WEC: Ferrari é coroada campeã da classe Hypercar; Toyota vence no Bahrein
Entre os brasileiros da classe LMGT3, Augusto Farfus ficou em sétimo, enquanto Dudu Barrichello ficou em 14º
A Toyota obteve sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) de 2025 na final das 8 Horas do Bahrein, enquanto a Ferrari conquistou os títulos de pilotos e fabricantes na classe dos hipercarros.
Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries controlaram a maior parte da corrida no Toyota GR010 Hybrid #7, garantindo uma vitória há muito esperada para a fabricante japonesa e encerrando sua sequência de vitórias que remonta à rodada do Bahrein da temporada passada.
No entanto, o dia e a temporada pertenceram à Ferrari, com o trio da 499P #51, formado por James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi, garantindo o título de pilotos com uma corrida de recuperação até o quarto lugar.
Calado, Pier Guidi e Giovinazzi chegaram ao último fim de semana com 13 pontos de vantagem sobre a Ferrari #83 da AF Corse de Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson e mais oito pontos sobre o Porsche Penske Motorsport 963 #6 de Laurens Vanthoor e Kevin Estre.
Com a Ferrari #83 conseguindo apenas o quinto lugar e o Porsche #6 não conseguindo nem mesmo marcar pontos, os vencedores das 24 Horas de Le Mans de 2023 conquistaram confortavelmente seu primeiro título de pilotos no Hypercar.
O resultado também ajudou a Ferrari a conquistar seu primeiro título de protótipos nesse nível desde 1972, com a ajuda de Miguel Molina, Nicklas Nielsen e Antonio Fuoco, que marcaram muitos pontos em terceiro lugar com o carro #50.
A Ferrari chegou a desafiar brevemente a Toyota pela vitória no Bahrein, com Giovinazzi chegando a três décimos de Conway na metade da segunda hora. Mas isso seria o mais próximo que a Ferrari chegaria de conquistar o primeiro lugar, com o #7 GR010 se distanciando graças ao seu ritmo superior e ao gerenciamento dos pneus.
Porsche conquista dois títulos consecutivos na LMGT3, Lexus vence a final
A ASP obteve sua segunda vitória na LMGT3 da temporada 2025 no Bahrein, com Jose Maria Lopez, Clemens Schmide Razvan Umbrarescu conquistando a primeira posição no Lexus RC F GT3 #87.
O Mercedes-AMG GT3 #61 da Iron Lynx, de Lin Hodenius, Martin Berry e Maxime Martin, trocou de lugar com o Lexus durante a primeira metade da corrida, mas Schmid se distanciou depois de ultrapassar Hodenius na quinta hora.
#92 Manthey 1St Phorm Porsche 911 GT3 R LMGT3: Ryan Hardwick, Riccardo Pera, Richard Lietz
Foto de: Andreas Beil
O título da LMGT3 ficou com o Porsche 911 GT3 R #92 Manthey, de Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera, depois que o trio conseguiu uma incrível recuperação do 18º lugar no grid para terminar em quarto na classe.
No início do fim de semana, o trio da Porsche tinha 11 pontos de vantagem sobre a Ferrari 296 GT3 #21 da AF Corse de Alessio Rovera, Simon Manne Francois Heriau. A Ferrari só conseguiu se salvar em quinto lugar depois que Mann recebeu um pênalti de 10 segundos por causar um acidente com o Corvette Z06.GT3 #33 da TF Sportde Jonny Edgar, permitindo que a equipe da Porsche conquistasse o título, mesmo tendo caído de segundo para quarto na última largada.
Esse foi o segundo título consecutivo da LMGT3 para Manthey e a Porsche, depois que Joel Sturm, Alex Malykhin e Klaus Bachler conquistaram o título inaugural em 2024 com o 911 GT3 R.
O Aston Martin Vantage GT3 #27 da Heart of Racing obteve os maiores ganhos após o safety car, com Mattia Drudi impulsionando o carro que compartilhava com Ian James e Zacharie Robichon até o segundo lugar.
Drudi chegou a desafiar brevemente o Lexus pela liderança, mas caiu nas garras do Mercedes #61, com Martin ultrapassando o italiano no final da corrida para chegar em segundo.
Esse foi o primeiro pódio da temporada para a Mercedes, que não havia terminado além do oitavo lugar antes do Bahrein.
Resultados das 8 Horas do WEC no Bahrein
Corrida
| Cla | Equipe | # | Pilotos | Carro | Voltas | Tempo | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos | |||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 |
Toyota Racing HYPERCAR
|
7 | |
Toyota GR010 - Hybrid | 237 |
- |
8 | ||||||
| 2 |
Toyota Racing HYPERCAR
|
8 | |
Toyota GR010 - Hybrid | 237 |
+19.378 19.378 |
19.378 | 9 | |||||
| 3 |
FERRARI AF CORSE HYPERCAR
|
50 | |
Ferrari 499P | 237 |
+26.342 26.342 |
6.964 | 8 | |||||
| 4 |
FERRARI AF CORSE HYPERCAR
|
51 | |
Ferrari 499P | 237 |
+26.504 26.504 |
0.162 | 8 | |||||
| 5 |
AF Corse HYPERCAR
|
83 | |
Ferrari 499P | 237 |
+39.729 39.729 |
13.225 | 8 | |||||
| 6 |
Cadillac Hertz Team JOTA HYPERCAR
|
12 | |
Cadillac V-Series.R | 237 |
+40.527 40.527 |
0.798 | 8 | |||||
| 7 |
Aston Martin THOR Team HYPERCAR
|
009 | |
Aston Martin Valkyrie | 237 |
+1'03.701 1'03.701 |
23.174 | 9 | |||||
| 8 |
BMW M Team WRT HYPERCAR
|
20 | |
BMW M Hybrid V8 | 236 |
1 lap |
8 | ||||||
| 9 |
PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR
|
93 | |
Peugeot 9X8 | 236 |
+1 Lap 1.870 |
1.870 | 8 | |||||
| 10 |
PEUGEOT TOTALENERGIES HYPERCAR
|
94 | |
Peugeot 9X8 | 236 |
+1 Lap 4.156 |
2.286 | 8 | |||||
| 11 |
Alpine Endurance Team HYPERCAR
|
35 | |
Alpine A424 | 236 |
+1 Lap 5.909 |
1.753 | 8 | |||||
| 12 |
Alpine Endurance Team HYPERCAR
|
36 | |
Alpine A424 | 236 |
+1 Lap 6.768 |
0.859 | 8 | |||||
| 13 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR
|
6 | |
Porsche 963 | 236 |
+1 Lap 8.739 |
1.971 | 8 | |||||
| 14 |
PORSCHE PENSKE MOTORSPORT HYPERCAR
|
5 | |
Porsche 963 | 236 |
+1 Lap 11.481 |
2.742 | 8 | |||||
| 15 |
Aston Martin THOR Team HYPERCAR
|
007 | |
Aston Martin Valkyrie | 236 |
+1 Lap 17.575 |
6.094 | 7 | |||||
| 16 |
Cadillac Hertz Team JOTA HYPERCAR
|
38 | |
Cadillac V-Series.R | 235 |
2 laps |
9 | ||||||
| 17 |
Proton Competition HYPERCAR
|
99 | N. Varrone
|
Porsche 963 | 235 |
+2 Laps 14.344 |
14.344 | 7 | |||||
| 18 |
AKKODIS ASP Team LMGT3
|
87 |
R. Umbrarescu
|
Lexus RC F GT3 | 216 |
21 laps |
8 | ||||||
| 19 |
IRON LYNX LMGT3
|
61 |
M. Berry
L. Hodenius
|
Mercedes AMG GT3 | 216 |
+21 Laps 0.786 |
0.786 | 8 | |||||
| 20 |
Heart of Racing Team LMGT3
|
27 | |
Aston Martin Vantage AMR GT3 | 216 |
+21 Laps 1.837 |
1.051 | 8 | |||||
| 21 |
Manthey 1st Phorm LMGT3
|
92 | |
Porsche 911 GT3 R | 216 |
+21 Laps 14.205 |
12.368 | 8 | |||||
| 22 |
Vista AF Corse LMGT3
|
21 | |
Ferrari 296 GT3 | 216 |
+21 Laps 16.311 |
2.106 | 8 | |||||
| 23 |
TF Sport LMGT3
|
33 | |
Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 216 |
+21 Laps 22.597 |
6.286 | 8 | |||||
| 24 |
The Bend Team WRT LMGT3
|
31 |
Y. Shahin
|
BMW M4 GT3 | 216 |
+21 Laps 28.077 |
5.480 | 8 | |||||
| 25 |
Proton Competition LMGT3
|
77 | |
Ford Mustang GT3 | 216 |
+21 Laps 33.781 |
5.704 | 8 | |||||
| 26 |
United Autosports LMGT3
|
95 | |
McLaren 720S GT3 Evo | 216 |
+21 Laps 34.018 |
0.237 | 9 | |||||
| 27 |
Proton Competition LMGT3
|
88 | G. Levorato
|
Ford Mustang GT3 | 215 |
22 laps |
9 | ||||||
| 28 |
TF Sport LMGT3
|
81 | |
Chevrolet Corvette Z06 GT3.R | 215 |
+22 Laps 5.056 |
5.056 | 8 | |||||
| 29 |
IRON DAMES LMGT3
|
85 | |
Porsche 911 GT3 R | 215 |
+22 Laps 10.285 |
5.229 | 9 | |||||
| 30 |
IRON LYNX LMGT3
|
60 |
A. Gilbert
L. Nicolas Hanafin
|
Mercedes AMG GT3 | 215 |
+22 Laps 21.408 |
11.123 | 9 | |||||
| 31 |
Racing Spirit of Leman LMGT3
|
10 |
A. McIntosh
|
Aston Martin Vantage AMR GT3 | 215 |
+22 Laps 25.394 |
3.986 | 9 | |||||
| 32 |
TEAM WRT LMGT3
|
46 | |
BMW M4 GT3 | 215 |
+22 Laps 47.796 |
22.402 | 9 | |||||
| 33 |
United Autosports LMGT3
|
59 |
J. Cottingham
|
McLaren 720S GT3 Evo | 193 |
44 laps |
12 | ||||||
| 34 |
BMW M Team WRT HYPERCAR
|
15 | |
BMW M Hybrid V8 | 211 |
25 laps |
8 | ||||||
| 35 |
Vista AF Corse LMGT3
|
54 | |
Ferrari 296 GT3 | 90 |
146 laps |
3 | ||||||
| 36 |
AKKODIS ASP Team LMGT3
|
78 |
A. Robin
F. Gehrsitz
|
Lexus RC F GT3 | 50 |
186 laps |
2 | ||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.