Reabastecimento da Stock Car volta a ser obrigatório
CBA faz mudanças no regulamento da categoria: carros serão obrigados a parar nos boxes em uma determinada janela
A Stock Car Brasil soltou um adendo mudando um pouco a regra do reabastecimento que teve na primeira etapa da categoria em 2013, no autódromo de Interlagos. Lá, o reabastecimento não era obrigatório, apesar de ser altamente indicado, e não havia janelas de paradas. Já a partir da próxima etapa, este final de semana em Curitiba, isso muda de jogo.
Nas corridas de rua – Ribeirão Preto e Salvador –, o reabastecimento permanecerá proibido. Outros detalhes sobre a operação, como o posicionamento do carro na frente dos boxes e o número de pessoas envolvidas na operação, também deverão ser esclarecidos pelo regulamento particular da competição. A CBA também alterou alguns itens do regulamento dos treinos classificatórios, entre eles o tempo da duração do Q2, que definirá a pole entre os 10 mais rápidos no geral dos dois grupos de 17 pilotos e passará agora a ser de oito minutos.
Segundo o chefe de equipe de Rubens Barrichello na categoria, Maurício Ferreira acredita que a novidade poderá deixar as provas mais dinâmicas, embora a teoria tenha de ser confirmada na prática. "Ao limitar o tempo de parada, o que se busca é uma rápida reacomodação das posições e não deixar o público perdido. Mas a janela também reduzirá as possibilidades de estratégia das equipes. Enfim, vamos ver o que acontece nesta primeira experiência", acrescentou. O reabastecimento não será permitido em regime de safety-car e o piloto que infringir a regra também será excluído da prova.
Em Curitiba, todos os carros serão obrigados a parar nos boxes entre a 10ª e a 16ª volta.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.