Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Como as equipes se preparam para os desafios únicos de uma etapa do Extreme E X-Prix

As corridas do Extreme E são realizadas em locais únicos, das dunas do deserto da Arábia Saudita aos leitos dos rios glaciais na Groenlândia. A preparação para cada evento representa um grande desafio para os competidores na série off-road totalmente elétrica.

Claudia Hurtgen, Mattias Ekstrom, ABT CUPRA XE

Ao contrário da maioria das corridas e ralis convencionais, as equipes não têm experiência anterior dos locais nem acesso aos dados anteriores. Alguns locais anfitriões, como a Groenlândia, nunca tiveram uma prova de automobilismo antes. E sem nenhum teste durante a temporada, os competidores não podem nem mesmo tentar reproduzir as condições que enfrentarão.

“Nesta primeira temporada, é realmente muito difícil fazer a preparação porque estamos todos aprendendo [à medida que avançamos]”, disse Xavi Serra, chefe de desenvolvimento técnico da Abt Cupra Racing. A equipe de Serra atualmente está em quinto lugar na classificação do Extreme E depois que sua dupla de pilotos com Jutta Kleinschmidt e Mattias Ekstrom terminou em segundo no Island X-Prix.

“No entanto, passamos por uma avaliação pré-evento a partir do formato da corrida em si e seus ajustes esportivos em comparação com as corridas anteriores, horários para alocar as sessões de sexta a domingo, previsões do tempo, atualizações de tecnologia e uma espécie de suposição de terreno.”

Todas as equipes estão equipadas com o mesmo carro off-road elétrico Odyssey 21 como seu veículo base, enquanto a flexibilidade nos regulamentos da carroceria permite alguma diferenciação, como a estratégia de Cupra de antecipar seu próximo SUV elétrico Tavascan.

Jutta Kleinschmidt, Mattias Ekstrom, ABT CUPRA XE

Jutta Kleinschmidt, Mattias Ekstrom, ABT CUPRA XE

Photo by: Charly Lopez / Motorsport Images

Mas, como as máquinas de corrida são transportadas ao redor do mundo por via marítima no St Helena, e de acordo com a série que visa não deixar marcas no meio ambiente, os testes pré-evento são impossíveis.

As equipes recebem apenas informações limitadas sobre cada percurso do X-Prix antes do fim de semana, colocando uma importância extra em sua breve oportunidade de reconhecer a rota na chegada.

Serra disse: “Como os carros iam de rodada em rodada no St Helena, não houve chance de testar entre as primeiras quatro rodadas".

“Mais do que simulação pré-evento, o que fazemos é o máximo possível de análise de dados na base após cada rodada para consolidar os aprendizados e estar mais bem preparados para aumentar gradualmente nosso nível de desempenho com o passar da temporada."

“As informações que recebemos com antecedência são muito pequenas e muito próximas do [evento], então o reconhecimento é primordial e temos que estar bem preparados."

“Os engenheiros e pilotos precisam se concentrar e tirar o máximo proveito do pouco tempo disponível para avaliar a pista durante o tempo de reconhecimento.”

Os primeiros campeões do Extreme E serão decididos no Jurassic X-Prix, no Reino Unido, de 18 a 19 de dezembro.

Jutta Kleinschmidt, Mattias Ekstrom, ABT CUPRA XE

Jutta Kleinschmidt, Mattias Ekstrom, ABT CUPRA XE

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Artigo anterior Stock Car: Confira horários e como assistir a final em Interlagos
Próximo artigo ANÁLISE: Como a F1 se perdeu nas próprias regras na Arábia Saudita

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros