Raio-X: Os bons números da F4 Brasil, formadora de talentos que inicia a temporada 2024 neste sábado, no Velocitta

Reunindo aspirantes com idade média de só 16 anos, categoria já coleciona estatísticas e vai chegar à corrida nº50 em Buenos Aires, na estreia internacional

Vinicius Tessaro

Foto de: Marcelo Machado de Melo

Criado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para ser uma opção segura e tecnicamente sofisticada para os jovens que querem ingressar na carreira de piloto profissional, a BRB Fórmula 4 Brasil chega ao seu terceiro ano com números que a credenciam como principal formadora de talentos brasileiros com vistas ao cenário internacional. No início de sua nova temporada, um olhar mais atento sobre os dois primeiros campeonatos já deixa claro que o objetivo vem sendo cumprido com folga.

Desde a sua primeira largada, em 14 de maio de 2022, também no Velocitta, a F4 Brasil passou por momentos marcantes: viu brilhar o jovem Pedro Clerot em seu primeiro ano completo competindo com automóveis e, na temporada seguinte, foi palco de uma disputa acirrada pelo título, com quatro concorrentes pleiteando a coroa de campeão na última etapa, quando o título foi conquistado por Vinícius Tessaro.

O editor recomenda:

Em duas temporadas, a F4 brasileira já disputou 36 corridas – 18 por ano – e deve chegar à prova número 50 na Argentina, local da quinta etapa de 2024 e também primeiro evento internacional da categoria de monopostos.

Clerot, com sete primeiros lugares, e Tessaro, com seis, são seus maiores vencedores. Este último, aliás, é o maior colecionador de pódios: 16, contra 12 de Luan Lopes, o segundo no quesito. Até o momento, o 'rei das poles' é Lucas Staico, com cinco primeiros lugares no grid. Nesse sentido, um marco importante foi a primeira pole position registrada por uma pilota, Cecília Rabelo, em Interlagos (2023), na etapa que serviu de preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1.

Mostrando que é o projeto ideal para jovens recém-saídos do kart, a F4 apresentou média etária bastante baixa em suas duas primeiras temporadas: 16 anos e seis meses em 2022 e 16 anos e oito meses na temporada seguinte.

Desse contingente precoce, dez competidores já se lançaram à carreira internacional, com destaque para Nicolas Giaffone, campeão da USF Juniors nos Estados Unidos, e Aurélia Nobels, vencedora da seletiva Girls on Track da FIA e integrante da Ferrari Driver Academy. Aurélia é a piloto mais jovem do grid da F1 Academy, competição disputada apenas por mulheres. Confira marcos e estatísticas da BRB F4 Brasil:

BRB Fórmula 4 Brasil (2022 a 2023)
Estreia da categoria: 14 de maio de 2022, Autódromo Velocitta (SP)
Corridas já disputadas: 36 (6 etapas por ano, com três provas cada)
Pistas: 3 (Interlagos, Velocitta, Goiânia)
Pista com mais etapas: Interlagos, 7 etapas 
Campeões: Pedro Clerot (2022) e Vinícius Tessaro (2023)
Mais vitórias: Pedro Clerot (7, em 2022) e Vinícius Tessaro (6, em 2023)
Mais poles: Lucas Staico (5, 2022) e Pedro Clerot (4, em 2022)
Mais pódios: Vinícius Tessaro (16, em 2022 e 2023) e Luan Lopes (12, em 2022 e 2023)
Média etária: 16 anos e 6 meses (2022); 16 anos e 8 meses (2023)
Pilotos estrangeiros: Carl Bennett (EUA) e Francisco Soldavini (ARG)
Pilotos que foram ao exterior: Aurelia Nobels (F1 Academy); Carl Bennett (FIA WEC); Fernando Barrichello (Euroformula); Lucas Staico (GB3); Matheus Ferreira (F4 EUA); Nicholas Monteiro (USF Pro 2000); Nicolas Giaffone (USF Juniors, USF2000); Pedro Clerot (Fórmula 4 Itália, Fórmula 4 Emirados Árabes Unidos, Fórmula 4 Espanha, Fórmula Regional Oriente Médio; Fórmula Regional Europeia); Ricardo Gracia Filho (Le Mans Cup); Vinícius Tessaro (USF Juniors)

ALPINE PODE VENDER EQUIPE E COMPRADOR JÁ É COTADO | F1 2024

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast: Verstappen fora da Red Bull? Drugo tem chances em 2025?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Álvaro Cho brilha no Velocitta e leva primeira pole da F4 Brasil 2024
Próximo artigo AO VIVO: Assista à corrida 1 da Fórmula 4 Brasil no Velocitta

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil