Últimas notícias

Fraga cogita competir apenas fora do Brasil em 2020: “Sonho que sempre tive”

Piloto que encerrará compromisso com Cimed Racing ao final da temporada, disse também que não “joga toalha” para atual campeonato

Felipe Fraga no Velopark

O ano de Felipe Fraga é, certamente, o mais agitado da sua carreira. Além da temporada na Stock Car, o piloto de 24 anos vem de boas campanhas no Mundial de Endurance da FIA (WEC), IMSA e Blancpain, competição que se sagrou campeão da Silver Cup com a Mercedes.

Em Cascavel, onde se prepara para mais uma etapa da maior categoria do automobilismo brasileiro, Fraga avaliou a atual temporada, com altos e baixos. Neste momento, ele é o sexto colocado, 58 pontos atrás do líder, Ricardo Maurício.

“Tivemos um começo de ano difícil com quebras, acidentes e muitas coisas que fugiram do meu controle, mas melhoramos bem nas últimas três ou quatro corridas”, disse Fraga com exclusividade ao Motorsport.com. “Ainda estamos um pouco distantes, mas é muito difícil você correr pensando que precisa dos resultados dos outros.”

Leia também:

“Não vou correr pensando no campeonato, vou pensando em fazer uma corrida boa. Vou encarar cada prova como se fosse a última, tentando ganhar mais algumas até o final do ano.”

“Se tiver sorte, talvez eu chegue para disputar a final. Daí a esperança é a última que morre, estou trabalhando 100% animado, não joguei a toalha.”

Fraga chega a Cascavel em meio à maratona dos outros três campeonatos que está (ou esteve) em 2019, passando por Europa, Ásia e América do Norte em menos de um mês. Ele admitiu que o cansaço bateu, mas está feliz pelos resultados dentro e fora das pistas.

“Depois do Velopark fui para a final do Blancpain, acabamos campeões da categoria Silver, foi muito bom, na última corrida terminamos em quinto, na geral. Saí de lá e fui correr no Japão, no WEC, fizemos a pole, mas por causa de uma porca da porta acabamos desclassificados, mas largamos em último e chegamos em terceiro. Foi ótimo também, porque tanto na classificação, como na corrida, eu consegui ter a melhor média de tempo da Porsche na classe LMGT AM. Além disso, conheci muitas pessoas novas lá fora. E no IMSA, acho que foi uma das melhores corridas da minha vida, falando de performance.”

“Foram quatro fins de semana seguidos de corrida, estou um pouco cansado, não vou mentir, mas no começo do ano me comprometi a fazer o máximo de corridas possível, então vamos fechar em 31 ou 32 provas neste ano. Poucos pilotos fizeram isso esse ano no mundo. É muito bom, estou aprendendo muito e agora estou correndo atrás do meu futuro.”

Após a etapa de Interlagos, Fraga poderá se ver fora da Stock Car, já que seu contrato com a Cimed Racing termina este ano. Apesar de gostar da categoria brasileira, ele não acharia ruim em ter um período só competindo fora do Brasil.

“Hoje em dia estou buscando coisas lá fora e aqui no Brasil, ao mesmo tempo. Por enquanto, não tenho nada fechado no Brasil. Estamos chegando no final do ano, não posso esperar muito.”

“É claro que gostaria de correr na Stock. Mesmo competindo em outras categorias, às vezes até com carros mais legais, a Stock, entre todas que já fiz é a mais competitiva, mas eu preciso encontrar algo bom para mim também.”

“Estou cogitando também correr só lá fora, mas não tenho nada acertado ainda, mas como fiz algumas coisas boas, isso pode acontecer, além de ser um sonho que sempre tive.”

Temporada histórica

2019 é histórico para a Stock Car, quando a categoria completa 40 anos de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40
In this article
Erick Gabriel
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock: Serra admite necessidade de melhora após perder a liderança
Próximo artigo Tempestade atrapalha atividades da Stock Car em Cascavel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros