Di Grassi atrasa pitstop e vence corrida 2 em Curitiba
Atual campeão da Fórmula E garantiu a vitória após parada obrigatória para troca de pneus e reabastecimento
Assim como aconteceu na primeira corrida do dia em Curitiba, o vencedor da prova saiu após as paradas obrigatórias nos boxes e, mais uma vez a vitória foi decidida a partir da escolha do momento certo de parar. Lucas Di Grassi, que resolveu atrasar sua entrada, acabou como vencedor.
A segunda posição ficou com o pentacampeão Cacá Bueno, que largou em quinto, escapou das confusões na pista e com boa estratégia da equipe Cimedo conseguiu garantir um lugar no pódio, logo à frente de Gabriel Casagrande, o terceiro.
Rubens Barrichello, que na corrida 1 largou na pole, mas perdeu muitas posições ainda no começo da corrida e cruzou a linha de chegada na 13ª posição, conseguiu se recuperar e ficou em quarto, com Antonio Pizzonia completando o top 5.
A corrida
Com grid invertido para as dez primeiras posições, Rafael Suzuki foi para a pole position na corrida 2, mas perdeu a liderança para Cesar Ramos, que atrasou a freada na curva 1 e assumiu a ponta. Mas sua alegria durou pouco, pois logo depois acabou superado por Marcos Gomes e caiu para segundo. Quinto do grid, Lucas Di Grassi aproveitou a confusão para assumir a terceira posição.
Mais atrás, Bruno Baptista tentou partir para tentar tomar a sétima posição de Denis Navarro, mas rodou e caiu para a última posição. Enquanto isso, Ricardo Maurício enfrentava problemas em seu carro e abandonava a prova.
Na quinta volta, Cesra Ramos acionou o botão de ultrapassagem para tomar a ponta de Marcos Gomes, trazendo junto Lucas Di Grassi e Gabriel Casagrande. Na tentativa de segurar a posição, Gomes atrasou demais a freada, escapou para a grama e abandonou a prova.
Pouco depois, Felipe Fraga, vencedor da primeira corrida do dia, passou reto na curva 1, teve a suspensão de seu carro quebrada, o que bastaria para tirá-lo da corrida, mas um princípio de incêndio o obrigou a parar na pista, o que acionou o safety car.
Pouco depois, Lucas Foresti, que não completou a corrida 1, foi excluído da prova por atitude antidesportiva após bater no carro de Guga Lima, que acabou batendo em Bia Figueiredo e causou o abandono da piloto da Ipiranga Racing.
Na relargada, autorizada na 11ª volta, Cesar Ramos conseguiu segurar a pressão de Di Grassi e seguiu na liderança. Depois da investida sobre Ramos, Di Grassi começou a ser pressionado por Casagrande.
Com box aberto para os pitstops obrigatórios, Cesar Ramos é o primeiro a parar, mas sua equipe se atrapalha e o piloto acaba perdendo muitas posições. Optando por uma estratégia de atrasar sua parada, Lucas Di Grassi conseguiu neutralizar a vantagem de Ramos e voltou para a pista na frente.
Pouco depois, com problema de superaquecimento do motor, Ramos acabou abandonando a prova. Como Ramos parou seu carro em um ponto perigoso da pista, o carro de segurança foi mais uma vez acionado.
Logo após a relargada, os pilotos que ainda não tinham feito seus pitstops, precisaram entrar nos boxes, menos Diego Nunes, que herdou a ponta. Mas a alegria do piloto do carro #70 durou pouco, pois pouco depois ele foi obrigado a parar, devolvendo a liderança a Lucas Di Grassi, que segurou a ponta para conquistar sua primeira vitória na Stock Car.
Resultado da corrida
Pos | Piloto | Equipe |
1 | Lucas Di Grassi | Hero Motorsports |
2 | Cacá Bueno | Cimed Racing |
3 | Gabriel Casagrande | Vogel Motorsport |
4 | Rubens Barrichello | Full Time Sports |
5 | Antonio Pizzonia | Prati-Donaduzzi Racing |
6 | Rafael Suzuki | Bardhal Hot Car |
7 | Vitor Genz | Elsenbahn Racing |
8 | Ricardo Zonta | Shell V-Power |
9 | Thiago Camilo | Ipiranga Racing |
10 | Daniel Serra | Eurofarma RC |
11 | Tuka Rocha | Vogel Motorsport |
12 | Felipe Lapenna | Cavalero Contuflex |
13 | Fabio Carbone | Scuderia Colón |
14 | Bruno Baptista | Hero Motorsports |
15 | Denis Navarro | Cavalero Sports |
16 | Diego Nunes | Texaco Racing |
17 | Max Wilson | Eurofarma RC |
18 | Nelson Piquet Jr | Texaco Racing |
19 | Galid Osman | Cavalero Sports |
20 | Allam Khodair | Blau Motorsport |
21 | Cesar Ramos | Blau Motorsport |
22 | Guga Lima | Squadra G Force |
23 | Felipe Fraga | Cimed Racing |
24 | Marcos Gomes | Cimed Racing |
25 | Bia Figueiredo | Ipiranga Racing |
26 | Fernando Croce | Scuderia Colón |
27 | Julio Campos | Prati-Donaduzzi Racing |
28 | Ricardo Maurício | Full Time Sports |
29 | Valdeno Brito | Elsenbahn Racing |
30 | Guilherme Sallas | Bardhal Hot Car |
31 | Átila Abreu | Shell V-Power |
32 | Sergio Jimenez | Squadra G Force |
33 | Lucas Foresti | Cimed Racing |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.