Senna comemora primeira fila do grid em Fuji
Por causa de punição a carro da Toyota, brasileiro e se seus companheiros de Rebellion Racing herdaram a segunda posição do grid das 6 Horas de Fuji
Após uma punição aplicada ao Toyota TS050 Hybrid do inglês Mike Conway, do argentino Jose Maria Lopez e do japonês Kamui Kobayashi, que perdeu a pole e vai largar do fundo do grid por exceder o limite de velocidade no pit lane, Bruno Senna e seus parceiros, Neel Jani e Andre Lotterer ganharam uma posição e vão largar em segundo nas 6h de Fuji, ao lado do Toyota de Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
Recuperado da fratura no tornozelo sofrida nos treinos livres da corrida de Silverstone em agosto, Bruno comemorou o resultado do classificatório, o melhor até agora do trio, a apenas sete décimos de segundo atrás da favorita Toyota.
“Foi muito bom. Nunca estivemos tão perto da Toyota, embora não saibamos se eles estão andando no limite. Mas nosso tempo de volta bateu com as simulações, então achávamos que ficaríamos cerca de oito décimos atrás”, explicou.
Bruno, no entanto, observou que os carros da Rebellion Racing estão enfrentando uma dificuldade que não estava nos planos.
“Estamos consumindo mais combustível que o esperado e perdendo de três a quatro décimos de segundo por volta por economia. Então, a verdade é que poderíamos estar até mais próximos das Toyota. No ritmo de prova é que será mais complicado, porque eles têm uma conservação de pneus melhor.”
“Outra vantagem deles é no último setor, porque conseguem administrar melhor o tráfego por causa da tração nas quatro rodas, o que ajuda bastante nas ultrapassagens. Mas, enfim, estamos botando pressão neles, o que é legal para todos, evoluímos bastante de Silverstone para cá, aprendendo bastante sobre o carro. Estamos contentes com o resultado e animados com a corrida”, concluiu.
Grid de largada
Q1 (Lembrando que carro #7 perdeu a pole)
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Kamui Kobayashi Mike Conway Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 6 | 1'23.557 | 196.593 | ||
2 | 8 | Fernando Alonso Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 9 | 1'23.648 | 0.091 | 0.091 | 196.380 |
3 | 1 | Andre Lotterer Bruno Senna Neel Jani |
Rebellion R13 | LMP1 | 8 | 1'24.359 | 0.802 | 0.711 | 194.724 |
4 | 3 | Mathias Beche Thomas Laurent Gustavo Menezes |
Rebellion R13 | LMP1 | 9 | 1'24.533 | 0.976 | 0.174 | 194.324 |
5 | 17 | Stéphane Sarrazin Matevos Isaakyan Egor Orudzhev |
BR Engineering BR1 | LMP1 | 10 | 1'24.744 | 1.187 | 0.211 | 193.840 |
6 | 11 | Jenson Button Vitaly Petrov Mikhail Aleshin |
BR Engineering BR1 | LMP1 | 10 | 1'25.146 | 1.589 | 0.402 | 192.925 |
7 | 4 | Oliver Webb Tom Dillmann James Rossiter |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 11 | 1'26.579 | 3.022 | 1.433 | 189.731 |
8 | 10 | Ben Hanley James Allen |
BR Engineering BR1 | LMP1 | 12 | 1'26.713 | 3.156 | 0.134 | 189.438 |
9 | 31 | Anthony Davidson Pastor Maldonado Roberto Gonzalez |
Oreca 07 | LMP2 | 8 | 1'28.906 | 5.349 | 2.193 | 184.765 |
10 | 37 | Nabil Jeffri Weiron Tan Jazeman Jaafar |
Oreca 07 | LMP2 | 9 | 1'29.203 | 5.646 | 0.297 | 184.150 |
11 | 38 | Ho-Pin Tung Stéphane Richelmi Gabriel Aubry |
Oreca 07 | LMP2 | 9 | 1'29.294 | 5.737 | 0.091 | 183.963 |
12 | 36 | Nicolas Lapierre Pierre Thiriet André Negrao |
Alpine A470 | LMP2 | 11 | 1'29.432 | 5.875 | 0.138 | 183.679 |
13 | 28 | Jean-Eric Vergne François Perrodo Matthieu Vaxivière |
Oreca 07 | LMP2 | 11 | 1'30.795 | 7.238 | 1.363 | 180.921 |
14 | 29 | Giedo van der Garde Nick de Vries Frits van Eerd |
Dallara P217 | LMP2 | 8 | 1'31.440 | 7.883 | 0.645 | 179.645 |
15 | 50 | Romano Ricci Erwin Creed Keiko lhara |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 12 | 1'32.677 | 9.120 | 1.237 | 177.247 |
Q1
Cla | # | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | 4509 | 4510 | 4508 | Diferença | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 95 | Nicki Thiim Marco Sorensen |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 8 | 1'35.884 | 1'36.302 | 1'36.093 | 170.946 | ||
2 | 82 | Antonio Felix da Costa Tom Blomqvist |
BMW M8 GTE | LMGTE PRO | 9 | 1'35.930 | 1'36.621 | 1'36.275 | 0.182 | 0.182 | 170.623 |
3 | 97 | Maxime Martin Alex Lynn |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 10 | 1'36.599 | 1'36.125 | 1'36.362 | 0.269 | 0.087 | 170.469 |
4 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 12 | 1'36.301 | 1'36.605 | 1'36.453 | 0.360 | 0.091 | 170.308 |
5 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 11 | 1'36.500 | 1'36.584 | 1'36.542 | 0.449 | 0.089 | 170.151 |
6 | 51 | James Calado Alessandro Pier Guidi |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 9 | 1'36.300 | 1'36.788 | 1'36.544 | 0.451 | 0.002 | 170.148 |
7 | 81 | Nick Catsburg Martin Tomczyk |
BMW M8 GTE | LMGTE PRO | 8 | 1'36.554 | 1'36.920 | 1'36.737 | 0.644 | 0.193 | 169.808 |
8 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 9 | 1'36.534 | 1'37.019 | 1'36.776 | 0.683 | 0.039 | 169.740 |
9 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 11 | 1'36.811 | 1'37.124 | 1'36.967 | 0.874 | 0.191 | 169.406 |
10 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 9 | 1'36.906 | 1'37.313 | 1'37.109 | 1.016 | 0.142 | 169.158 |
11 | 88 | Matteo Cairoli Giorgio Roda Satoshi Hoshino |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 11 | 1'37.148 | 1'39.525 | 1'38.336 | 2.243 | 1.227 | 167.047 |
12 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 11 | 1'38.020 | 1'38.781 | 1'38.400 | 2.307 | 0.064 | 166.939 |
13 | 77 | Christian Ried Matt Campbell Julien Andlauer |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 11 | 1'36.992 | 1'40.057 | 1'38.524 | 2.431 | 0.124 | 166.728 |
14 | 56 | Jörg Bergmeister Patrick Lindsey Egidio Perfetti |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 11 | 1'39.390 | 1'37.766 | 1'38.578 | 2.485 | 0.054 | 166.637 |
15 | 90 | Jonathan Adam Salih Yoluc Charlie Eastwood |
Aston Martin Vantage | LMGTE AM | 8 | 1'37.879 | 1'39.318 | 1'38.598 | 2.505 | 0.020 | 166.603 |
16 | 61 | Matt Griffin Mok Weng Sun Keita Sawa |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 9 | 1'40.768 | 1'37.892 | 1'39.330 | 3.237 | 0.732 | 165.376 |
17 | 86 | Michael Wainwright Ben Barker Thomas Preining |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 6 | 1'37.632 | 1'41.079 | 1'39.355 | 3.262 | 0.025 | 165.334 |
18 | 54 | Giancarlo Fisichella Francesco Castellacci Thomas Flohr |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 10 | 1'38.154 | 1'40.588 | 1'39.371 | 3.278 | 0.016 | 165.307 |
19 | 70 | Olivier Beretta Eddie Cheever III Motoaki Ishikawa |
Ferrari 488 GTE | LMGTE AM | 11 | 1'39.112 | 1'40.658 | 1'39.885 | 3.792 | 0.514 | 164.457 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.