Relato da corrida
F3 Europe Zandvoort

Pommer assume ponta na largada e vence pela primeira vez na F3 Europeia

Alemão largou melhor do que Giovinazzi – que mesmo com o segundo lugar assumiu a liderança do campeonato – e triunfou na terceira corrida em Zandvoort

Markus Pommer, Motopark Dallara Volkswagen
Largada: Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen lidera a prova à frente de Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswage and Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Lance Stroll, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz and Charles Leclerc, Van Amersfoort Racing Dallara Volkswagen
Charles Leclerc, Van Amersfoort Racing Dallara Volkswagen
Vencedor da corrida 1, Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen
Michele Beretta, Mücke Motorsport Dallara Mercedes-Benz and Alessio Lorandi, Van Amersfoort Racing Dallara Volkswagen
Felix Rosenqvist, Prema Powerteam Dallara Mercedes-Benz
Antonio Giovinazzi, Jagonya Ayam with Carlin Dallara Volkswagen

Markus Pommer conquistou, neste domingo (12), a primeira vitória na F3 Europeia ao triunfar na terceira corrida da rodada tripla do final de semana em Zandvoort. Foi realmente um final de semana de sensações novas para o alemão, que conquistara o primeiro pódio na corrida de abertura, na manhã de sábado.

Pommer se aproveitou da largada irregular de Antonio Giovinazzi e assumiu a liderança antes da primeira curva. Um pouco mais atrás, Charles Leclerc, até então o líder do campeonato, perdia uma posição e ficava momentaneamente fora da zona dos pontos. As disputas dentro da pista mal começaram e um acidente interrompeu as batalhas por posições.

Na segunda volta, Matt Solomon saiu da pista na curva oito e o carro ficou parado na área de escape, provocando a entrada do Safety Car. A relargada foi dada na sexta volta, com Pommer mantendo a ponta. O período de bandeira verde, contudo, não durou nem um giro: Mikkel Jensen bateu – deixando o carro bastante danificado – e o carro de segurança retornou à pista.

As ações foram retomadas na décima volta e o germânico se manteve na liderança. Outro incidente, porém, obrigou a direção de prova a mandar o Safety Car novamente para a pista: Gustavo Menezes foi fechado por Nicolas Pohler e os dois deixaram a prova. A corrida foi retomada na 15ª volta, Pommer seguiu em primeiro e não houve muito tempo para Giovinazzi tentar algo, pois quando a relargada foi dada restavam pouco mais de quatro minutos para o final.

A menos de dois minutos para o final, Ryan Tveter escapou da pista e abandonou, permitindo a Leclerc subir para a décima posição e garantir um ponto. Na frente, Pommer seguiu firme e sem grandes sustos para a primeira vitória na Fórmula 3 Europeia. Giovinazzi foi o segundo e Felix Rosenqvist completou o pódio.

Sérgio Câmara, que largou em sexto, perdeu uma posição durante a prova e terminou em sétimo. Pietro Fittipaldi partiu da 28ª posição conseguiu avançar um pouco, cruzando a linha de chegada em 20º.

Apesar de não ter vencido, Giovinazzi assumiu a liderança do certame, chegando aos 288 pontos. Leclerc é o vice-líder, com 280,5 e Rosenqvist aparece na sequência, com 261.

A Fórmula 3 Europeia volta daqui a três semanas, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, quando o Red Bull Ring recebe mais uma rodada tripla da categoria.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Soberano, Rosenqvist vence segunda corrida em Zandvoort
Próximo artigo Dennis ultrapassa Rosenqvist na largada e vence corrida 1 na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil