Motovelocidade: na Europa, Granado inicia testes para disputar dois Mundiais

Piloto de 26 anos treinará nesta terça-feira com sua Honda Superbike visando a preparação para a temporada 2023

Granado carrega a bandeira do Brasil após vitória na MotoE

Granado carrega a bandeira do Brasil após vitória na MotoE

Divulgacao

Eric Granado está pronto para retomar a rotina das competições. O piloto viajou no sábado (28) do Brasil para a Europa, onde irá iniciar a preparação para a temporada 2023, na qual competirá simultaneamente nos Mundiais de MotoE e Superbike – este último em sua temporada de estreia.

O editor recomenda:

Com a primeira etapa da Superbike agendada entre 24 e 26 de fevereiro, em Phillip Island, Austrália, Eric terá nesta semana seu primeiro contato do ano com a moto Honda CBR1000RR-R da equipe japonesa Midori International Engineering (MIE) Racing, time satélite da Honda no Mundial.

O piloto brasileiro de 26 anos estará nesta terça (31/01) e quarta (01/02) em Portimão, Portugal, onde a MIE realizará dois dias de testes para que Granado possa conhecer mais a sua nova superbike.

O compromisso seguinte será na Austrália, onde um teste oficial acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro – mesma semana da primeira etapa da temporada 2023. “Consegui descansar bastante no fim do ano e tive muito apoio de amigos e torcedores nesta passagem pelo Brasil”, disse Granado.

“Vou levar toda essa força e positividade comigo para iniciar o trabalho nesta semana em Portugal. Mas estou me mantendo focado e fazendo a minha parte. Mesmo nas férias nunca deixei de cuidar da preparação física e também de ter contato com motos de corrida para me manter em forma. Este ano promete ser um dos mais puxados da minha carreira. É também uma das temporadas que mais quero disputar. Estamos bem otimistas”, completou.

Sobre o teste em Portimão, o piloto brasileiro tem objetivos claros. “Vou focar em entender mais a eletrônica da minha nova Honda e trabalhar nos acertos que a equipe precisar”, diz ele. “Para isso, esperamos que não chova, já que o meu primeiro teste no fim do ano passado, em Jerez, foi no molhado – e não foi possível explorar o potencial máximo da moto. De qualquer maneira, vamos com tudo. Será um ano longo.”

Longa viagem

Com as etapas do Mundial de Superbike e da MotoE em 2023, Eric terá ao todo 19 finais de semana de competição em 2023, começando em fevereiro e terminando em novembro ou dezembro – em pista e data ainda não anunciadas pela Superbike.

Granado é o atual vice-campeão mundial de MotoE, pela LCR E-Team, que ele voltará a defender em 2023. O início dos trabalhos na categoria estão programados com testes de pré-temporada, de seis a oito de março (Jerez) e de três a cinco de abril (Catalunha) – ambas em território espanhol.

No entanto, como a segunda etapa do Mundial de Superbike termina no dia cinco de março, Granado terá uma grande jornada de volta à Espanha, partindo do circuito de rua de Mandalika, situado em Lombok, uma das 17 mil ilhas do arquipélago indonésio.

A viagem somará mais de 12.700km até Barcelona ou, para termos de comparação, cerca de 1.000km a menos que a distância entre Brasília e Teerã, no Irã. Com as conexões e trajetos terrestres obrigatórios, o brasileiro só chegará ao local dos primeiros testes da MotoE com um dia de atraso. Calendário 2023: Eric GranadoData / País / Pista / Etapa / Mundial26/02 – Austrália – Phillip Island – 1ª etapa – Superbike05/03 – Indonésia – Mandalika – 2ª etapa – Superbike23/04 – Holanda – Assen – 3ª etapa – Superbike07/05 – Espanha – Aragón – 4ª etapa – Superbike12/05 – França – Le Mans – 1ª etapa – MotoE04/06 – Itália – Misano – 5ª etapa – Superbike11/06 – Itália – Mugello – 2ª etapa – MotoE18/06 – Alemanha – Sachsenring – 3ª etapa – MotoE25/06 – Holanda – Assen – 4ª etapa – MotoE02/07 – Inglaterra – Donington Park – 6ª etapa – Superbike30/07 – República Tcheca – Most – 7ª etapa – Superbike06/08 – Inglaterra – Silverstone – 5ª etapa – MotoE20/08 – Áustria – Red Bull Ring – 6ª etapa – MotoE03/09 – Espanha – Barcelona – 7ª etapa – MotoE10/09 – San Marino – Misano – 8ª etapa – MotoE24/09 – Espanha – Barcelona – 9ª etapa – Superbike01/10 – Portugal – Portimão – 10ª etapa – Superbike15/10 – Argentina – San Juan Villicum – 11ª etapa – SuperbikeA confirmar – 12ª etapa – SuperbikeEquipes 2023: Eric GranadoCampeonato Mundial de SuperbikeMIE Racing Honda TeamSede: Sachsenring, AlemanhaFundação: 2019Chefe e fundadora: Midori Moriwaki (Japão)Pilotos: Eric Granado (Brasil) e Hafizh Syahrin (Malásia)Moto: Honda CBR1000RR-R FirebladeResultado 2022: 23º com Hafizh Syahrin (Malásia) e 29º com Leandro Mercado (Argentina)Campeonato Mundial de MotoELCR E-TeamSede: Monte Carlo, MônacoFundação: 1996Chefe e fundador: Lucio Cecchinello (Itália)Pilotos: Eric Granado (Brasil) e Miquel Pons (Espanha)Moto: Ducati V21LResultado 2022: vice-campeã mundial com Eric Granado (5 vitórias em 12 corridas)

Rico Penteado fala sobre as mudanças da Fórmula 1 para 2023

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com fala sobre quem pode surpreender na temporada 2023 da F1; ouça!

 

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Granado exclusivo: brasileiro traça 'super' 2023 com metas ousadas para Mundial de Superbike e título na MotoE
Próximo artigo MotoE: Granado melhora recorde de Barcelona em 0s5 em segundo dia de teste

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil