Próximo a incidente com óleo, Cardoso lamenta demora no procedimento de limpeza
Apesar disso, piloto da Hot Car Competições absolveu Átila Abreu, cujo carro “lavou” pista durante a primeira parte do treino classificatório
Um trilho de óleo deixado por um dos carros no traçado da parte final da pista de Interlagos no início do segundo grupo, ainda na primeira parte da classificação, prejudicou quase a metade do grid da Stock Car para a Corrida do Milhão.
Cientes do desafio do formato especial de classificação para a prova – quem avançou mais fases gastou mais pneus e combustível do que quem ficou nas primeiras rodadas da sessão – os pilotos foram à pista para tentar a melhor posição possível de largada para a prova deste domingo.
“O carro do Átila teve a falha e ele tentou levar até os boxes, e foi encharcando a pista de óleo em um ponto fundamental da pista, que é na subida da reta e na Curva do Café”, explicou o piloto Pedro Cardoso, que estava logo atrás do #51 no momento.
“Era no trajeto, em um ponto no qual os pilotos estão com o pé no fundo do acelerador. Não poder passar por ali, além do altíssimo risco de um acidente, prejudicou a todos no segundo grupo do Q1”, explicou o novato que largará da 27ª posição.
Curiosamente, o único piloto do segundo grupo que conseguiu passar ao Q2 – e o fez ao anotar apenas o 14º tempo -, foi o mesmo que conquistou a pole position da prova, Lucas di Grassi, piloto convidado pela Eurofarma-RC. “Era o momento para o treino ser interrompido com bandeira vermelha para que a pista fosse limpa”, apontou Pedro. A limpeza do asfalto foi realizada momentos antes do Q2.
Amadeu Rodrigues, chefe de Cardoso na Hot Car Competições, é um dos que creem que a sessão deveria ser interrompida para que fosse feita a absorção do óleo. “O Átila não teve culpa e fez o que qualquer piloto faria, que é tentar ir mais à margem possível da pista para levar o carro de volta aos boxes e facilitar o trabalho para o time.”
“Mas ali na subida da reta principal era um ponto difícil e quando vimos que não teríamos chance de brigar para entrar no Q2, já fizemos os pilotos recolherem”, destacou.
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
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