F4 Brasil inicia segunda metade da temporada com desafio do forte calor de Goiânia

Categoria terá outro teste: como a Stock Car vai usar o anel externo, jovens pilotos terão de encarar enorme diferença de aderência

Matheus Comparatto

É a hora da verdade em um ano extremamente equilibrado na temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil. A categoria de base inicia a segunda metade do campeonato neste fim de semana nos 3.835 metros do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, com desafios importantes para os jovens pilotos. O mais importante deles: a forte onda de calor previstas para o fim de semana. São esperadas temperaturas máximas de 38°C no fim de semana de corridas na capital de Goiás.

Leia também:

Isso torna o desafio físico ainda maior que o normal em uma etapa da categoria. E mais um fator entra na equação para dificultar ainda mais a vida dos pilotos: como a Stock Car vai correr apenas no anel externo de Goiânia nesta etapa, o nível de aderência do circuito misto usado pela Fórmula 4 Brasil terá níveis de aderência completamente distintos. Os carros terão mais dificuldade nas curvas do miolo, que serão usados apenas pela categoria de base e pela Copa HB20 no fim de semana.

A categoria chega a Goiânia com nove corridas disputadas e cinco pilotos diferentes como vencedores em 2023. Foram quatro vitórias de Vinícius Tessaro, líder do campeonato, e duas do estreante Matheus Comparatto, vice-líder. Além deles, Nelson Neto, Luan Lopes e Mateus Callejas triunfaram uma vez cada neste ano.

Assim como no Velocitta, a categoria programou uma quinta-feira recheada de atividades para os pilotos da Fórmula 4 Brasil em Goiânia. Além de três treinos extras de 30 minutos cada, eles terão direito a três treinos de largada, para se habituarem cada vez mais às largadas paradas no grid, como exige o regulamento internacional da categoria. De resto, a programação segue igual, com mais dois treinos livres e a classificação na sexta-feira, duas corridas no sábado e uma no domingo.

No campeonato, após três etapas, Vinícius Tessaro, de 16 anos, é o líder com 128 pontos. O piloto da Cavaleiro Sports está apenas oito pontos à frente de Matheus Comparatto, de 17 anos, da OAKBERRY Bassani F4, melhor estreante do campeonato, vice-líder com 120. Luan Lopes, de 18 anos, da TMG Racing, é o terceiro com 114, seguido pelo companheiro Álvaro Cho, de 16 anos, com 96. Em seguida, Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, e o novato Mateus Callejas, da TMG Racing, estão empatados com 61 pontos na quinta posição do campeonato.

A quarta etapa da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil será disputada em Goiânia. No sábado acontecem as duas primeiras provas e domingo a terceira e última, todas com transmissão pelas mídias sociais da categoria e pelo Bandsports.

Cronograma - Fórmula 4 Brasil - Etapa 4 – Goiânia:

Quinta-feira, 24 de agosto:

10:30 – Treino Extra 1

11:10 – Treino de largada 1

13:30 – Treino Extra 2

14:10 – Treino de largada 2

16:20 – Treino Extra 3

16:55 – Treino de largada 3

Sexta-feira, 25 de agosto:

08:50 - Treino Livre 1

11:10 - Treino Livre 2

15:10 - Classificatório

Sábado, 26 de agosto:

11:20 - Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

16:00 - Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 27 de agosto:

09:08 - Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

VÍDEO: Enzo Fittipaldi abre o jogo sobre Red Bull 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Zucchini vai à Goiânia em busca de novo pódio na F4 Brasil
Próximo artigo F4 Brasil: Fefo Barrichello é o mais rápido do dia em Goiânia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil