Recomendado para você

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car cancela corrida sprint em Cuiabá após fortes chuvas
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
Últimas notícias

Audi Q8 faz entrada da marca no segmento de SUVs-cupê

O SUV mais caro da Audi será produzido na Eslováquia e terá versão híbrida-leve

Audi Q8

Há um pouco mais de 10 anos, a BMW praticamente inventou o segmento dos SUV-cupês de luxo com o X6. A Audi ficou de fora até agora, quando finalmente entra na categoria com o inédito Q8. Será o modelo mais caro não só da linha Q, como também da marca (já que o R8 está com os dias contados), oferecendo aos clientes "o melhor de dois mundos: a elegância de um cupê de cinco portas com a versatilidade de um SUV grande."

O utilitário tem basicamente as mesmas dimensões que o Q7, mas com menos altura graças ao teto mais inclinado. Com um entre-eixos de quase três metros, tem uma cabine bem generosa, que a Audi diz ser mais espaçosa do que seus concorrentes diretos (sim, estamos falando do BMW X6 e Mercedes-Benz GLE-Coupe).

O Q8 também oferece um porta-malas bem largo, com capacidade para 605 litros de bagagens com os assentos traseiros no lugar, aumentando para 1.755 litros quando rebatidos. Para dar ideia do espaço, a fabricante diz que pode colocar duas bolsas de golfe na transversal com folga. Como padrão, a tampa do porta-malas é operada eletricamente e pode vir com um tampão retrátil elétrico como opcional.

Visualmente, o Q8 se destaca facilmente do resto da família Q por utilizar a nova identidade visual da Audi, que estreou no mais recente A8. Conta com uma única grade com seis hastes cromadas e faróis integrados com tecnologia LED Matrix. A coluna C é bem grossa e tem caimento bem suave a partir do teto, enquanto a traseira traz um par de lanternas em LED conectadas por uma barra também em LED, além de um spoiler integrado.

Se você já viu o A8 por dentro, o interior do Q8 não irá te surpreender. O veículo tem linhas semelhantes, com duas telas touchscreen no console central, e o painel digital atrás do volante, que mostra a maior parte das informações, enquanto as outras duas telas são usadas para a central multimídia e controles do ar-condicionado.

A Audi promete que o Q8 terá um "comportamento extraordinariamente preciso", graças à sua plataforma rica em alumínio. O chamado Audi Space Frame utiliza cerca de 15% de alumínio e 14,4% de aços de alta resistência. A arquitetura faz com que o Q8 pese 2.145 kg quando equipado com o motor 3.0 TDI e tem coeficiente aerodinâmico de 0,34.

Falando no motor diesel, o 3.0 V6 TDI usa tecnologia híbrida leve, com uma rede elétrica de 40 volts, bateria de íon-lítio e um gerador que serve de alternador. Este sistema permite que o SUV ande com o motor desligado em velocidades a até 160 km/h e recupere até 12 kilowatts durante desacelerações. Os benefícios reais desta configuração é reduzir o consumo de combustível.

O 3.0 V6 TDI do Q8 50 TDI entrega 290 cv e 61,1 kgfm de torque, que são enviados para as quatro rodas pelo câmbio automático Tiptronic de 8 marchas e o sistema de tração integral Quattro. Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. Nos primeiros meses de 2019, o Q8 receberá uma versão mais mansa do 3.0 TDI e a variante 3.0 TFSI a gasolina de 344 cv.

Produzido na Eslováquia, o novo Q8 será lançado na Europa no terceiro trimestre deste ano. Ainda não foi confirmado para o Brasil, mas considerando que a marca sempre traz toda a linha para cá, deve ser uma das estrelas da empresa para no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, começando a ser vendido em 2019.

Artigo anterior Primeiras impressões Ford Ka FreeStyle: Hora de crescer
Próximo artigo Já dirigimos: Ferrari 488 Pista, a primeira vez a gente nunca esquece

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros