DTM pode sobreviver sem a Mercedes, diz Berger
Presidente acredita que categoria pode continuar com apenas dois fabricantes, após anúncio da saída da Mercedes
![Start action](https://cdn-5.motorsport.com/images/amp/0kPD1pv2/s1000/dtm-moscow-2017-start-action.jpg)
![Start formation lap](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/YKKnvyBY/s300/dtm-moscow-2017-start-formation-lap.jpg)
![Gary Paffett, Mercedes-AMG Team HWA, Mercedes-AMG C63 DTM](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/2dynmzpY/s300/dtm-moscow-2017-gary-paffett-mercedes-amg-team-hwa-mercedes-amg-c63-dtm.jpg)
![Bruno Spengler, BMW Team RBM, BMW M4 DTM](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0J4njbyY/s300/dtm-moscow-2017-bruno-spengler-bmw-team-rbm-bmw-m4-dtm.jpg)
![Lucas Auer, Mercedes-AMG Team HWA, Mercedes-AMG C63 DTM](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/YMxnBq12/s300/dtm-moscow-2017-lucas-auer-mercedes-amg-team-hwa-mercedes-amg-c63-dtm.jpg)
![Gerhard Berger poses, a 1970 Porsche 917](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/63q5rA82/s300/f1-austrian-gp-2017-gerhard-berger-poses-a-1970-porsche-917.jpg)
![A fan gets a photo, Gerhard Berger](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0RKokdr2/s300/f1-austrian-gp-2017-a-fan-gets-a-photo-gerhard-berger.jpg)
![David Coulthard, Gerhard Berger, ITR Chairman](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/01JavWD2/s300/dtm-hockenheim-2017-david-coulthard-gerhard-berger-itr-chairman.jpg)
Gerhard Berger, que assumiu o comando do DTM no início de 2017, viu na semana passada o anúncio de que a Mercedes deixará a categoria ao término do campeonato de 2018, optando por focar na Fórmula E.
"Para todos, o anúncio foi uma grande surpresa", disse Berger ao Motorsport.com. "Agora todos têm a sensação de que demorará três ou quatro semanas para ver o que sentimos, para nos acalmar e ver quais são os passos certos a fazer."
"Mas durante muitos anos [de 2006 a 2011], o DTM funcionava com dois fabricantes, a Mercedes e a Audi, e não vejo nenhuma razão para que não funcione novamente."
"Também temos um ano e meio para conseguir um outro fabricante."
A chave para isso poderia ser a adoção da nova fórmula de motor turbo de dois litros para 2019, que já é usada no Campeonato Super GT do Japão e facilitaria a entrada de um dos fabricantes da série, Lexus, Nissan ou Honda.
"Estávamos apenas nas discussões finais sobre o conceito de powertrain certo", disse Berger. "E eu diria que o turbo de dois litros e quatro cilindros estava na pole position."
"Mas agora, tudo está parado por enquanto, acho que saberemos no final de agosto, sobre a direção em que nos mudamos."
Berger também minimizou a especulação de que o DTM poderia adotar uma versão dos atuais regulamentos da GT3, talvez com algumas das limitações de desempenho dos carros.
"Acho que queremos agora é lidar com essa situação", disse ele. "Eu tinha uma ideia muito clara do que é o caminho certo até uma semana atrás, quando a Mercedes ainda estava no barco."
"Há muitas ideias diferentes e tenho que dizer que o conceito dos carros DTM atuais é brilhante, mas veremos o que temos que fazer."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.