Com Moraes já no top 10, tempestade cancela programação do Dakar
Helicópteros de socorro e resgate não conseguiram entrar em zona afetada
Organizadora do Rally Dakar, a francesa ASO anunciou às 14h30 (horário local) o cancelamento da parte final da especial que vinha sendo disputada nesta terça-feira (3), entre Alula e Ha'il, na Arábia Saudita.
A interrupção veio quando os competidores atingiram o check point (ponto de checagem de roteiro) número três, momento em que a corrida já tinha percorrido 377km dos 447 previstos para o trecho em disputa hoje.
Segundo a ASO, os helicópteros de socorro e controle da imensa caravana, que conta com 455 veículos de corrida, não conseguiriam sobrevoar a região, onde ocorria uma tempestade naquele momento.
“Confirmamos essa informação depois, nos dirigindo ao local do bivouac (acampamento). Pegamos uma chuva intensa, com visibilidade muito perigosa”, destacou o piloto brasileiro Lucas Moraes, que terminou em nono na categoria principal, dos carros, e novamente foi o melhor rookie da competição.
“Chegamos ao acampamento com a areia do deserto cheia de poças d’água. Um cenário bizarro”, completou o atleta brasileiro da Red Bull, que também conta com apoio da SpeedMax pneus. A corrida foi interrompida a cerca de 100km de Ha'il, local do acampamento desta noite para a caravana do Dakar.
O bom resultado foi comemorado por Moraes. “Ainda estou aprendendo como atacar as dunas e chegar entre os dez melhores do dia, ao lado de lendas do esporte, tem um significado muito grande para mim”, resumiu o jovem brasileiro.
E o Brasil realmente teve um dia positivo. O navegador catarinense Gustavo Gugelmin, ao lado do piloto americano Austin Jones, venceu a especial do dia na categoria Protótipos Leves. Já na competição dos UTVs de série modificados para rali, a dupla Rodrigo Luppi e Mayel Justo terminou no segundo lugar. Logo atrás, em terceiro, chegou o piloto Cristiano Batista, que conta com a navegação do espanhol Fausto Mota.
Vencedores
Na categoria principal, que reúne 73 carros, a vitória coube à dupla francesa Guerlain Chicherit e Alex Winocq, que conduziram um Prodrive Hunter. Eles percorreram os 377km até a interrupção da prova em 3h22min57s.
Entre as 125 motos, o primeiro colocado foi o australiano Daniel Sanders, com a espanhola GasGas 450 Rally Factory.
O melhor entre os 56 caminhões inscritos foi o Iveco Powerstar do trio checo Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda.
O primeiro entre os 19 quadriciclos foi conduzido pelo francês Alexandre Giroud, que pilotou um modelo Yamaha Raptor 700. Austin Jones e o brasileiro Gugelmin utilizaram um BRP Can-Am Maverick para vencer entre os 47 protótipos leves, enquanto os poloneses Marek Goczal/Maciej Marton competiram com um Can-Am Maverick XRS Turbo e chegaram em primeiro entre os 46 UTVs de produção.
Como acompanhar na TV
No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol.
Resultado da 3ª especial, 377km (de 447 previstos), de Alula a Ha'il
1. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) 3h22min57
2. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +3min26 3. Orlando Terranova/Alex Haro Bravo (Prodrive Hunter T1+) +5min04 4. Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +7min47 5. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +8min31 6. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +10min13 7. Vaidotas Žala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +11min06 8. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +14min38 9. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +15min41 10. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +20min0345ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km
(Data / locais / total do dia / especial) Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km 01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km 02/01 – Sea Camp –> Al-'Ula – 590 km / 431 km 03/01 – Al-'Ula –> Ha'il – 669 km / 447 km 04/01 – Ha'il –> Ha'il – 573 km / 425 km 05/01 – Ha'il –> Ha'il – 646 km / 375 km 06/01 – Ha'il –> Ad Dawadimi – 876.68 km / 466 km 07/01 – Ad Dawadimi –> Ad Dawadimi – 641.47 km / 473 km 08/01 – Ad Dawadimi –> Riyadh – 722.41 km / 407 km 09/01 – Descanso – Riyadh 10/01 – Riyadh –> Haradh – 710 km / 439 km 11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km 12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km 13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km 14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km 15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 kmVeículos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125 Quadriciclos: 19 Protótipos Leves: 47 UTVs: 46 Caminhões: 56 Clássicos: 89 Total: 455 veículosÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano
Podcast Motorsport.com debate os piores do ano na F1 2022
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.