Após 58 anos, Ferrari faz história e vence a edição centenária das 24 Horas de Le Mans
Inter Europol venceu na categoria LMP2 e a Corvette Racing foi a grande campeã no GTE-Am na tradicional prova francesa
Em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, a Ferrari superou a Toyota e levou a vitória no geral da centésima edição das 24 Horas de Le Mans com o carro #51, que teve o trio Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado pilotando, encerrando o domínio japonês na prova de endurance mais importante do planeta. Essa foi a primeira vitória ferrarista no geral após 58 anos - se conderarmos só como equipe de fábrica, o jejum seria maior, de 59 anos.
O duelo entre o #51 e o #8 da Toyota do trio Sebastien Buemi, Brandon Hartley e Ryo Hirakawa foi muito intenso durante quase 12 horas de provas, com ambos os times separados por poucos segundos, alternando a liderança – e também as estratégias desde o início da noite no Circuito de la Sarthe.
O time italiano chegou a ter problemas nas primeiras horas do domingo na França, quando Pier Guidi rodou para evitar uma batida e parou na caixa de brita. O #51 recuperou terreno e travou uma batalha até cerca de duas horas para o final, quando Hirakawa bloqueou suas rodas após pisar no freio e bateu nas barreiras de proteção das curvas Arnage.
Este foi um dos acidentes que teve a prova. Claro, estes fatores fazem parte de um endurance de longa duração, mas a chuva e o início mais duro do grid fez com que as batidas tivessem um nível um pouco mais elevado. A título de comparação, 1/8 dos carros que alinharam para a corrida abandonaram nas duas primeiras horas de prova.
Sobrou para a Toyota buscar o segundo lugar, mas já sem competitividade para tentar a vitória. Só um lance de sorte poderia mudar o resultado e ele quase aconteceu: com 23 minutos para o final, no pitstop derradeiro do #51, o carro demorou a pegar e o clima de apreensão ficou no ar, mas logo Pier Guidi voltou à pista.
Na sequência, os dois Cadillacs da Chip Ganassi Racing. O pódio foi completo pelo número 2 – Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook – com o #3, de Scott Dixon, Sebastien Bourdais e Renger van der Zelde. O top 5 ficou com a Ferrari #50, que largou na pole da prova com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina – eles superaram a Porsche Penske #5 na hora final de corrida, já que o bólido da montadora alemã teve problemas.
LMP2
Na categoria LMP2, o duelo também foi intenso também. Pela variação de estratégias, a Inter Europol, do trio Jakub Smiechowski, Fabio Scherer e Albert Costa, chegou a ter uma vantagem mínimas – sete segundos – na hora final de corrida para a WRT #41, que tinha Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz.
Deletraz vinha voando na pista, mas como precisavam parar nos pits, foi o que deixou, digamos, a Inter Europol mais tranquila para a vitória.
A terceira colocação ficou com o WRT #31, que teve Sean Gelael, Robin Frijns e Ferdinand Habsburg se revezando na condução ao longo das 24 Horas.
GTE-Am
A Corvette, com seu time oficial, levou para casa a vitória da categoria com o carro #33. Longe de se envolver em confusão, cumpriu com a ‘receita’ para triunfar. O trio do norte-americano Ben Keating, o holandês Nicky Catsburg e o argentino Nicolas Varrone terminaram na frente.
Eles superaram a Aston Martin #25 da ORT by TF, que teve o Ahmad Al Harthy, Michael Dinan e Charlie Eastwood. A terceira colocação comprova o equilíbrio da prova e das forças das 24 Horas de Le Mans, com a Porsche #86 finalizando o pódio – este time foi formado pelo trio Michael Wainwright, Benjamin Barker e Riccardo Pera.
Os brasileiros
Não foi uma corrida com grandes resultados para o brasileiros, quase todos envolvidos em acidentes ou problemas mecânicos. Pipo Derani, por exemplo, não chegou a andar no Cadillac da Action Express inteiro, isso pelo fato de Jack Aitken, um de seus companheirox no #311, bateu logo na primeira volta, o que tirou qualquer competitividade do bólido.
Correndo no carro #75 da Porsche Penske, que tinha esse número em alusão aos 75 anos da Porsche, Felipe Nasr iniciou de maneira bem competitiva a corrida, mas uma falha na bomba de combustível obrigou a equipe a abandonar.
Competindo na categoria LMP2, Pietro Fittipaldi foi o responsável por colocar o carro #28 da Jota Racing na liderança em boa parte da corrida, mas as chances de vitória acabaram no início da noite, após David Hansson bater o carro.
Na mesma categoria, André Negrão viu sua Alpine envolvida em uma confusão com três carros e o acidente acabou com o sonho da vitória para a equipe. Antes da metade da prova, o brasileiro cheegou a colocar o carro na liderança, mas Memo Rojas se envolveu em uma confusão com outros dois bólidos – inclusive a Toyota #7 com Kamui Kobayashi pilotando -, o que entortou a roda da Alpine.
Daniel Serra foi um dos destaque na categoria GTE-Am, chegando a liderar a corrida durante o período noturno com a Ferrari da Kesser Racing, mas um problema mecânico no início da manhã francesa acabou com as chances de tricampeonato para o brasileiro.
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.