TCR SA: Osman / Lapenna não dão chance aos rivais e garantem vitória brasileira na endurance de Interlagos

Pelo TCR Brasil, que utiliza as mesmas corridas do TCR SA, o top 3 foi o mesmo

Galid Osman e Felipe Lapenna

Foto de: Duda Bairros

O TCR South America entregou uma corrida emocionante em Interlagos. E na prova endurance, válida pela quarta etapa da temporada 2023, tivemos vitória brasileira. Galid Osman e Felipe Lapenna largaram de segundo e, apesar de perderem posições na saída, escalaram e não deram chances aos rivais para garantir o triunfo em São Paulo.

As duplas de Raphael Reis / Jorge Barrio e Juan Manuel Casella / Gaetano di Mauro completaram o pódio da prova. Pelo TCR Brasil, campeonato que estreia neste fim de semana correndo simultaneamente com o TCR SA, usando as mesmas provas, o top 3 se manteve inalterado. 

Leia também:

Antes da largada, a direção de prova anunciou que a dupla Reischl / Salas sairia dos boxes devido a uma troca do motor. Porém, o carro #37 acabou não participando.

Na largada da prova, de 60 minutos de duração, Nunes / Vivacqua fizeram uma ótima largada, indo de quarto para a ponta, com Rosso / Farroni também subindo, para segundo. Ao final da primeira volta, os dois primeiros se mantinham, à frente de Osman / Lapenna, Reis / Barrio e Montenegro / Russell, que completavam o top 5.

Aos poucos, o top 3 começou a desgarrar do resto do pelotão. Na terceira volta, Rosso conseguiu se colocar em dar o bote para assumir a ponta. Logo na sequência, foi a vez de Galid passar o compatriota para subir para a segunda posição.

Com 10 minutos de prova, a disputa pela ponta ficava apenas entre Rosso / Farroni e Osman / Lapenna, abrindo mais de 2s para Nunes / Vivacqua em terceiro. A dupla do #70 enfrentava a pressão de Reis / Barrio e Montenegro / Russell.

Galid intensificou a pressão e assumiu a ponta na marca de 15 minutos na reta principal de Interlagos. Já na volta seguinte, a diferença já era de quase 1s e seguiu crescendo.

A dupla de Claudio e Leandro Rama precisou entrar nos boxes na volta 10 devido a um furo de pneus, antes do início da janela programada de paradas para a troca de pilotos.

Quando a corrida entrou na volta 17, foi aberta a janela de paradas. Válida até o 22º giro, os pilotos eram obrigados a entrar nos boxes para a troca de pilotos, podendo trocar pneus também, com tempo mínimo de 01min45s. Logo na primeira oportunidade, Osman / Lapenna já entraram nos boxes.

Neste momento, Osman / Lapenna tinham uma prova controlada, abrindo mais de 4s para Rosso / Farroni. Nunes / Vivacqua seguiam em terceiro, a 7s do líder, enquanto Reis / Barrio e Montenegro / Russell completavam o top 5.

Lapenna / Osman optaram por trocar os dois pneus dianteiros e, por isso, voltaram à pista atrás de Vivacqua / Nunes.

Após o fim da janela de paradas, na volta 22, restavam pouco menos de 20 minutos ainda no relógio. Com o grid já reposicionado, Lapenna / Osman já haviam retomado a ponta, abrindo 1s para Vivacqua / Nunes. Barrio / Reis ocupavam a terceira posição, mas em meio a uma disputa intensa com Farroni / Rosso, enquanto Di Mauro / Casella completavam o top 5. Líder do campeonato, Montenegro havia caído para sétimo com Russell.

Pouco depois, problemas para Llaver / Iansa. O argentino, que é o vice-líder do campeonato, vinha em sexto quando viu a roda traseira direita ter problemas e precisando controlar o carro para evitar a batida na barreira de proteção.

E os problemas seguiram, agora para o líder do campeonato. Com Russell no carro, Montenegro teve que ver o #23 entrar nos boxes a 10 minutos do fim após andar lento pela pista.

Lá na frente, Lapenna / Osman já abriam quase 3s para Vivacqua / Nunes, enquanto Barrio / Reis seguiam em terceiro, mas já vendo a aproximação de Di Mauro / Casella.

Em disputa pela terceira posição, Barrio / Reis e Di Mauro / Casella se envolveram em uma confusão a menos de três minutos do fim, precisando se esforçar para evitar o toque. Com isso, Di Mauro teve que frear com força e perdeu o contorno da curva.

No final, apesar de um breve susto, Felipe Lapenna garantiu a dianteira para dar a vitória a ele e Galid Osman na endurance de Interlagos. Diego Nunes e Thiago Vivacqua terminaram em segundo, garantindo um 1-2 100% brasileiro, mas que foi modificado assim que cruzaram a linha de chegada.

A dupla fez um pit stop em 01min39s, abaixo do mínimo deterinado pelo regulamento e, com isso, foram punidos com 90s, levando Juan Manuel Casella e Gaetano di Mauro para a terceira posição.

O TCR South America volta a correr no fim de julho, entre os dias 21 e 23, em Rivera, no Uruguai, pela quinta etapa da temporada 2023, retornando ao modelo sprint, com duas corridas no fim de semana. No Motorsport.com, você acompanha a cobertura completa da categoria.

Confira o resultado final da endurance de Interlagos válida pelo TCR South America:

1 – Galid Osman / Felipe Lapenna (W2 Pro GP – CUPRA)

2 – Raphael Reis / Jorge Barrio (W2 Pro GP – CUPRA)

3 – Juan Manuel Casella / Gaetano Di Mauro (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

4 – Juan Ángel Rosso / Luciano Farroni (Paladini Racing – Toyota Corolla)

5 – Fabián Yannantuoni / Beto Monteiro (Paladini Racing – Toyota Corolla)

6 – Pedro Cardoso / Mathias de Valle (Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra)

7 – Adalberto Baptista / Bruno Baptista (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

8 – Marcio Basso / Gonzalo Alterio (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

9 – Diego Nunes / Thiago Vivacqua (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

10 – Frederick Balbi / Nelson Marcondes (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

11 – Fabio Casagrande / Franco Coscia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

12 – Diego Gutierrez / Gustavo Fernigrini (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

13 – Claudio Rama / Leandro Rama (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

14 – Rafael Suzuki / Matías Signorelli (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

15 – Lucas Salles / Marcos Regadas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

16 – Enrique Maglione / Rodrigo Aramendia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

17 – Manuel Sapag / Marcelo Ciarrocchi (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)

18 – Ignacio Montenegro / Lucas Colombo Russell (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

19 – Bernardo Llaver / Gastón Iansa (Toyota Team Argentina – Toyota Corolla)

20 – Juan Pablo Bessone / Facundo Marques (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

21 – Guilherme Reischl / Guilherme T. Salas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

Confira o resultado final da endurance de Interlagos válida pelo TCR Brasil:

1 – Galid Osman / Felipe Lapenna (W2 Pro GP – CUPRA)

2 – Raphael Reis / Jorge Barrio (W2 Pro GP – CUPRA)

3 – Juan Manuel Casella / Gaetano Di Mauro (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

4 – Juan Ángel Rosso / Luciano Farroni (Paladini Racing – Toyota Corolla)

5 – Fabián Yannantuoni / Beto Monteiro (Paladini Racing – Toyota Corolla)

6 – Pedro Cardoso / Mathias de Valle (Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra)

7 – Adalberto Baptista / Bruno Baptista (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

8 – Diego Nunes / Thiago Vivacqua (Cobra Racing Team – Toyota Corolla)

9 – Fabio Casagrande / Franco Coscia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

10 – Rafael Suzuki / Matías Signorelli (PMO Motorsport – Lynk & Co  03 TCR)

11 – Lucas Salles / Marcos Filho (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

12 – Enrique Maglione / Rodrigo Aramendia (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

13 – Ignacio Montenegro / Lucas Colombo Russell (Squadra Martino – Honda Civic Type R)

14 - Guilherme Reischl / Guilherme T. Salas (PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR)

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TCR SA celebra presença do Mundial da categoria na região e espera etapa no Brasil “logo”
Próximo artigo TCR SA: Após vitória em Interlagos, Lapenna projeta disputar temporada completa em 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil