia.
"Já fiz corridas à noite em Daytona, Le Mans, e é muito especial para o público e para os pilotos”, disse Zonta.
“Na NASCAR, a corrida noturna é uma realidade há muito tempo, já que eles correm em ovais. Mas é possível correr em pistas curtas, que já possuem uma iluminação externa, como Londrina, onde vamos correr neste final de semana. É um sonho bem viável e que exigiria apenas pequenos ajustes no carro."
"Um grid de 20 ou 25 carros também pode ser uma opção para tornar a corrida ainda mais especial, com uma pré-classificação sendo disputada à tarde e a largada sendo feita no pôr-do-sol, com a chegada à noite, a exemplo do que ocorre no GP de F1 em Abu Dhabi."
A Shell Racing inclusive apresentou um esboço do que seria necessário para o atual carro da Stock Car competir à noite, com base na opinião dos pilotos, mecânicos e chefe de equipe. "A principal é instalar faróis dianteiros, que hoje são apenas desenhados na carenagem”, explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.
“Isso é algo de fácil execução, exigindo apenas uma bateria maior ou extra para garantir o funcionamento deste sistema. Com estas pequenas alterações seria possível fazer uma corrida jamais vista na categoria, um espetáculo inédito"
Átila Abreu também destaca a parte promocional da ideia da corrida noturna. "Isso certamente seria um grande espetáculo para o público na arquibancada e para quem gosta de ver a corrida na TV em um novo horário.”
“Dá até para pensar em mudanças no layout para deixar o carro mais chamativo à noite, com pinturas especiais, como vemos na F1."
Algumas adaptações também podem ser sugeridas, como a ausência do botão de ultrapassagem, já que a visibilidade à noite é reduzida e, assim como na chuva, este recurso acaba não sendo utilizado por segurança.
Confira os detalhes propostos pelo time:
- Faróis: atualmente, o farol do carro é desenhado. Seria necessária a instalação dos dois faróis na dianteira
- Bateria extra: por conta destes faróis, a bateria teria que ser maior ou mesmo haver uma extra para garantir o funcionamento do sistema de iluminação
- Capô: pequeno recorte para inserção dos faróis
- Motor: devido a menor visibilidade, o botão de ultrapassagem não seria utilizado, assim como já ocorre nas provas com chuva
- Luz de freio: reforço na iluminação já existente
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