ANÁLISE: Como a F1 se perdeu nas próprias regras na Arábia Saudita

Corrida de Jeddah foi rodeada de polêmicas por inconsistência em punições, interrupções exageradas e até 'negociação' de penalidade

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, is interviewed by David Coulthard, TV Presenter

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, is interviewed by David Coulthard, TV Presenter

Glenn Dunbar / Motorsport Images

O GP da Arábia Saudita ofereceu um teste de estresse ao mundo da Fórmula 1: a gestão da corrida falhou em administrar um desafio que expôs as muitas inconsistências das quais a FIA perdeu o controle. Michael Masi parecia inadequado para lidar com o desafio entre Max Verstappen e Lewis Hamilton e, na verdade, piorou as coisas ao tentar buscar uma mediação fora da regra. Um mau sinal antes de Abu Dhabi.

A temporada de 2021 atingiu níveis de tensão que encontram poucos precedentes na história da categoria. O confronto tenso entre o britânico e o holandês evoluiu para uma luta global entre Red Bull e Mercedes, e neste clima tudo parece estar sendo levado ao extremo, cada pequeno detalhe é analisado, cada acontecimento vira assunto de discussão e pequenos cenários que em outros campeonatos teriam passado despercebidos passam a ser um caso.

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Neste contexto, o trabalho de quem está na sala de controle não é fácil, mas também é verdade que é precisamente nestes momentos que surge o desafio para quem é chamado a gerir o regulamento e manter tudo 'ok'.

A impressão que surgiu ao final do GP da Arábia Saudita é que o teste de estresse que a FIA passou nas últimas semanas está revelando deficiências, e isso não é dito apenas por fãs, mas também por várias pessoas do setor.

Regulamentações, decisões e gestão de emergências costumam refletir um contexto desordenado, produto de regras desenvolvidas há anos e que provavelmente começam a dar sinais de envelhecimento.

Nesse contexto se encaixa a figura de Masi, que se viu no papel de diretor de provas em circunstâncias dramáticas (como a morte repentina de Charlie Whiting na véspera do GP da Austrália de 2019) e que é chamado a pegar o bastão de uma figura histórica e institucional.

Michael Masi, director de carrera.

Michael Masi, director de carrera.

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

Na noite de Jeddah, ocorreram situações inéditas para quem não opera entre o pit wall e a direção da corrida, como a "negociação" entre Michael e os responsáveis ​​pela Mercedes e Red Bull (Ron Meadows e Jonathan Wheatley) para encontrar um acordo sobre como compor o grid de largada após a suspensão da corrida.

A bandeira vermelha causada pelo acidente de Mick Schumacher na nona volta da corrida na Curva 23 foi muito contestada. Oficialmente, a sinalização foi necessária para uma revisão das barreiras do TecPro, mas para muitos especialistas foi exagerada, visto que após 20 minutos a corrida foi reiniciada, e em tão curto espaço de tempo não são possíveis intervenções substanciais.

A primeira interrupção mudou drasticamente a classificação e desencadeou outros episódios muito polêmicos que ocorreram logo após a segunda largada. Uma sucessão de pedidos de esclarecimento que a certa altura levou Masi a dizer pelo rádio (em uma de suas muitas comunicações) que não conseguia acompanhar todos eles.

O sistema enlouqueceu, ou assim parecia do lado de fora. Todos os questionamentos das equipes são legítimos e se referem a regras que foram produzidas ao longo dos anos, mas é isso, os regulamentos parecem ter sido impostos.

"A certa altura, reclamamos que Lewis não respeitou a regra de espaçamento na volta de formação", admitiu Christian Horner, chefe da Red Bull, após a corrida. "Parece que em uma reinicialização, essa regra não se aplica. Hoje tive a sensação de que Charlie Whiting fez falta, sua experiência foi importante para todo o esporte."

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Esteban Ocon, Alpine A521, y Lewis Hamilton, Mercedes W12, en el reinicio en Yeda.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B, Esteban Ocon, Alpine A521, y Lewis Hamilton, Mercedes W12, en el reinicio en Yeda.

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Horner não estava de bom humor no final da corrida, compreensivelmente, porque há razões para reclamar. Quatro carros de segurança virtuais, confusão nas comunicações que informaram Mercedes e Red Bull do retorno da posição de Verstappen a Hamilton e polêmica pela mesma manobra de ultrapassagem. Um alvoroço que dominou tudo, ofuscando um confronto acalorado, difícil e fascinante que deve colocar os dois pilotos no centro das atenções.

Em vez disso, como nos piores dias do futebol, o árbitro era questionado nos eventos pós-corrida em Jeddah. O papel de Masi não é fácil, principalmente no clima atual, mas não podemos fingir que não há lacunas e que são necessárias medidas corretivas.

A FIA também está pagando o preço por uma perda gradual de seu papel que ocorreu ao longo dos anos. Com exceção da segurança (setor em que está sempre muito ativa e presente), a impressão é que, ao longo do tempo, o papel de quem deveria estar acima de tudo foi removido. As regras são discutidas lá e a federação coloca sua marca nos conselhos mundiais.

Ouvir as opiniões de todos é a coisa certa a fazer, mas as decisões devem ser tomadas por aqueles em maior nível na hierarquia. O que surgiu na noite de domingo em Jeddah é uma F1 embrulhada em si mesma, cheia de condições que, vistas individualmente, também fazem sentido, mas que no conjunto pintam o panorama de um contexto que se tornou demasiado complexo, não só para quem vê, mas também para quem nela atua.

Em sete dias estaremos no epílogo de uma temporada linda e apaixonante, depois haverá uma pausa de inverno que esperançosamente também servirá para reflexão, colocar as coisas em ordem e repensar papéis e regras.

F1 2021: VERSTAPPEN e HAMILTON travam GUERRA na Arábia Saudita e chegam EMPATADOS para decisão | PÓDIO

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