Dakar Dakar

Conheça Lucas Moraes, brasileiro campeão entre os novatos do Dakar em 2023

Saiba mais sobre o piloto que conseguiu o melhor resultado para o Brasil nos carros

#230 Overdrive Racing Overdrive: Lucas Moraes, Timo Gottschalk

A 45ª edição do rali mais difícil do mundo, o Dakar, terminou neste domingo, com uma grande surpresa brasileira. Trata-se de Lucas Moraes, que logo em seu primeiro ano, chegou em terceiro lugar no geral, sendo assim, o brasileiro com o melhor resultado nos carros. De quebra, ele conquistou o título de novatos. 

#230 Overdrive Racing Overdrive: Lucas Moraes, Timo Gottschalk

#230 Overdrive Racing Overdrive: Lucas Moraes, Timo Gottschalk

Photo by: Red Bull Content Pool

Moraes pode ter sido um ilustre desconhecido em sua primeira participação no Dakar, mas no Brasil ele vem se destacando há um bom tempo. O piloto de 32 anos de idade é o atual bicampeão Rally dos Sertões, triunfando pela primeira vez em 2019, sendo o mais jovem a conquistar o feito.

Leia também:

Mas não só no maior rali do continente Moraes ganhou destaque antes de chegar ao seu primeiro Dakar.

Ele também conquistou duas vezes a Mitsubishi Cup e venceu três vezes o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country – a mesma modalidade do Dakar.

A dupla campeã nos Carros, Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio

A dupla campeã nos Carros, Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio

Photo by: Thiago Diz

Com grandes resultados, sua ida para fora do Brasil foi mais do que natural. Já em 2021, Moraes brilhou no Baja Portalegre 500, em Portugal, ficando no terceiro lugar. Em 2022, o piloto também se destacou Baja Aragón (Espanha), também com um terceiro lugar, atrás apenas do tetracampeão do Dakar, Nasser Al-Attiyah (Catar), e de Yazeed Al-Rajhi (Arábia Saudita), campeão mundial de Rally Cross-Country de 2022.

Para ganhar experiência nos desertos antes do Dakar 2023, Moraes participou da última etapa da Copa do Mundo FI de Baja, em Dubai. Lá ele terminou da segunda posição entre os carros, apenas 1min07s atrás de Al-Rajhi – seu companheiro de equipe na Overdrive, que sacramentou seu título mundial na ocasião.

Para a atual edição, Moraes utilizou os serviços do navegador alemão Timo Gottschalk, mais experiente no Dakar, em um acordo envolvendo a equipe Overdrive e o próprio Kaíque Bentivoglio.

Além da navegação de Gottschalk, Moraes também contou com equipamento de elite do esporte, um Toyota Hilux DKR IMT (que você pode ver mais detalhes aqui), tendo também o apoio da Red Bull.

Lucas Moraes e Timo Gottschalk

Lucas Moraes e Timo Gottschalk

Photo by: Divulgacao

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Conti, piloto estreante no Dakar finaliza no top 6 da T4, ao lado de Prata
Próximo artigo Sainz revela fraturas em duas vértebras após acidente no Dakar

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil