Stock Car: Ipiranga Racing vê etapa de Interlagos com acerto diferente de primeira corrida em 2023
Asa, frio e lastro devem fazer acerto da Ipiranga em Interlagos mudar bastante de abril para julho
No próximo domingo (9), na quinta etapa da temporada 2023, a Stock Car completará 150 corridas em Interlagos. É mais que o dobro das 72 corridas disputadas em Goiânia, o segundo autódromo que mais recebeu a principal categoria brasileira. E por isso, mesmo tendo corrido as primeiras 49 corridas, entre 1979 e 1989, no antigo traçado de 7.874 metros, é a pista mais manjada por pilotos e equipes.
Ainda assim, da primeira vez que a Stock Car correu em Interlagos esse ano, em 23 de abril, para agora, a forma de acertar o carro de cada equipe muda.
“Na etapa de abril, que foi a segunda da temporada, nós corremos com uma asa menor, já que asa projetada para o carro de 2023 deu problemas na primeira corrida. Agora já estamos com ela de volta.”
“Como Interlagos é uma pista que não precisa de tanta downforce, porque é uma pista que tem retas grandes, então não dá para carregar muito, acredito que não teremos diferença de desempenho em relação à corrida de abril, mas muda alguma coisa no acerto. Também tem a questão do peso: na primeira corrida do ano em Interlagos o Thiago estava levando lastro e o Cesar não. Agora o Cesar está com 20 quilos e o Thiago 25. Em Interlagos isso é uma penalização bastante severa porque tem as subidas do Laranjinha e da Junção, que é bem íngreme, então o peso acaba prejudicando bastante. A previsão do tempo diz que vai estar muito mais frio que em abril, o que se torna um novo desafio para aquecer os pneus corretamente para a classificação”, disse Andreas Mattheis, chefe da equipe Ipiranga Racing.
Com quatro pódios em Interlagos (três segundos e um terceiro lugar) desde que chegou à Ipiranga Racing, em 2020, Cesar Ramos busca sua primeira vitória na pista paulistana, embora este não seja o objetivo principal. “Com 20 quilos de lastro, chegar a um Q3 e brigar por mais um pódio já é uma vitória, mas a gente sempre tem que pensar em beliscar a vitória nas corridas”, diz o piloto do Toyota número 30.
O companheiro de Ipiranga Racing, Thiago Camilo, tem sete vitórias em Interlagos, a primeira da carreira, em 2004, e duas na Corrida do Milhão, em 2011 e 2012. Sua última vitória em Interlagos foi já com o carro atual, em 2021. “Vencer aqui é sempre especial, mas principalmente correndo com 25 quilos de lastro não pode ser o objetivo, e sim uma consequência. Estou em segundo no campeonato, a quatro pontos do primeiro (Gabriel Casagrande), e o objetivo é chegar à próxima etapa, no Velocittà, levando 30 quilos de lastro”.
Quer assistir a Stock Car ao vivo em Interlagos? Clique aqui e confira os preços promocionais para a etapa de São Paulo.
Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.