Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Stock Car: Ipiranga Racing vê etapa de Interlagos com acerto diferente de primeira corrida em 2023

Asa, frio e lastro devem fazer acerto da Ipiranga em Interlagos mudar bastante de abril para julho

Cesar Ramos

No próximo domingo (9), na quinta etapa da temporada 2023, a Stock Car completará 150 corridas em Interlagos. É mais que o dobro das 72 corridas disputadas em Goiânia, o segundo autódromo que mais recebeu a principal categoria brasileira. E por isso, mesmo tendo corrido as primeiras 49 corridas, entre 1979 e 1989, no antigo traçado de 7.874 metros, é a pista mais manjada por pilotos e equipes.

Leia também:

Ainda assim, da primeira vez que a Stock Car correu em Interlagos esse ano, em 23 de abril, para agora, a forma de acertar o carro de cada equipe muda.

“Na etapa de abril, que foi a segunda da temporada, nós corremos com uma asa menor, já que asa projetada para o carro de 2023 deu problemas na primeira corrida. Agora já estamos com ela de volta.”

“Como Interlagos é uma pista que não precisa de tanta downforce, porque é uma pista que tem retas grandes, então não dá para carregar muito, acredito que não teremos diferença de desempenho em relação à corrida de abril, mas muda alguma coisa no acerto. Também tem a questão do peso: na primeira corrida do ano em Interlagos o Thiago estava levando lastro e o Cesar não. Agora o Cesar está com 20 quilos e o Thiago 25. Em Interlagos isso é uma penalização bastante severa porque tem as subidas do Laranjinha e da Junção, que é bem íngreme, então o peso acaba prejudicando bastante. A previsão do tempo diz que vai estar muito mais frio que em abril, o que se torna um novo desafio para aquecer os pneus corretamente para a classificação”, disse Andreas Mattheis, chefe da equipe Ipiranga Racing.

Com quatro pódios em Interlagos (três segundos e um terceiro lugar) desde que chegou à Ipiranga Racing, em 2020, Cesar Ramos busca sua primeira vitória na pista paulistana, embora este não seja o objetivo principal. “Com 20 quilos de lastro, chegar a um Q3 e brigar por mais um pódio já é uma vitória, mas a gente sempre tem que pensar em beliscar a vitória nas corridas”, diz o piloto do Toyota número 30.

O companheiro de Ipiranga Racing, Thiago Camilo, tem sete vitórias em Interlagos, a primeira da carreira, em 2004, e duas na Corrida do Milhão, em 2011 e 2012. Sua última vitória em Interlagos foi já com o carro atual, em 2021. “Vencer aqui é sempre especial, mas principalmente correndo com 25 quilos de lastro não pode ser o objetivo, e sim uma consequência. Estou em segundo no campeonato, a quatro pontos do primeiro (Gabriel Casagrande), e o objetivo é chegar à próxima etapa, no Velocittà, levando 30 quilos de lastro”.  

Quer assistir a Stock Car ao vivo em Interlagos? Clique aqui e confira os preços promocionais para a etapa de São Paulo.   

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Stock Car: Diego Nunes vai substituir Felipe Fraga na Blau em Interlagos
Próximo artigo Stock Car corre em Interlagos pela 150ª vez e freios voltam a ser exigidos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros