Relato de estágio

Dakar: Em dia interrompido por tempestade, Sainz sofre e Al-Attiyah assume liderança; brasileiros têm bons resultados

Gugelmin obteve a vitória na classe T3 enquanto três brasileiros foram top 3 na T4; já Lucas Moraes teve seu primeiro top 10 na T1, a classe principal

#200 Toyota Gazoo Racing Toyota: Nasser Al-Attiyah, Mathieu Baumel

Foto de: Red Bull Content Pool

O quarto dia de atividades do Dakar foi marcado por mudanças importantes na classificação e a chegada de uma tempestade que forçou ao cancelamento do restante do estágio para algumas classes. Nos carros, o grande destaque foi a série de problemas mecânicos na Audi de Carlos Sainz, que permitiu que Nasser Al-Attiyah assumisse a liderança geral da competição com seu Toyota.

Sainz iniciou o dia com uma pequena vantagem de 02min12s para Al-Attiyah, com ambos acumulando uma vitória nos dois primeiros dias de atividades. Mas a expectativa do espanhol de faturar o pentacampeonato do Dakar sofreu um fortíssimo golpe na marca de 213km, com problemas no pneu traseiro esquerdo, que lhe custaram cerca de meia hora.

Leia também:

Apesar de resolver o problema, os dramas de Sainz ainda não haviam acabado, quando um erro de navegação o fez perder mais 20 minutos para o rival. Com isso, o espanhol terminou o estágio em 39º, caindo ainda mais com os demais pilotos cruzando a linha de chegada.

Al-Attiyah também não teve um dia perfeito, concluindo a terça bem longe do top 10, mas o tenho conquistado em cima de Sainz o fez assumir a liderança geral após três dias. No momento, ele possui 13min20s de vantagem para Yazeed Al-Rajhi, com Stephane Peterhansel em terceiro a 20min.

Já Sainz caiu para oitavo na classificação geral com um déficit de 33min11s para recuperar nos próximos 11 estágios.

#207 Team Audi Sport Audi: Carlos Sainz Sr, Lucas Cruz

#207 Team Audi Sport Audi: Carlos Sainz Sr, Lucas Cruz

Photo by: Red Bull Content Pool

A vitória do estágio ficou com Guerlain Chicherit, sua quarta no Dakar, com 03min26s de vantagem sobre Henk Lategan, e Orlando Terranova completou o top 3. Já o brasileiro Lucas Moraes, que faz dupla com o alemão Timo Gottschalk, teve seu melhor dia na competição até aqui, terminando o dia na nona posição. 

Mas o dia do Dakar não foi nada tranquilo para ninguém. A Amaury Sport Organisation (ASO), organizadora do evento, precisou anunciar o cancelamento da reta final da especial desta terça-feira, entre Alula e Ha'il. O motivo foi a forte tempestade que vinha assolando a área.

A interrupção aconteceu enquanto os competidores atingiam o terceiro checkpoint, no quilômetro 377 de 447 previstos para a terça. Helicópteros de socorro e controle da caravana não tinha como sobrevoar a região, inviabilizando o restante da etapa.

Moraes comentou sobre as condições adversas em seu retorno ao bivaque, o acampamento-base do Dakar.

“Confirmamos essa informação depois, nos dirigindo ao local do bivaque. Pegamos uma chuva intensa, com visibilidade muito perigosa”, destacou Moraes. “Chegamos ao acampamento com a areia do deserto cheia de poças d’água. Um cenário bizarro”

Na classe T3 (Protótipos Leves), Gustavo Gugelmin, que faz dupla com Austin Jones, também tiveram seu melhor dia no Dakar até aqui, conquistando a vitória no estágio.

Na classe T4 (SSV de Produção Modificado), tivemos três brasileiros no top 3. Rodrigo Luppi e Maykel Justo ficaram na segunda posição, logo à frente de Cristiano Batista, que corre com o espanhol Fausto Mota.

Dakar 2023: Classificação dos carros após o terceiro estágio

Pos. Piloto / Navegador Carro Tempo / Diferença Penalização
1 Al-Attiyah/Baumel Toyota GR Hilux T1+ 12h20'33” +0'10"
2 Al-Rajhi/von Zitzewitz Toyota GR Hilux T1+ +13'20"  
3 Peterhansel/Boulanger Audi RS Q e-tron E2 +20'45"  
4 Vitse/Lefebvre Optimus Evo 4 +24'53"  
5 Baragwanath/Cremer Century CR6-T +26'16" +8'00"
6 Serradori/Minaudier Century CR6-T +27'19"  
7 De Villiers/Murphy Toyota GR Hilux T1+ +32'08" +2'00"
8 Sainz/Cruz Audi RS Q e-tron E2 +33'11"  
9 Moraes/Gottschalk Toyota GR Hilux T1+ +33'45"  
10 Prokop/Chytka Ford Raptor Cross Country +35'10"  

Nas motos, o vento se mostrou um importante desafiante desde o início do dia com Mason Klein abrindo os trabalhos já em meio à chuva na Arábia Saudita. Com 01min08s de vantagem no primeiro checkpoint, Klein não conseguiu manter a liderança na sequência, perdendo a ponta para Daniel Sanders, enquanto Joan Barreda fazia mais um estágio heróico, ocupando a 12ª posição mesmo com a fratura no pé.

O primeiro grande problema do dia veio no quilômetro 274, quando Ricky Brabec, vencedor do Dakar em 2020, sofreu uma forte queda, tendo que ser evacuado de helicóptero para o hospital, encerrando oficialmente suas chances de conquistar mais um título no deserto.

Com a chuva aumentando, os trechos de terra passaram a ser lama pura, dando a Kevin Benavides a chance de reduzir a distância para o vencedor do dia, Daniel Sanders, cruzando a linha de chegada 3min atrás, com Skyler Howes completando o top 3 ainda mais distante.

Na classificação geral, Sanders assume a ponta com 04min04s de vantagem para Klein, enquanto Benavides completa o top 3, com uma defasagem de quase 05min.

Dakar 2023: Classificação das motos após o terceiro estágio

Pos Piloto Moto Tempo / Diferença Punição
1 Daniel Sanders GasGas 14.05’38” +2'00"
2 Mason Klein KTM +4'04" +2'00"
3 Kevin Benavides KTM +4'53" +1'00"
4 Skyler Howes Husqvarna +8'35"  
5 Joan Barreda Honda +10'37" +1'00"
6 Toby Price KTM +11'00"  
7 Pablo Quintanilla Honda +16'56" +2'00"
8 Adrien Van Beveren Honda +21'30"  
9 Matthias Walkner KTM +22'02"  
10 Ross Branch Hero +23'42"  

ÚLTIMO GP de Clark; Hill e P. Rodríguez, datas BIZARRAS e +: corridas da F1 em fins de ano

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate os piores do ano na F1 2022

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Dakar: Al-Attiyah vence estágio 2 e reduz diferença para Sainz; Klein assume liderança nas motos
Próximo artigo Com Moraes já no top 10, tempestade cancela programação do Dakar

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil