Pommer assume ponta na largada e vence pela primeira vez na F3 Europeia
Alemão largou melhor do que Giovinazzi – que mesmo com o segundo lugar assumiu a liderança do campeonato – e triunfou na terceira corrida em Zandvoort
Markus Pommer conquistou, neste domingo (12), a primeira vitória na F3 Europeia ao triunfar na terceira corrida da rodada tripla do final de semana em Zandvoort. Foi realmente um final de semana de sensações novas para o alemão, que conquistara o primeiro pódio na corrida de abertura, na manhã de sábado.
Pommer se aproveitou da largada irregular de Antonio Giovinazzi e assumiu a liderança antes da primeira curva. Um pouco mais atrás, Charles Leclerc, até então o líder do campeonato, perdia uma posição e ficava momentaneamente fora da zona dos pontos. As disputas dentro da pista mal começaram e um acidente interrompeu as batalhas por posições.
Na segunda volta, Matt Solomon saiu da pista na curva oito e o carro ficou parado na área de escape, provocando a entrada do Safety Car. A relargada foi dada na sexta volta, com Pommer mantendo a ponta. O período de bandeira verde, contudo, não durou nem um giro: Mikkel Jensen bateu – deixando o carro bastante danificado – e o carro de segurança retornou à pista.
As ações foram retomadas na décima volta e o germânico se manteve na liderança. Outro incidente, porém, obrigou a direção de prova a mandar o Safety Car novamente para a pista: Gustavo Menezes foi fechado por Nicolas Pohler e os dois deixaram a prova. A corrida foi retomada na 15ª volta, Pommer seguiu em primeiro e não houve muito tempo para Giovinazzi tentar algo, pois quando a relargada foi dada restavam pouco mais de quatro minutos para o final.
A menos de dois minutos para o final, Ryan Tveter escapou da pista e abandonou, permitindo a Leclerc subir para a décima posição e garantir um ponto. Na frente, Pommer seguiu firme e sem grandes sustos para a primeira vitória na Fórmula 3 Europeia. Giovinazzi foi o segundo e Felix Rosenqvist completou o pódio.
Sérgio Câmara, que largou em sexto, perdeu uma posição durante a prova e terminou em sétimo. Pietro Fittipaldi partiu da 28ª posição conseguiu avançar um pouco, cruzando a linha de chegada em 20º.
Apesar de não ter vencido, Giovinazzi assumiu a liderança do certame, chegando aos 288 pontos. Leclerc é o vice-líder, com 280,5 e Rosenqvist aparece na sequência, com 261.
A Fórmula 3 Europeia volta daqui a três semanas, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, quando o Red Bull Ring recebe mais uma rodada tripla da categoria.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.