No desejado 7º lugar, Zonta quer vencer o Milhão: "Vou para cima"
Piloto da Shell V-Power terá mais combustível e pneus menos desgastados que os seis primeiros do grid em Interlagos
Lucas di Grassi superou Ricardo Maurício e Thiago Camilo e largará na pole position na Corrida do Milhão da Stock Car. Entretanto, muitos apontam Ricardo Zonta como um dos favoritos ao triunfo neste domingo, em Interlagos.
Por largar em sétimo, sem ter disputado o Q3 e a SuperPole, o piloto da Shell V-Power economizou combustível e pneus, além de colocar-se no primeiro lugar entre os competidores que ficaram pelo caminho no Q2.
Assim, Zonta não perderá tanto tempo com o reabastecimento no pit stop obrigatório durante a corrida. O ex-Fórmula 1 também terá compostos menos desgastados que os pilotos do top-6, o que o coloca como uma boa aposta para a disputa no autódromo José Carlos Pace.
E o próprio competidor da Shell admite que pode estar com certa vantagem. "Talvez essa seja a melhor estratégia, largando em sétimo, com mais combustível que os seis primeiros", ponderou o curitibano.
"Isso faz muita diferença no pit stop, porque eles terão três segundos a mais na parada, por causa do abastecimento. Além disso, tem a questão dos pneus, porque os da frente deram voltas a mais, e isso causa desgaste. A gente economizou combustível e pneus e isso é importante".
Zonta ainda prometeu ir para cima na busca pelo milhão. "Com o balanço que eu tenho no carro, dá para ser uma corrida de classificação (com o carro no limite) do começo ao fim. Vou para cima, não tenho o que perder. Vou atacar com tudo", cravou.
Apesar da boa situação, o piloto da Shell ter ficado em sétimo 'de propósito'. "Não tinha como prever, nem vi os tempos dos outros. Meu carro está muito constante, sempre virando tempos iguais. A sétima posição é muito importante, mas minha cabeça estava para a pole".
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationPrincipais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.