Stock Car: Carros de 2025 contarão com aço carbono neutro

Solução em aço tem certificado XCarb©, programa global que atesta produção com emissões de CO2 reduzidas

Safety Cage de novo carro da Stock Car

Foto de: Divulgacao

Além de buscar mais velocidade e segurança, os carros da nova geração da Stock Car Pro Series, que vão ganhar as pistas em 2025, também serão mais sustentáveis. A nova safety cage, a gaiola de segurança que protege os pilotos, vai contar com aço carbono neutro da ArcelorMittal, líder no mercado mundial do aço.

Leia também:

A solução em aço desenvolvida pela empresa tem o certificado XCarb©, programa global da produtora de aço que atesta uma produção com emissões de CO2 reduzidas.

Para marcar a importância da ação, a ArcelorMittal entrega à Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, detentor da Vicar, organizadora da principal categoria do automobilismo brasileiro, o certificado XCarb© em um evento realizado nesta sexta-feira (1).

A neutralidade de CO2 da solução em aço para a Stock Car é garantida por projetos de redução de emissões, além da compensação de emissões residuais por meio de plantio de árvores.

De acordo com o vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Adelino de Faria, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a agenda de descarbonização.

“A ArcelorMittal se conecta à Stock Car por meio dos pilares de segurança, tecnologia e sustentabilidade. Neste caso, usamos nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolver a solução em aço da safety cage e todo o processo foi feito de forma sustentável, com o certificado XCarb©, levando a importância da agenda de descarbonização também para o automobilismo e reafirmando o nosso propósito de produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, disse.

“A contribuição da ArcelorMittal para o projeto do carro 2025 da Stock Car nos trouxe avanços importantes em pelo menos três dimensões: tornou os carros mais seguros, mais competitivos e também reduziu nossa pegada de carbono. Esse é um combo tecnológico que nos ajuda muito a avançar nos objetivos do projeto”, resumiu Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a promotora da Stock Car.

Desenvolvimento da safety cage

Conduzido pela Audacetech, o projeto da nova geração de carros da Stock Car busca levar mais segurança e sustentabilidade para as pistas. Dentro deste projeto, a solução em aço da nova safety cage foi desenvolvida pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal.

Após mais de um ano de trabalhos, a empresa apresentou uma solução que utiliza aço de alta resistência e que traz mais leveza à estrutura, reduzindo o consumo de combustível, além de contar com aço carbono neutro.

A confiabilidade do equipamento foi atestada de forma independente pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e todos os carros do grid vão contar com esta solução desenvolvida pela ArcelorMittal a partir de 2025.

Sobre o XCarb©

O XCarb© é um programa global da ArcelorMittal, lançado em 2021, que visa reunir todos os esforços e investimentos do Grupo com a missão de reduzir e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa na cadeia do aço. Uma das inciativas do programa é o certificado de aço verde.

Estes certificados são emitidos pela ArcelorMittal com base na redução de CO2, garantida pela DNV, um órgão independente que atesta a confiabilidade do processo.

VERSTAPPEN POLE COM VÁCUO, Leclerc 2º! Russell 3º, Sainz 4º, Hamilton 9º. BORTOLETO brilha em Sakhir

O que a F1 pode fazer para que o domínio de Max não seja desinteressante?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car: Di Mauro termina sexta-feira na frente em Goiânia
Próximo artigo AO VIVO: Assista à classificação da etapa de Goiânia da Stock Car

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil