Organização anuncia data da largada do Dakar 2019
Organizadores do raid sul-americano revelaram que 41ª edição começa no dia 5 de janeiro e abriram a porta para "um novo país"










Os detalhes do Dakar 2019 caem com conta-gotas. Como com conta gotas passa o tempo sem saber quem substituirá Marc Coma no papel de diretor desportivo da corrida. A ASO ainda não sabe quem vai convencer para cumprir o transcendental papel de projetar a rota da 41ª edição do rali mais difícil do mundo.
A ASO quer deixar claro que quando Coma substituiu David Castera, levou seis meses até que o percurso fosse confirmado.
Em apresentação aos participantes do Rally Merzouga 2018, Víctor Álvarez, responsável pelo relacionamento com os pilotos, revelou que o Dakar terá início no dia 5 de janeiro. A ideia inicial é que o rali tenha 14 etapas e um dia de descanso, exatamente a mesma duração da edição 2018, de modo que terminaria em 19 de janeiro, mas a sua duração dependerá de negociações que estão em curso.
Sobre os países que servirão de cenário para o rali, não foi adiantado nenhum dos que acompanharão o Peru, mas foi deixado no ar que haverá "algo novo" e que o Chile está tendo um papel chave nas negociações, embora a porta para a Argentina não tenha sido 100% fechada.
"Estamos tendo complicações para negociar o percurso por problemas políticos que existem no Chile e no Peru neste momento, mas posso dizer que haverá algo novo", assegurou Álvarez na apresentação aos competidores.
Esse terceiro nome, impronunciável ainda, aparentemente, para a ASO é o Equador, que serviria como a última etapa do rali. Embora também seja possível que depois de entrar em terras equatorianas, ele retorne ao Peru para terminar em Lima.
O Peru passou por uma complicada situação política após a renúncia do então presidente Pedro Pablo Kuczynski após ter revelado vínculos com a construtora brasileira Odebrecht, protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção da América Latina. O Chile tem um novo presidente do passado, Sebastián Piñera, que já ocupou o cargo de 2010 a 2014.
A expectativa continua e o tempo avança. As inscrições serão abertas em 15 de maio. O próximo mês será decisivo para poder ter tempo suficiente para projetar a rota da competição.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.