Últimas notícias

Com novas regras, SuperBike Brasil confirma volta de montadoras

Marcada por mortes recentes de pilotos, categoria terá novos procedimentos de segurança e retorno de principais marcas

Largada Superbike Brasil 2019

Foto de: Divulgacao

Depois de polêmicas pelas recentes mortes em etapas do SuperBike Brasil, a principal categoria de motovelocidade do País terá novas regras de segurança. A organização também confirmou que a competição terá o retorno de suas principais montadoras. O campeonato teve ainda a confirmação do calendário de 2019. O circuito de Interlagos, apontado como um dos mais inseguros para corridas de moto no Brasil, voltará já em agosto, mas com mudanças.

Leia também:

A confirmação veio por meio de nota da assessoria de imprensa da categoria. "O SuperBike Brasil revisa suas regras e procedimentos, como forma de mitigar da maneira mais técnica possível os riscos inerentes", diz trecho do comunicado, assinado por Bruno Corano, da organização do campeonato.

"Trata-se de um esforço em prol da segurança do esporte, realizado em parceria com a Comissão de Segurança da Motovelocidade (CSM), com a Associação dos Pilotos de Motovelocidade (APM) e com especialistas de diversas áreas, incluindo pilotos, médicos, psicólogos, engenheiros e técnicos em aviação. Esta revisão alinha os procedimentos aos melhores campeonatos de motovelocidade do mundo".

Segundo a nota, as melhorias se darão em três frentes: "pilotos, processos-chave e autódromos". Quanto aos pilotos, haverá maior rigor para que se obtenha o direito de correr na categoria. Já os processos passarão por melhorias no briefing e nas vistorias. Além disso, haverá alterações no posicionamento do carro médico, além da exigência de certificação de mecânico.

Já os autódromos terão proteções adicionais, com definição de "locais e quantidades exatas, bem como o tipo de proteção utilizada, baseada em análise minuciosa realizada com apoio de
especialistas nacionais e internacionais". Segundo o comunicado, a medida terá "implementação imediata".

A próxima etapa do campeonato acontece neste fim de semana, em Goiânia (originalmente, seria em Interlagos, mas houve a mudança em função da morte de Danilo Berto). O circuito passou por adaptações para receber a prova de motovelocidade. A Honda já confirmou seu retorno para a corrida goiana, segundo a assessoria do SBK Brasil.

De acordo com a organização, a Yamaha também deve retornar à competição, mas ainda não definiu quando isso acontecerá. A empresa no entanto, não confirmou a informação.

Abaixo, você confere uma galeria com detalhamentos técnicos sobre os novos procedimentos de segurança da categoria nas principais pistas do calendário:

S do Senna - Interlagos
Laranjinha - Interlagos
Pinheirinho - Interlagos
Subida do Café - Interlagos
Goiânia
Curitiba
Curvelo
7

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Piloto supera câncer raro e revela que ganhou corridas com cateter pela paixão às motos
Próximo artigo Piloto de 31 anos morre após acidente em prova do Goiás Superbike

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil